terça-feira, 30 de setembro de 2014

* - CONHECENDO os FLORAIS de BACH - *



 












Os Florais ensinam-nos a reconhecer que as doenças físicas ou psíquicas não se instalam em nós por acaso, mas nascem de nossos conflitos internos, falhas e dificuldades de vencer o orgulho, a crueldade, o egoismo, o ódio, a ignorância, a cobiça, traumas, medo, mágoas e a instabilidade entre outros fatores.
   Os florais do Dr. Bach são essências florais, reconhecidas pelo Ministério da Saúde desde 1976. Atuam em nosso emocional equilibrando-o.

Dr.Bach nos deixou 38 Florais que constituem um complexo sistema de cura. Cada planta foi escolhida especificamente pela sua capacidade de tratar a mente.

Seguindo princípios da Homeopatia, os Florais do Dr. Bach tratam da pessoa, não a doença.

Vejamos em ordem:

1)AGRIMONYMedos em geral, tormentos e preocupações. Para aqueles que escondem seus sentimentos e preocupações de outras pessoas. Destrava a depressão e angústia, liberando o estado emocional que está preso dentro de si mesmo. Floral da "verdade", da autoaceitação.
2)ASPEN: Medos vagos de origem desconhecida: medo do escuro, Apreensão. Pressentimentos ruins.
3)BEECH: Intolerante, crítico. Exigente, irrita-se facilmente com as faltas alheias.
4)CENTAURY: Pessoas tímidas e que são facilmente dominadas. Pouca força de vontade. Não é capaz de dizer "não".
5)CERATO: Falta de confiança no próprio julgamento, busca conselhos e confirmação nos outros. Pessoa sugestionável.
6)CHERRY PLUM: Medo de perder o controle e a razão. Medo de enlouquecer e de fazer coisas terríveis. Desespero.
7)CHESTNUT BUD: Incapacidade de aprender com os erros. Repete sempre os mesmos erros. Dificuldade escolar.



8)CHICORY: Tipo "maternal", controle excessivo sobre os outros. Amor possessivo e superprotetor. Chantagem emocional. Crianças possessivas.
9)CLEMATIS: Sonhadores - falta de interesse no presente. Sonhando com o futuro. Falta de atenção, esquecimento, sonolência.
10)CRAB APPLE: Sente-se fisicamente sujo, baixa auto-estima, vergonha de si mesmo. Funciona como um depurativo físico e mental.
11)ELM: Em determinado momento sentem que não terão forças para cumprir suas responsabilidades . Sobrecarregados.
12)GENTIAN: Desânimo, pessimismo. Para os que desanimam facilmente em qualquer situação; ou estão desanimados pelo cansaço.
13)GORSE: Desesperança, desespero, depressão. Falta de fé, pessimismo. Freqüentemente apresentam olheiras.
14)HEATHER: Egocêntrico. Detesta solidão. Procura incessantemente por um interlocutor para assuntos de seu exclusivo interesse. Não sabe ouvir. Suga as energias alheias.
15)HOLLY: Ódio, raiva, ciúme, inveja, agressividade, ganância.


16)HONEYSUCKLE: Vive no passado. Arrependimento. Nostalgia, saudade. De grande ajuda para pessoas solitárias ou que amarguram decisões do passado.
17)HORNBEAM: Sensação de "2ª feira". Cansaço. Bloqueio mental. Sem ânimo para enfrentar o cotidiano.
18)IMPATIENS: Impaciência. Nervosismo. Tensão mental. Apressado.
19)LARCH: Sente-se inferior. Não se arrisca nem se esforça por se sentir convencido de que irá fracassar. Floral muito útil antes de exame. Melhora a auto-confiança.

20)MIMULUS: Medos e temores por coisas conhecidas (doenças, morte, acidentes, escuro, pobreza, falar em público, etc). Timidez. Acanhamento.
21)MUSTARD: Tristeza profunda sem explicação. Grande desânimo. Depressão, melancolia que surge de repente e se vai do mesmo modo.
22)OAK: Trabalhador incansável. Para os efeitos das limitações provocadas por doenças ou adversidades.
23)OLIVE: Esgotamento total, mental ou físico. Exaustão.
24)PINE: Para culpa. Culpa-se pelos erros dos outros. Recrimina-se.
25)RED CHESTNUT :Preocupação excessiva e medo pelos outros. Medo de que algo ruim aconteça às pessoas que amam.


