quinta-feira, 8 de junho de 2023

*- SÃO PAULO e o Novo Testamento - 29/6 - e 25/01*


São Paulo um dos maiores 
escritores do Catolicismo

Paulo de Tarso, também chamado de Apóstolo Paulo, Saulo de Tarso e  São Paulo foi um dos mais influentes escritores do cristianismo primitivo, cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento; embora jamais tivesse conhecido Jesus pessoalmente, enquanto este vivia.

O nome original de Paulo era "Saulo" e, segundo suas próprias palavras, era "um fariseu nascido em Tarso e criado em Jerusalém."

S.Paulo como Saulo 
prendendo os cristãos.

Saulo antes de sua conversão, se dedicava à perseguição dos primeiros discípulos de Jesus na região de Jerusalém. Como ele próprio afirma em Romanos 16:13.  «Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão.» (Atos 8:3). Por causa disso atribui a si mesmo o título de "o menor entre os Apóstolos" e, ainda, de "indigno de ser chamado Apóstolo".

A conversão de Saulo 
em cristão Paulo

De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, numa missão para que, encontrando fiéis por lá, "os levasse presos a Jerusalém", Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz. Ficou cego, mas recuperou a visão após três dias e começou então a pregar o Cristianismo.

PAULO, o Apóstolo das Nações.

Juntamente com Simão Pedro e Tiago, o Justo, ele foi um dos mais proeminentes líderes do nascente cristianismo.

Sua vida foi viajar pelo mundo, pregando o evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua paixão, morte e ressurreição. Sua conversão é uma das mais importantes da história da Igreja.

Paulo viajou tanto em seu ministério que ficou também conhecido como Paulo das nações.

PAULO, o pregador do mundo!

A conversão de Paulo mudou radicalmente o curso de sua vida. Através de suas atividades missionárias e obras, Paulo eventualmente transformou as crenças religiosas e a filosofia na região da bacia do Mediterrâneo. Sua liderança, influência e legado levaram à formação de comunidades cristãs,  por causa dos ensinamentos de Paulo sobre a vida e obra de Jesus e seu "Novo Testamento", fundamentados na morte de Jesus e na sua ressurreição.

São PAULO e o NOVO TESTAMENTO

 São Paulo, a exemplo de S. Pedro, tem uma igreja ou basílica dedicada a ele em Roma. A Basílica de São Paulo Extramuros, ou Basílica de São Paulo Fora de Muros é, em dimensões, a segunda maior basílica católica de Roma, só superada pela Basílica de São Pedro na Cidade do Vaticano.

Basílica de SÃO PAULO apóstolo
- ROMA -

 No local onde foi erguida a basílica, reza a tradição, é onde o apóstolo Paulo, ao qual é dedicada a igreja, foi sepultado e o túmulo do santo se encontra debaixo do altar maior.
A basílica, e todo o complexo anexo, como o claustro e o mosteiro, não fazem parte da República Italiana mas são propriedades da Santa Sé.

Imagem de São Paulo 
frente sua basílica.
_____  ***  _____

Para ler sobre SÃO PEDRO, aqui no blog:
http://magiadailha.blogspot.com/2011/06/sao-pedro-o-apostolo-escolhido29-6.html

Compilado por geni mafra souza
Fontes principais:

Imagens destes e de outros sites da Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário