quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

* - A LUA e Suas FASES 3ª parte - *

O Sol - A Terra - A Lua


Para completar sua órbita em torno da Terra, como já falamos, a Lua leva 29 dias e meio. Neste período, este relacionamento entre Lua - Sol, o mês sinódico ( ou o período completo das fases) sua face visível reflete para nós os raios que recebe do Sol, brilho de intensidade variável que assume diferentes formas e que compreende o período entre uma e outra Lua, as quatro fases distintas, são as chamadas fases da Lua.

Assim é que as fases da Lua se devem à iluminação que a Lua recebe do Sol e como esta é refletida para a Terra. Como a Lua se desloca em torno da Terra e esta ao redor do Sol, vemos a fração iluminada da Lua mudar constantemente.

O ciclo completo de 29 dias e meio e as diversas fases são as mesmas, em determinado instante, para qualquer região da Terra, seja do hemisfério sul, seja do hemisfério norte.

    Apesar de ser bem visível da Terra, vista do espaço a Lua reflete apenas 7% da luz solar. Outra aspecto interessante é a grande proporção de um satélite para o planeta: a Lua tem um diâmetro de cerca de 27% o da Terra.

As 8 fases da Lua ressaltando
as 4 fases principais


Principais fases da Lua

Costuma-se dividir em quatro as principais fases da Lua: nova, quarto crescente, cheia e quarto minguante. (Na real, o mês sinódico ou o ciclo completo é formado por 8 fases diferentes)

Lua nova

É o instante em que da Terra a distância angular entre a Lua e o Sol é mínima. Nesta situação, a face escura da Lua acha-se voltada para a Terra e, desse modo, nosso satélite não é visível.

A Lua na sua fase Nova


Lua quarto crescente

Ocorre quando, visto da Terra, o ângulo compreendido entre a Lua e o Sol é de 90 graus. Nesta fase observamos metade da metade, ou seja, um quarto da face iluminada. É visível desde o começo da tarde,(ao meio-dia) quando nasce, até o meio da noite, quando se põe.

Lua na sua fase Crescente


Lua cheia

Ocorre quando a distância angular entre nosso satélite e o Sol é máxima, cerca de 180 graus (oposição). Neste caso, o lado voltado para a Terra é o mesmo voltado para o Sol; nasce com o anoitecer ( as 18:00 hs) e se põe ao amanhecer, sendo, portanto, visível durante toda a noite.

A Lua "Cheia"


Lua quarto minguante

Como na Lua minguante o ângulo visto da Terra é também 90 graus, mas em sentido contrário ao da Lua crescente, o correto seria dizer 270 graus. Agora o lado que vemos iluminado é o que estava escuro na fase crescente e vice-versa. Nasce no meio da noite ( a meia-noite) e se põe no final da manhã.

Lua na fase Minguante


Finalizando, são necessários então cerca de 29,5 dias para que a lua inicie seus ciclo de fases outra vez; ou melhor, 29 dias, 12 horas e 44 minutos exatamente. Isso é tão exato que dá para se saber as fases que ela atravessou num passado distante ou passará num futuro remoto...

Na maior parte do Brasil, a cada dia a Lua nasce cerca de 50 minutos mais tarde que na noite anterior.
Partindo desses princípios científicos, a seguir veremos de que forma, pelo menos no conhecimento popular, a lua pode afetar nossa vida, e o que é mais viável realizarmos, ou não, em cada uma de suas fases.

      _____  ***  _____

Se quiser ler a 1ª parte do assunto: Exste influência da Lua em nossa vida?
https://magiadailha.blogspot.com/2011/02/existe-realmente-influencia-da-lua-em.html

Na segunda parte: Descrição da Luz e seus ciclos
https://magiadailha.blogspot.com/2011/02/lua-2-parte-descricao-ciclo.html

Para ler um pouco sobre a Super-Lua, na 4ª parte:
http://magiadailha.blogspot.com/2013/06/superlua-ou-supermoon-como-se-explica-o.html

Para ler a Meditação da Lua Cheia, 5ª parte
http://magiadailha.blogspot.com/2014/02/meditacao-da-lua-cheia-ou-da-serenidade.html

Postado por Geni Mafra Souza

Baseado em meus estudos e conhecimentos, tendo como fontes principais:
- CUNNINGHM, Donna, -A Lua na sua Vida- editora Nova Era, 1999,
   Rio de Janeiro, RJ.
-Almanaque do Pensamento, diversas edições; editora Pensamento-Cultrix Ltda,São Paulo, SP.

Principais sites consultados:

www.portalsaofrancisco.com.br/.../movimentos-da-terra-3.php
www.girafamania.com.br/primitiva/astrologia-lua.htm

Outros sites pesquisados:

www2.uol.com.br/gaiastral/lua/luafase.shl –
www.marciamattos.com.br/mm/mundodalua/fases
www.lyndha.com/lua/luaindex.htm
www.babyschmitt.com.br/planetaverdeinfluencialua

5 comentários:

  1. olá geni, a lua não demora vinte e nove dias e meio para dar a volta em torno da terra como escreve voce, pois a lua leva vinte e oito dias para girar em torno da terra, ja que são sete dias de lua nova, mais sete dias de lua crecente, mais sete dias de lua cheia, mais sete dias de lua minguante, são exatamente vinte e oito dias que a lua leva para dar a volta em torno da terra, voce está totalmente equivocada, pois desde a criação do mundo foi assim que ''DEUS'' deixou: quatro fases da lua sete dias de lua nova, sete dias de lua crecente, sete dias de lua cheia, e sete dias de lua minguante esta é a quantidade de dias que formam o mês, nem mais e nem menos o que passa disso é invenção do homem.

    ResponderExcluir
  2. geni ''DEUS'' colocou a lua lá no céu para que marcasse as estações, os dias, os meses e os anos, pois através dela dá para nós sabermos qual é o dia que estamos, também quantos dias tem o mes e quantos meses tem o ano, pois o mês tem vinte e oito dias e o ano tem sete meses de vinte e oito dias, totalizando a quantia de 196 dias e 196 noites, a lua nova começa do 1º dia da semana até ao 7ºdia, depois a lua crecente começa do 1º dia da semana até ao 7º dia, a lua cheia começa do 1º dia da semana até ao 7º dia, a lua minguante começa do 1º dia da semana até ao 7º dia e termina assim o ciclo do mês, isso''DEUS'' disse em gênesis 1:14. as festas que ''DEUS'' deixou para seu povo mostra-nos sete meses: 1º festa a páscoa, 2º festa pães asmos, 3º festa primissias, 4º festa pentecostes, 5º festa sonido de trombetas, 6º festa expiação, 7º e ultima festa tabernáculo; isto prova com toda certeza que o ano de ''DEUS'' tem um ciclo de sete meses de vinte e oito dias, o que passa disso é invenção deste ser insignificante chamado homem.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos anônimos:
    Agradeço terem lido minha postagem e se posicionarem. Não sou doutora em Astronomia, nem em Astrologia; apenas uma curiosa e estudiosa pesquisadora; tanto que no fim de cada assunto posto as fontes de pesquisas: livros e sites. Como cristã católica,acredito firmemente em DEUS, mas não posso descartar a Ciência, e embora não aceite ou concorde com todas as vossas idéias, sempre defenderei o direito que terão de dize-las e de expor vossas idéias aqui. A crítica servirá para que eu pesquisa mais profundamente os assuntos!
    Abçs
    Gení

    ResponderExcluir
  4. Olá Karem,

    Obrigada por estar conosco e comentar...
    Apareça mais vezes, é Bem Vinda!!!
    Abçs
    gení

    ResponderExcluir