terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Dias Mágicos de JANEIRO - 1ª quinzena

Como as Comemorações e os Rituais, segundo Jung, fazem parte do Inconsciente Coletivo, e se o "povo" acredita (ou acreditava) funciona; assim como também as simpatias; trago os dias mágicos da 1ª quinzena de Janeiro.


BEM VINDO ANO NOVO!

Desejo a todos Saúde, Harmonia, Amor Incondicional, Realizações; com Equilíbrio e Sabedoria; em suas Ações, com as Bençãos de todos os Santos Seres, dos Anjos e Arcanjos, a cada um de vocês e suas famílias. Que a PAZ que "o menino" nos trouxe, permaneça no coração de todos, durante Todo o Ano Novo!

Janeiro é o mês em que devemos estar cientes de nossa missão evolutiva neste mundo, não só como seres individuais, mas como espécie.

RÉVEILLON do francês=DESPERTAR

Janeiro contém em si, a semente de todos os potenciais do novo ano, mas também guarda as lições e os resíduos do ano que o precedeu. É o período adequado para nos livrarmos do ultrapassado, daquilo que não nos serve mais, preparando planos e projetos para novas conquistas e realizações.


Faça tudo para crescer espiritualmente, tornar-se realmente uma pessoa melhor e o mundo também o fará, pois tudo faz parte de um plano perfeito em que uma coisa, por mais insignificante que pareça, interfere nas outras. Use esse mês para aumentar essa chama de caridade e amor, mas é sua obrigação mantê-la acesa a vida toda!

Álamo - a árvore do mês de janeiro.

A árvore do mês é: Álamo
A pedra sagrada é: Granada , pedra da decisão, fidelidade e simpatia
O deus do mês é: Janus, o deus do sol, que dá o nome ao mês.
As deusas são as que representam a Lua: Nornes, Jana, Inana, Sarasvati, Sekhmet, Pax...
O elemento é: Terra
O espírito da natureza: os Gnomos
  
GRANADA - 
 Linda Pedra de Janeiro.

O Lema do mês é:
"Prepare as sementes para novos planos e projetos. 
Faça escolhas buscando proteção
 e orientação espiritual"


Gnomo é o espírito da natureza
 do mês de Janeiro. 

Dia 01 de Janeiro - Dia Internacional da PAZ - Dia exemplar - 
O ano começa hoje, pelo calendário gregoriano (porque o ano astrológico só começa em 21 de março com o signo de Áries). A maioria das pessoas está de ressaca porque comemorou demais na noite anterior, mas tudo que você fizer hoje agirá como se tivesse fermento no resto do ano. Por isso, procure fazer algo que gosta, ficar com quem realmente ama, pois é um dia especial. Cada minuto deve ser aproveitado.


Medite nas suas escolhas.
Medite porque a PAZ começa em nós!

Na verdade, pelo Calendário Lunar, o ano começa com a segunda lunação ou segunda Lua Nova do ano, como também pelo calendário chinês, começa o Ano Novo Chinês.
Para ler mais sobre Calendário Lunar aqui: https://magiadailha.blogspot.com/2011/01/calendario-chines-1-parte-historico.html

Há dois climas no ar para se iniciar o ano: 
- um enérgico, exigente, duro, impositivo; para começar o ano; 
- outro lento, porém Consciente, Solidário, Curador. 

Você é quem decide como quer começar o ano...

Descanse para começar bem o novo ano

Divirta-se, leia, descanse, ame, sinta cada momento do dia de hoje, mentalizando o que deseja atrair para sua vida no ano que se inicia. Acenda uma vela branca (ou a cor que seu coração disser ou que vc tiver à mão!) e ofereça ao seu Anjo de Guarda ou às entidades que acompanham e iluminam você, em agradecimento pelo ótimo ano que você sabe que terá. 
A GRATIDÃO, é o sentimento que abre as portas de nossas potencialidades e da Prosperidade, em Abundância Divina!

Inanna - deusa do vinho e dos grãos.

Dia 02 de Janeiro - Aniversário de Inanna; Celebração das Nornes
Esta tradição suméria lembra-nos da Inanna, deusa mãe do vinho e dos grãos; e também das Nornes, as deusas do destino na mitologia nórdica. Reverencie a anciã Urdhr, pedindo-lhe que a ajude a aproveitar as lições do passado, sem precisar repeti-las.
Ritual:- Um bom ritual para este dia é também, acender um incenso e uma vela diante de um pratinho com grãos e uma taça de vinho (ou suco de uva). Depois que a vela se apagar, enterre os grãos, que representam o passado, e beba o vinho (ou suco), trazendo para dentro de você novas energias vitalizantes.

Santa Genaviève - padroeira de PARIS.

Dia 03 de janeiro - Santa GENEVIÈVE e "Dança da Corça”
Geneviève é a padroeira da cidade de Paris, reminiscência de uma antiga celebração da deusa da terra Onuava.
Já, a “Dança da Corça”, é cerimônia das mulheres dos índios Pueblos, dedicado ao aumento da fertilidade.

Os índios Pueblos de norte-américa

Dia 04  - Festa de Kore e de Tamar.
Kore é uma das  manifestações da deusa virgem ou donzela, da antiga Grécia.Hoje você pode pedir a ela proteção e boa sorte. Tamar, antiga deusa russa, é senhora dos céus, do tempo e das estações.

Tsai Shen - o deus da Saúde na China

Dia 05 - Aniversário de Tsai Shen e Festa de Befana.
Na mitologia chinesa, Tsai Shen é o deus da saúde. Bom dia para pedir saúde e disposição para a luta do dia-a-dia.

Befana, a deusa anciã italiana.

Na Itália, neste dia, reminiscência da antiga celebração da deusa Befana, a anciã, também chamada La Vecchia ou La Strega, que trazia presentes as crianças e expulsava o espíritos do mal.
Ritual:- Abençoe e consagre seus espaços (domésticos e profissionais) hoje, aspergindo água de fonte ou da chuva, acendendo incensos de mirra, benjoim ou olíbano; orando para seus protetores espirituais ou recitando algum Mantra ou Prece de Proteção.

Os Reis Magos seguindo a Estrela.

Dia 06 - Epifânia - REIS MAGOS; Festa da LUZES; Deusa Tríplice Morrigan.

Epifânia, comemoração dos REIS MAGOS. Para ler mais sobre eles:
http://magiadailha.blogspot.com/2011/12/historia-do-natal.html

É excelente dia pra fazermos nossa Carta de Intenções, (se você ainda não o fez!) com as Metas que quer atingir para o Ano que se inicia, em Sintonia também com o "Dia dos Reis"! Coloque num envelope e guarde-a até o dia da Lua CHEIA. Neste dia Você lê suas Intenções e entrega para o Divino! (Pode também queimar sua carta e jogar as cinzas na terra ou soprá-las ao vento!) Entregue e Confie!

Na Igreja Ortodoxa, também comemora-se a FESTA das LUZES e o Batismo no Rio Jordão. Os padres benzem as casas, aspergindo água benta com galhos de manjericão. Hoje, você mesmo pode fazer isso na sua casa.

É da tradição também chupar três sementes de Romã e depois, juntamente com três folhas de Louro, guardá-los em sua carteira pedindo aos Reis Magos: Gaspar, Baltasar e Belchior, Prosperidade e segurança material para o ano. 
Hoje, pela tradição, desfaz-se os enfeites de Natal.

Já no calendário celta, celebra-se neste dia Morrigan: Ana, Badb e Macha; a deusa que regia a guerra e a morte.

Festival das sete ervas (da cura) 
no Japão

Dia 07 - Dia de Sekhmet; Festival das Sete Ervas (Japão)

Sekhmet é a deusa solar egípcia com cara de leoa.

No Japão festeja-se hoje as Sete Ervas, festival dedicado a Cura e aos Curadores. 
Ritual:- Todo dia 7 é mágico, bom para rituais de Paz e Meditação. Acenda sete incensos e sete velas e mentalize seus desejos mais profundos. Preste atenção nos sonhos nesta noite. Inspire-se nesta data e escolha sete ervas curativas ou aromáticas e use-as em chás ou banhos para se desintoxicar ou se purificar.

Para ler sobre BANHOS, clic:
 https://magiadailha.blogspot.com/2009/12/renovando-as-energias-para-20102-parte.html

Para conhecer ERVAS, Raízes, Caules...e Suas Utilidades para Rituais, Saúde, Magia...

Iustitia ou Justitia - a deusa
Romana da Justiça.


Dia 08 - Dia de IUSTITIA ou Justitia.
Deusa romana da Justiça, é representada pela constelação de Virgem. 
Ritual:- Acenda um incenso de lavanda neste dia e peça que Justitia esteja ao seu lado em questões de Justiça, principalmente de você está recorrendo a esta por algum problema em sua vida ou de algum familiar...


A deusa da Lua Nut ou Anunit

Dia 09 - Dia da deusa Anunit - Festa romana ao deus Janus.
Dia da deusa Anunit, Antu ou Nut padroeira da cidade de Akkad, na Babilônia; antecessora de Isthar. Anunit regia a Lua.
Ritual:- Conecte-se ao eterno e universal arquétipo da Grande Mãe e seus poderes criadores e fertilizadores da Vida. Medite a respeito de seu potencial e procure meios para aumentá-lo, desenvolvê-lo ou diversificá-lo.

Festa romana Agonia, dedicada ao deus Janus, padroeiro do mês.

Protetora réstia de Alho

Dia 10 - Dia do Bardo Geraint - Dia do Arado

Conhecido como o Bardo Azul, Geraint era um bardo galês do século IX. Acredita-se que seu espírito ajuda todos os que trazem em seu coração o amor verdadeiro. 
Ritual:- Hoje, faça um pedido de amor em um papel azul. Mas tem que ser em forma de poesia.

Vassouras artesanais
para "limpeza" de energias intrusas

Na Escócia e na Irlanda comemorava-se o Dia do Arado. As pessoas variam as ruas com vassouras especiais para retirar os maus fluidos e começavam a usar seus arados nos campos.

Ritual:- Hoje, use a sabedoria dos antigos: pendure uma réstia de alho em sua cozinha, deixe-a até que os bulbos sequem, sinal que captaram as energias densas do ambiente. Depois defume sua casa com uma mistura de ervas (cascas de alho, de cebola e folhas de arruda, de guiné, eucalipto, pinheiro, sálvia e manjericão, se não as encontrar pode usar apenas uma dessa citadas) e a seguir, “despache” a réstia seca num mato ou enterre num vaso. A Terra transmutará as energias densas absorvidas pelo alho.

Dia 11 - Dia da Roca ou da deusa Frigga
Deusa nórdica, consorte de Odin (deus da Runas) e uma das manifestações da Grande Mãe. Seu emblema era a roca de fiar e neste dia as mulheres voltavam as suas atividades.

Saraswati-deusa hindu 
do conhecimento e criatividade.

Dia 12- Besant Panchami-festival de SARASWATI(Índia); ODDUDUA (África)
Na Índia, comemora-se Besant Panchami, ou Dawat Puja, o festival de Sarasvati, deusa dos rios, das artes e dos escritos, do conhecimento e da criatividade.

Na África cultua-se hoje Oddudua, a Grande Mãe, criadora da vida, senhora das terras e da natureza, regente da fertilidade e do amor.

Em Roma celebra-se os deuses Lares, protetores das casas.

Ritual:- Hoje você pode acender uma vela verde e um incenso de cedro pedindo proteção ao seu lar. A deusa Sarasvati, pode invocar seus dons, limpando sua escrivaninha, seu computador, passando um incenso de sândalo sobre eles. Escreva seu nome com tinta dourada num papel e acenda sobre ele uma vela amarela. Medite entoando o mantra OM e pedindo a deusa: inspiração, conhecimento criatividade e sucesso para seus projetos neste ano.

Bushfrausen - guardiãs de bosques e pomares.

Dia 13 - O Coração do Mês e Festival “Wassailing”
Coração do Mês, é como é conhecido todo dia 13.
Se quiser ler mais sobre sexta-feira 13, aqui no blog, o endereço é:   http://magiadailha.blogspot.com/2009/11/sexta-feira-13-azar-ou-sorte.html

Acredita-se que, nesse dia, o que você fizer voltará multiplicado para você no restante do mês. Ame muito nesse dia, esteja propenso a demonstrações de carinho e amor!

O Festival “Wassailing”, é comemorado ainda hoje em algumas parte do norte da Europa, onde se reverencia as Mulheres Árvores ou “Bushfrausen”, as guardiãs dos bosques e pomares. Se puder, plante algo em seu jardim ou vaso e cuide bem da sua nova plantinha como se fosse uma parte de você!

Cachoeira em Corupá - no Norte de 
Santa Catarina BR


Dia 14 - Makara Sankranti
Celebração hindu de purificação com banhos no Rio Ganges, em homenagem as deusas Samnati: Sarasvati e Rukmini. As pessoas depois do banho entoam mantras sagrados, vestem roupas amarelas e usam arroz com açafrão.

Ritual: - Procure uma cachoeira ou rio (ou mesmo mar) e tome um banho de purificação. Na falta tome um banho de sal grosso, depois, na última água, faça um banho de ervas ou de flores, de sua preferência tipo: alecrim; sálvia; anis; canela...rosa, gerânio, flor-de-laranjeira, manjericão... Mentaliza uma cachoeira de Luz dourada purificando sua aura. Recite alguma oração ou o mantra OM, conecte-se as deusas e peça fertilidade física ou mental. Ofereça-lhe depois incenso de sândalo e, se quiser, flores amarelas.

15 de janeiro - dia dos oráculos.

Dia 15 de Janeiro - Festival de Carmentália; dia do Cristo Negro (Guatemala); Sto Amaro e Nascimento  de Martin Luther King.
Este festival romano em honra da Ninfa das Profecias, Camanae, diz que os oráculos hoje não podem mentir. Dia excelente para consultar  oráculos e realize suas mancias.(hoje e à partir desta data!)

Hoje, os católicos comemoram Santo Amaro, o monge beneditino nascido em Roma no ano 512 que, segundo a história, andou sobre as águas como São Pedro, para salvar seu primo do afogamento. Teve grande influência junto a São Bento, comandando o mosteiro da Gália, atual França. Faleceu em 15 de janeiro de 584. 
Na cidade de Sto Amaro, SC - BR está uma das melhores Águas Termas do mundo.


Santo Amaro (ou Mauro)

Dia do nascimento de Martin Luther King, um dos maiores líderes do movimento dos direitos civis, dos negros, nos Estados Unidos. O ativista foi assassinado com uma arma de fogo, em abril de 1968, quatro anos após ganhar o prêmio Nobel da Paz, na sacada de um Hotel, em Memphis no Tennessee, cinco anos após à morte de John F. kennedy. Uma de suas grandes frases: "O que me preocupa não é o Grito dos Maus. É o Silêncio dos Bons!"


Martin Luther King
*15/01/29  +04/04/68

Também comemora-se o Dia do Cristo Negro de Esquipulas, que  é uma imagem de Jesus Crucificado venerada por milhões de fiéis da Centroamérica, que se encontra na Basílica de Esquípulas, na cidade de mesmo nome, na Guatemala .

O Cristo Negro de Esquipulas 
- Guatemala -

É conhecida como  Cristo Negro, pois a imagem de madeira em que foi talhado,  ao longo de mais de 400 anos de veneração,  tem adquirido uma tonalidade escura, semelhante à cor de pele morena, dos habitantes originais desta região da Guatemala. O dia é celebrado em diversas partes do mundo como: El Salvador, Honduras,  Los Angeles e Nova York e ainda em outros lugares onde existem réplicas da imagem original.
Ritual:- Hoje, medite sobre esse fato e peça ao CRISTO que possamos nos ver a todos como irmãos que somos, independente de cor da pele, nacionalidade, sexo, crença ou religião que professamos pois...SOMOS TODOS UM!
______   ***   ______

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza

Fontes de pesquisa:
-  FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe, editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, diversas edições, editora Pensamento, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, diversas edições, editora Pensamento/Cultrix, São Paulo, SP.

Principais sites consultados para este assunto:
Imagens de diversos sites da Net


6 comentários:

  1. Olá Sra. Geni Mafra, desejo de coração que esse ano que começa seja muuuito próspero para a sra. e para as pessoas que lhe são caras. Começar o ano lendo sobre os dias mágicos é óóoótimo!*! Gosto muito, muito mesmo de ler tais artigos, gosto de verdade, gosto mesmo!!!!
    Abraços e que 2014 traga-lhe muitas bençãos*-*

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcia Queiroz,

    Obrigada por acessar o blog Magia da Ilha, pelos votos de Prosperidade lhe desejo TUDO em DOBRO e pelo comentário, porque nos dão incentivo para continuarmos pesquisando e postando, o que seja de interesse de muitos, para aumentar nossa Consciência no Divino, na Magia, na Mãe Terra, nos Santos Seres...e termos uma vida mais Iluminada, Alegre e Feliz!
    Um grande abraço, apareça mais vezes e fique na PAZ, LUZ e ALEGRIAS dos Santos Seres em todo 2014!

    Gení

    ResponderExcluir
  3. Oi minha amiga e mestra quanta saudades sua. Que esse ano seja repleto de magia e realizações a todos nós.

    Beijos meu e de Livia!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cláudio,

    Também tenho saudds suas e te-lo aqui neste meu "cantinho" é muita emoção!
    Sim, que tenhamos um ano cheio de Magia, Realizações e muitas ALEGRIAS!
    Bjs tbém à ti e à Livia,
    Com carinho e Gratidão!
    Gení

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Desejo de um maravilhoso ano, continue a nos iluminar com seus conhecimentos dos quais sempre compartilho...às vezes procuramos algumas respostas e no seu blog encontramos ânimos vida obrigada bjs Ruth Stramieri

    ResponderExcluir