Um eclipse lunar total ocorrerá no dia 15 de junho de 2011, o primeiro visível neste ano. Será visível no continente africano e na Ásia Central, também na América do Sul enquanto a lua surge no horizonte; e na Austrália e no leste da Ásia enquanto a lua desaparece no horizonte.
Eclípse Lunar Total |
Todos os brasileiros terão o privilégio de observar um belíssimo fenômeno celeste: o eclipse total da Lua. Logo após o pôr-do-Sol, a Lua nascerá em sua fase cheia (condição fundamental para a ocorrência de um eclipse do gênero), e já nascerá sendo "engolida" pela sombra projetada do nosso planeta. Se as condições climáticas de sua cidade permitirem um céu sem nuvens, vale muito a pena dar um tempo de suas atividades e se dar ao prazer de ficar uma hora olhando para a Lua.
Observando o eclípse lunar |
Não é preciso trabalho algum para ver o eclipse. Basta identificar o ponto cardeal leste, que é onde o Sol e a Lua nascem. Mesmo que você não saiba onde fica o leste, veja como é fácil identificar: olhe para onde o Sol está se pondo.O leste estará exatamente às suas costas.
O eclipse não durará a noite toda, mas permanecerá por alguns minutos depois que a Lua se levantar no horizonte: no mínimo, em média, uma hora e 40 minutos, e no máximo, três horas e 39 minutos.( agenciabrasil.ebc.com.br )
Esquema do eclípse total da Lua |
Astronomicamente falando, não é difícil compreender um eclipse lunar. Ele ocorre porque o Sol projeta a sombra da Terra sobre o disco da Lua, fazendo-a desaparecer gradualmente por algum tempo. Por que não ocorrem eclipses em toda Lua Cheia? Simplesmente porque há uma inclinação diferente nas órbitas da Lua em torno da Terra e da Terra em torno do Sol. Para haver eclipse lunar, é preciso que haja, também, o alinhamento, que só ocorre de tempos em tempos.
O eclipse poderá nos afetar?
O eclipse e o medo dos antigos |
Eclipses são eventos periódicos tão belos quanto instigantes. Para nossos antepassados mais distantes, eram razão para grande temor. A superstição popular atribuía a tais eventos significados de péssimo agouro. Um eclipse seria um sinal maligno do céu que traria grande sofrimento ao povo daquela região. Nossa percepção das coisas mudou, e agora sabemos que eclipses são muito mais motivo de admiração e fascínio do que de temor.
Signo de Gêmeos |
Já, para a Astrologia, é um momento especial de hipersensibilização de determinadas áreas do mapa astrológico de cada pessoa.
Esta hipersensibilização não é necessariamente negativa, mas se o indivíduo não tiver muita consciência do processo, pode passar por dias complicados.
O eclipse lunar do dia 15 de junho ocorrerá no eixo Gêmeos-Sagitário, afetando portanto de modo mais poderoso as pessoas que nasceram no terceiro decanato destes signos, que provavelmente se sentiraõ mais confuso(a) por aproximadamente 29 dias, tendendo a reagir de modo excessivo a coisas que antes não te afetariam. Esta hipersensibilização não é necessariamente negativa, mas se o indivíduo não tiver muita consciência do processo, pode passar por dias complicados.
Signo de sagitário |
O eclipse afeta também especialmente a sensibilidade das pessoas que têm o Ascendente em Gêmeos ou Sagitário.
De todo modo, temos mais motivos para nos fascinar com a beleza do evento do que razões para nos preocuparmos. Momento bom para Meditarmos sobre a Escuridão e a Luz pois "a Lua vai, o céu escurece, as trevas dominam... mas eis que a LUZ retorna em todo seu esplendor!"
_____ *** _____
Compilado por geni mafra souza.
Extraído do texto de: Alexey Dodsworth-Astrólogo, graduado em Filosofia e membro da Central Nacional de Astrologia. www.personare.com.br/.../eclipse-lunar-no-dia-15-de-junho
Também dos sites:
agenciabrasil.ebc.com.br/...06-15/primeiro-eclipse-lunar-de-2011-sera-hoje
pt.wikipedia.org/.../Eclipse_lunar_de_15_de_junho_de_2011
Imagens de diversos sites da Net
Mas bah tchê! Tagi boba nêga, tagi?
ResponderExcluirAbrs.
NHS