26)ROCK ROSE: Emergências graves (acidentes, risco de vida). Susto, medo, pânico, terror.
Nas crianças, para pavor depois de pesadelos.
27)ROCK WATER: Excessivamente rigorosos consigo mesmos. Perfeccionistas. Quer ser exemplo para os outros. Negam a si próprios os mais simples prazeres da vida.
28)SCLERANTHUS: Incerteza, indecisão diante de duas opções. Falta de estabilidade e equilíbrio; estados de ânimo variados (alegria e tristeza, energia e apatia, risos e lágrimas, etc.). Indicado para enjôos em viagem.(para bipolaridade)
29)STAR OF BETHLEHEM: Choque físico ou mental e suas conseqüências. Indicado em situações de acidente, notícia ruim, susto muito grande, perda de entes queridos.
30)SWEET CHESTNUT: Angústia extrema. Sensação de ter chegado ao limite. Indicado para a sensação de que nada mais resta na vida, nem esperança, nem fé.
31)VERVAIN: Tensão. Fanático, dono da verdade, quer converter os outros às suas idéias e crenças. Dificuldade em relaxar.

32)VINE: Dominador. Ambicioso e determinado. Não pede, manda. Favorece a compreensão.
33)WALNUT: Nas mudança (de casa, de emprego, casamento, divórcio, dentição, puberdade, menopausa, etc.). Protege de influências exteriores.
34)WATER VIOLET: Orgulhoso, indiferente. Prefere ficar sozinho. Não interfere nos assuntos dos outros e não gosta que interfiram nos seus.
35)WHITE CHESTNUT: Pensamentos indesejáveis e persistentes. Discussões mentais. Idéia fixa. Diálogos internos torturantes.
36)WILD OAT: Pessoa ambiciosa mas com dificuldade para escolher uma vocação profissional ou caminho, tornando-se frustrada e deprimida.
37)WILD ROSE: Resignação e apatia. Acredita que sua situação não tem remédio. Sempre cansado; sem vitalidade.
38)WILLOW: Para o ressentimento, amargura. Culpa aos outros e a vida pelas coisas que acontecem com ele. Sente-se injustiçado. Inveja.


RESCUE REMEDY  - Associação de cherry plum, clematis, impatiens, rock rose e star of bethlehem_feitas pelo próprio Dr Bach, que pode ser usado em qualquer emergência, nos acidentes e nas situações de medo e tensão. O Rescue alivia o choque e o medo, ajudando a pessoa, ou os que estão perto, a restabelecer a calma e a confiança, colaborando no processo de recuperação.

Pode ser usado 4 gotas num copo de água, tomando-se goles a cada 5 minutos, e aumentando esses intervalos de acordo com a necessidade.

Se a pessoa estiver inconsciente, pode-se pingar algumas gotas em sua boca, de preferência embaixo da língua ou molhar seus lábios, passar algumas gotas nos pulsos, região do coração, tornozelos, atrás das orlhas, no alto da cabeça.

Como hoje existe também em forma de sprey e pomada, pode ser usado para: picadas, lesões, traumas, mordidas, queimaduras...
________ *** ________

 Nossa Homenagem, Honra, Admiração e
     Eterna Gratidão a esse grande homem Dr. Bach
pelo seu empenho em diminuir o sofrimento
da humanidade, pelas suas laboriosas
pesquisas e observações  e pela grande herança
 que nos deixou, deste sistema
tão complexo e ao mesmo tempo tão
simples e maravilhoso : Os FLORAIS !

______  ***  ______


Se quer conhecer um pouco mais sobre os Florais em geral, siga o link:
http://magiadailha.blogspot.com/2009/08/os-florais-em-geral-e-os-florais-de.html

Compilado por Geni Mafra Souza
De meus estudos, apostilas, livros sobre o assunto.
Imagens de diversos sites da Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário