quarta-feira, 29 de novembro de 2023

COMEMORANDO o INVERNO ou YULE

No eco da infinita vibração do Cosmos, a Mãe-Terra faz sua dança e a Natureza, apesar de tudo, Cumpre seu Rítmo.

 Entramos no primeiro Solstícios do ano em 22/12/23. O dia mais curto e a noite mais longa convida “a grande parte do NORTE (HN) a “acender a fogueira” para avivar o fogo do espírito e iluminar seus caminhos, seus pensamentos e seu coração .

22/12/2023 - Solstícios Inverno (HN)
as 03h:27min(UTC)


*Se você não tem tempo, não pode ou esquecer de comemorar o Solstício no dia 22, não se preocupe, segundo algumas tradições temos 7 dias para fazê-lo: 3 dias antes da mudança, no dia e três dias depois, portanto neste  solstício seria: do dia 19 ao dia 25 de Dezembro para realizarmos o que quisermos...para ler mais sobre solstício acesse:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/o-mundo-gira-e-acontece-o-solsticio.html

INVERNO

Inverno [Do latim: hibernu, i.e., tempus hibernus `tempo hibernal']; Associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e, se recolherem durante o período de frio intenso.

É um período de Interiorização e Intensificação do Contato com os Sentimentos, de aprofundarmos mergulhos no Inconsciente.

22/12/2023 Solstício de Inverno
 ou Yule as 03h:27min(UTC)

Os “antigos” chamavam esta época de YULE.

A palavra Yule (pronuncia-se “iúle”) provavelmente vem da palavra escandinava “iul”, que significa “roda”.

Apesar de no Brasil termos o costume de dizer que trata-se do “primeiro dia de inverno”, a data por volta de 22 de dezembro (HN) simboliza o MEIO do INVERNO; ou seja; quando o inverno JÁ Está no Ápice... Tanto é que, originalmente, o nome é “middle-winter” (em inglês = meio do inverno).

Para os Celtas, o Yule representava o nascimento do Deus, é a Noite Mais ESCURA do ano e marca o apogeu da escuridão na Terra.

PARA BEM VIVER o INVERNO/ YULE
 
Doe o que não lhe serve mais
 
Cuide bem e invista mais em sua própria casa, pois na hora do frio, é ela quem vai lhe aquecer. Comece fazendo uma boa limpeza física, uma faxina, doando roupas e objetos que não lhe servem mais aos mais necessitados (essa é a verdadeira magia!). Aqui no blog você encontra rituais de limpeza, se precisar: 
http://magiadailha.blogspot.com/2009/12/renovando-as-energias-para-receber-2010.html

 Aproveitemos, ainda, para limpar também a mente e o coração de coisas negativas, de críticas, de julgamentos, de preconceitos... E claro, dê valor e agrados às pessoas que você ama. São elas quem lhe fornecem apoio, compreensão, carinho e proteção.

Em Yule é tempo de celebrar o início de todas as coisas e devemos meditar sobre novos projetos, novos amores, nova vida... Aproveite o início do Inverno para conhecer melhor a si mesmo e os seus sentimentos.

Inverno - 
Medite sobre novos projetos

Medite sobre o Sol e a diminuiçao de sua Luz, sobre as energias ocultas que adormecem durante o inverno, não apenas na Terra mas em nós mesmos. Pense no nascimento não como o início da vida, mas sim sua continuação.

Se você tem um altar, decore-o com plantas como pinho, alecrim, louro, zimbro e cedro, os quais podem ser utilizados para marcar o Círculo, se quiser fazer um ritual. Folhas secas também podem ser colocadas no altar. Acenda uma vela vermelha (ou branca); acenda também um incenso.

- Inverno -
Faça uma fogueira para comemorar

Se puder, faça uma fogueira para a purificação, tanto para queimar antigos amuletos e problemas, como para se aquecer e meditar no fogo.

Frutas e plantas de Yule
Plantas e Ervas: bago de loureiro, louro, aveia, visgo, laranja, canela, olíbano, pinheiro, zimbro, mirra, erva-doce, cravos vermelhos e brancos, CAMOMILA , ALECRIM , Sálvia e Cedro ...

Incenso: Pinho, mirra, sálvia, Artemísia.

Cores das velas: dourada, verde, vermelha, branca.

Guirlanda de folhas
Pedras preciosas sagradas: olho-de-gato e rubi.

Óleo: misture óleos de laranja, canela, bago de loureiro para unção ou use bago de loureiro e mirra.

Comidas: - Pão de gengibre, pudim de ameixa, biscoito de açúcar, bolos de frutas, carne, tubérculos (vegetais de raízes) e sementes de girassol... Os doces e o mel, fazem parte do cardápio, para aumentar a energia do corpo. Carne de porco, castanhas, frutas como a maçã e peras, abacates; bolos de castanhas embebidos de cidra, chás de GENGIBRE ou hibisco. (aqui no sul do Brasil, onde o frio é intenso, fazemos o quentão - bebida à base de vinho ou cachaça;) o chocolate, o leite e o café quente; a pipoca e o pinhão: uma semente de grande valor calórico) a as gostosas feijoadas...

Símbolos: - vasos ou fruteiras cheio de frutas frescas e sementes: castanhas, nozes... vara amarrada com fitas verdes e vermelhas, talismãs para representar desejos e objetivos pessoais.

Reuna os amigos junto ao fogão,
ou ao redor da mesa!

Quem tem sorte de ter casa com lareira, fogão a lenha, churrasqueira; se beneficia mais ainda com as reuniões familiares, amizades próximas e calorosas...
É um bom momento para encontros dentro de casa, ( ou numa gostosa pousada na serra) jantares fartos, relações com crianças e resgates do passado. Para nos voltarmos ao nosso interior, para o autoconhecimento, para fazer Meditação!

Para ler sobre Meditação do Sostício:

FELIZ INVERNO 2023 À TODOS
do Hemisfério NORTE 

______   ***   ______

Pesquisado e compilado por geni mafra souza

De meus estudos e apontamento tendo como fontes principais:
-'Wicca - A Feitiçaria Moderna', de Gerina Dunwich
-Almanaque do Pensamento 2011, ed. Pensamento.
-Almanaque Wicca-2011-ed.Pensamento/Cultrix.

Principais sites de pesquisa e imagens:
www.comunidade-espiritual.com/groups
www.circulosagrado.com/cs/
www.rosanevolpatto.trd.br/fadafestas
www.geocities.com/brid_moon/sabas
www.cdcc.usp.br/cda/...do.../estacoes-do-an...
astrolog@amandacosta.com.br
http://www.apolo11.com/
br.geocities.com/.../artigo5
www.circulosagrado.com/cs/
amigadasfadas.multiply.com
meuestudo.wordpress.com

Imagens da Net





2 comentários:

  1. Olá Taty,

    Obrigada por acessar o blog Magia da Ilha e pelo comentário; estes nos ajudam e incentivam a pesquisar sempre mais!
    Apareça mais vezes, será um prazer sua visita neste nosso cantinho.
    Fique hoje e sempre na PAZ, LUZ e ALEGRIAS dos Santos Seres!
    Abraços fraternos
    Gení Mafra

    ResponderExcluir