sábado, 1 de julho de 2023

DIAS MÁGICOS 2ª quinzena de NOVEMBRO

Esclareço que estas comemorações fazem parte da cultura de algum povo, em alguma época e estão historicamente, segundo JUNG, no Inconsciente Coletivo...Sendo assim, relembrar, homenagear ou fazer um ritual, é não deixar morrer a história, os costumes, a cultura, as tradições populares ou a crença de nossos antepassados!

Relembrando os elementos de Novembro...
Pedra - Topásio
Flor - Papoula negra
Plantas - Hera, Junco, Cicuta, Tulasi (manjericâo)
Árvore - Álamo
Lema - Purifique-se! 
Prepare-se para novos desafios e mudanças em sua vida!

Sta Gertrudes
- maior mística da Idade Média.

Dia 16 de Novembro - dia de Santa Gertrudes e Noite de Hécate.
Santa Gertrudes, foi uma das maiores místicas da Idade Média, da região da Saxônia. Foi a responsável pela propagação da celebração litúrgica do Sagrado Coração de Jesus.

                  Hécate, rainha da noite                   
  
Hécate, Rainha da Noite e Senhora das Bruxas da mitologia grega, pode ser nossa grande aliada para superarmos obstáculos.
Ritual:- Escolha um anel de prata e consagre-o na chama de uma vela (marrom, se possível). Mentalize todos os problemas que deseja eliminar (cuidado para não desejar mal a alguém). Use o anel até vencer seus desafios.

Sta ISABEL da Hungria.

Dia 17- Dia de Santa  Isabel da Hungria e de Santa Hilda.
Santa Isabel era filha de André II, rei da Hungria. Casada com duque Luís IV da Turíngia- Alemanha-, ficou viúva aos 20 anos com três filhos, perdendo o marido em uma cruzada. Abandonada pela família do marido, ficou na miséria e só voltou à corte quando os cruzados que acompanhavam seu marido voltaram.
Como havia trabalhado como voluntária num hospital de leprosos, faleu jovem aos 24 anos.

Sta Hilda, a padroeira das profissionais do LAR, modernização da deusa nórdica Holda.
Holda ou Holla, era antiga deusa da Terra e da Natureza, padroeira das mulheres e dos assuntos domésticos.

Ardvi Sura,
deusa das estrelas

Dia  18 - Dia de Ardvi Sura.
Ardvi Sura é a deusa persa das estrelas.
Ritual-Pegue um copo de cristal e encha-o com água da fonte (mineral). Deixe que a estrela mais brilhante que você vir reflita-se nele, enquanto conversa com Ardvi Sura. Tome a água e receberá as bençãos da deusa, que lhe fornecerá uma luz especial que a acompanhará a partir de então.

Dia 19- Bharathi Dwitya.
O festival hindu dos irmãos e irmãs, celebrando o deusYama e a deusa Yami ou Yamuna.

A Virgem de Guadalupe

Dia  20 - Aparição da Virgem de Guadalupe; Combate ao fumo e Dia da Consciência Negra no Brasil.
 No México, segundo a tradição, a Virgem apareceu em 1531, para Juan Diego, um humilde camponês índio, na forma de uma jovem mulher de pele escura. Para convencer de sua aparição, a Virgem imprimiu sua imagem numa capa do camponês.

Leia mais sobre Guadalupe: 
https://magiadailha.blogspot.com/2017/11/virgem-de-guadalupe.html


Dia 20/11 também é o Dia Internacional de abandonar o ato de fumar. Participe dessa campanha; se você é fumante e tem dificuldade de largar o vício; peça ajuda a Virgem de Guadalupe, inúmeros são os casos de milagres de Nossa Mãe.



E ainda dia 20/11 O Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Deusa celta Cailleach

Dia 21 - Dia de Nossa Senhora da Apresentação - deusa celta Cailleach.
Celebração da deusa Cailleach, a senhora da noite e da morte. Regia o céu, a Terra, o Sol e a Lua; o tempo e as estações; a Vida e a Morte.



Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira de NATAL RN.
Conta-se que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.

A imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar um rosário. Avisado, o vigário da Paróquia, se dirigiu ao local e conduziu o vulto para a Matriz, ciente de que se tratava de uma imagem de  Nossa Senhora do Rosário. Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.


Entrada do Sol no
aventureiro signo de Sagitário.

Dia 22 (dependendo de algumas variações de o ano à ano)  o SOL entra no signo de Sagitário - Dia também de Sta Cecília(católicos) e Diana/Artemis.

O Sol entra no signo de Sagitário onde permanece até 20/12. Regidos por Júpiter, os sagitarianos com graça e leveza, procuram continuar a escalada evolutiva astrológica começada por Escorpião.  Se quiser ler mais sobre esse Alegre signo, sagitário, aqui no blog, clic:
https://magiadailha.blogspot.com/2017/11/sagitario-aquele-que-age-2211-2112.html

Sta CECÍLIA 
 padroeira dos músicos.

Dia 22 -  Dia também de Santa Cecília e de Ártemis/Diana.
Santa Cecília, nobre cristã que viveu em Roma no século III. Foi martirizada junto com o marido e o cunhado, a quem tinha convertido aos cristianismo pela música e o canto; devido sua fé cristã.
Tornou-se padroeira dos música e do canto.
Dia dedicado também, a deusa grego-romana Ártemis/Diana, celebrando a entrada do Sol no signo de Sagitário.

