sábado, 12 de agosto de 2023

*- Dia Mundial Sem Carro - 22 de setembro -*


Em todo o mundo, no dia 22 de setembro, acontece o “Dia Mundial Sem Carro”.

Faça algo por você e pelo Planeta!

 As pessoas são incentivadas a deixar o carro em casa e sair de bicicleta, de transporte público ( ônibus, metrô, de trem, de barca...), de patins, de skate, a pé...

Vá de qualquer Modo, menos de carro.

A finalidade do movimento é deixar nossas cidades respirar melhor ( mesmo que só por um dia!) e refletir, pensar alternativas de trânsito; discutir políticas públicas, dialogar trocando idéias, exigindo de nossos representantes instalação de bicicletários públicos, construção de ciclovias ( incentivando o uso de bicicletas),  de ciclofaixas, enfim mais respeito ao cidadão que quer transitar sem carro.

Experimente a bicicleta; o ônibus, o trem...

O Dia Mundial Sem Carro teve seu “berço” na França, em 1998, com apenas 35 cidades participantes. Em 2000 o manifesto tomou força, quando outros países da Europa passaram a adotar a data. Hoje, acha-se distribuídas em 40 países, em todos os continentes.

22 de Semtebro-Dia de deixar seu carro em casa.

No Brasil o movimento chegou em 2001, com a participação de 11 cidades. Já, em 2004, mais de 1.500 cidades participaram da ação. Espera-se que em 2011 atinja um nível ótimo de cidades participantes, pois o aumento insuportável de carros tornou o trânsito humanamente inviável, do jeito que está.  Nas maiores cidades brasileiras, e mesmo numa capital pequena como Florianópolis-SC- é urgente se repensar em reformas no trânsito, e para isso a comunidade como um todo, precisa ser ouvida, precisa participar, exigir, cobrar de seus legítimos representantes.

Precisamos repensar nosso trânsito com urgência.

Nós, como cidadãos participativos, sabemos que só reclamar não adianta. Devemos refletir e fazer nossa parte quanto ao uso consciente de nosso veículo, não só neste dia, mas sempre! E o universo agradece.

Use seu veículo de modo consciente.

____  ***  ____

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza
Fontes de consultas e bons sites para ler:
www.oeco.com.br/.../25281-preparativos-para-o-dia-mundial-se...
www.euvoudebike.com/2011/09/dia-mundial-sem-carro-2/
vadebike.org/dia-mundial-sem-carro/





Nenhum comentário:

Postar um comentário