Deusa Konohana Sakuya hime

Dia 23- Konohana Sakuya hime.
No japão, celebração shinjosai dedicado a deusa Konohana Sakuya hime, deusa das cerejeiras.
O nome desta deusa significa "senhora que faz as árvores florescerem"; regente da Terra, da natureza, do fogo e das cerimônias.

Ísis e Osíris deuses egípcios
dos relacionamentos.
 
Dia 24 - Festival de Luzes de Ísis e Osíris
No Egito, hoje se presta uma homenagem a Ísis e Osíris, em outro festival que celebra a união desses dois deuses.
Ritual- Boa hora para tentar desfazer o amargo de uma relação que terminou de maneira ruim. Acenda duas velas brancas unidas por uma linha branca e peça aos deuses que desfaçam esse mal-entendido e tragam harmonia e paz à relação.

Sta CATARINA de Alexandria.

Dia 25- Santa Catarina de Alexandria, festa de Gaia, dia Internacional da não-violência contra a mulher.
Santa Catarina, que viveu no Egito no séc. III d.C. é uma das santas mais populares na história da igreja cristã. Foi martirizada junto com os 50 maiores sábios do Egito, em defesa a sua fé cristã. 
É padroeira do Estado de Santa Catarina (Sul do Brasil), da sua capital Florianópolis e da Arquidiocese, e co-padroeira da Catedral Metropolitana da cidade.  É também padroeira: dos estudantes, dos filósofos, dos professores e dos acidentados... E segundo Joana d'Arc, Santa Catarina lhe apareceu diversas vezes e o instruiu na defesa da França.



Também dia 25/11 é um marco da Não-violência contra as mulheres, pela morte das três irmãs Mirabal em 25/11/1960, a mando do golpista/ditador da República Dominicana: Trujillo, o que também levou ao seu assassinato um ano depois.

Dia 26/11 - Dia de Gaia ou Gea, era a deusa grega da Terra.
Ritual:- Hoje honre Gaia, nossa Mãe Terra, assumindo o compromisso de colaborar na manutenção do equilíbrio ecológico e planetário.

Crie um portal mágico em seu jardim,
sua casa ou apartamento. 
Dia 26 - Dia do PORTAL de NOVEMBRO

Ritual - 
Hoje, eleja um lugarzinho especial de sua casa ou jardim para ser seu portal particular. Consagre-o com incenso de alecrim e mentalize os pequenos seres mágicos entrando e saindo dali, pois seu poder dará força a este lugar mágico. Sempre que precisar das forças mágicas, poderá recorrer ao seu portal.

Parvazi Devi,
esposa amada de Shiva

Dia  27 - Dia de Parvazi Devi - Dia de N.S. das Graças (cristãos católicos)
Parvati era a esposa de Shiva na Índia e dividia-se em três aspectos: Lakshimi, Sarasvati e Kali.
Ritual-Celebre hoje o amor de Parvati por Shiva e atraia amor jogando pétalas de rosas ao vento.
Já N.S.das Graças (também conhecida como N.S.Medianeira ou das Medalhas Milagrosas) para os cristãos católicos, é festejada neste dia porque foi quando apareceu a noviça francesa Catarina  de Labouré. (Fonte: calendr.com/brasil)

Cúpula da Basílica de Sta Sofia- Istambul
Inaugurada pelo imperador Justiniano, em 537.

Dia 28 - Celebração de Chokmah ou Hoklmah - A deusa hebraica da Sabedoria e da Verdade, chamada de Sophia pelos gregos, de Sapientia pelos romanos e cristianizada como SANTA SOFIA.
Nas escrituras judaicas, Hokhmah era a personificação da Sabedoria, aparecendo como companheira de Jeová, igual a ele em poder e conhecimento. Para os gnósticos ela é a co-criadora dos Anjos e Arcanjos. Para alguns estudiosos é o Espírito Santo da Trindade Cristã.

O Dragão Interior queima seus obstáculos.

Dia  29 - Dia do Dragão Interior .  
Hoje o dragão adormecido dentro de nós, desperta para queimar com suas chamas, todos os obstáculos.
Ritual: - Acenda três velas verdes bem juntinhas,(correspondendo aos três planos: físico, mental/emocional e espiritual) imagine seu dragão despertando e queimando todos os obstáculos de sua vida, um por um. Agradeça!

Mawu - a deusa criadora africana.

Dia 30 de Novembro- Dia de Mawu e, para os católicos, dia de Sto André, o discípulo.
A criadora do Universo que estabeleceu a ordem no caos.
Na África, Mawu é a criadora suprema e pode enviar-nos mensagens através dos sonhos.
Ritual-Hoje acenda uma vela cor de prata para Mawu e durma com um objeto de prata sob o travesseiro. A Deusa enviará mensagem através dos sonhos.


Sto André, segundo discípulo
de Jesus de Nazaré.

Na verdade, André foi o primeiro discípulo de Jesus, apontado como o "número dois" porque veio depois de Pedro, sendo irmão deste. Era discípulo de João Batista e, também, pescador na Galiléia. Foi para ele que, João Batista, ao lhe apresentar Jesus disse: "Eis o "Cordeiro de Deus", que tira os pecados do Mundo!". André passou a seguir Jesus.

_____  ***  _____  

Compilado por Geni Mafra Souza

Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:

Imagens da net

Terapeuta: Geni Mafra Souza
Joga Tarô Terapêutico, Runas, I Ching e
Tarô de Florais de Bach para aconselhamento.
Mestre Reiki - Instrutora de Reiki Usui Tradicional.
Facilitadora de Renascimento pela 
Respiração Conectada e Consciente - 


Nenhum comentário:

Postar um comentário