domingo, 10 de setembro de 2017

DIAS MÁGICOS - 2ª quinzena de SETEMBRO

As comemorações citadas baixo fazem parte da cultura de algum povo, em alguma época e estão historicamente, segundo JUNG, no Inconsciente Coletivo...Relembrar, homenagear ou fazer um ritual não vejo como “uma superstição profana”, mas antes é não deixar morrer a história, os costumes, a cultura, as tradições populares ou a crença de nossos antepassados!

Relembrando o  lema do mês de Setembro que é:
"Para tomar decisões corretas, 
entre em contato com sua voz interior"

Se quer ver outros símbolos do mês, o link para o assunto é:
http://magiadailha.blogspot.com/2016/05/dias-magicos-de-setembro-1-quinzena.html
Festival de Dana-
amor, coragem e sabedoria.
 
DIA 16 -17 e 18 de Setembro -  Festival de Dana - 
O Festival de Dana durava três dias e era muito importante na tradição celta. Nele, contata-se a Tríplice Deusa em seus aspectos: Amor, Coragem e Sabedoria - a Donzela, a Mãe e a Anciã. Por três dias, ou, pelo menos, num desses três dias, faça este ritual: acenda três velas para a Tríplice Deusa; uma branca para a donzela, uma rosa para a mãe e uma amarela para a anciã, diante de um incenso de rosa mística. Peça à Deusa que a acompanhe em seus três aspectos, dando-lhe a Coragem da Lua Crescente, o Amor da Lua Cheia e a Sabedoria, Virtude e Magia da Lua Minguante.

A deusa tríplice -
 donzela, mãe, anciã.

Dia 17 - Santa Sofia (Grécia atual), celebração à Sabek (Egito); Cavalo Branco - Epona (Inglaterra) e tibetano a Mtsho Sman.

Santa Sofia é uma reminiscência de Sophia, a deusa hebraica da Sabedoria e companheira de Jehovah, co-criadora dos Anjos e responsável pela espiritualidade dos homens.
Celebração de Sabek no Egito, como o deus com cabeça de crocodilo. 
Festival Cavalo Branco na Inglaterra em homenagem a deusa equina Epona.
Festival Tibetano Mtsho Sman, a deusa das Águas.
Ritual; - Medite ou dedique um tempo a sua espiritualidade, pedindo à Sophia que conduza seu processo de iniciação espiritual.


Imagem em mosaico de Santa Sofia(centro)
na Basílica dela, em Istambul - Turquia.


Dia 18 - Deusa celta Rosmerta e de Mbaba Mwana

Antiga celebração a deusa celta Rosmerta, a deusa da riquesa, abundancia e prosperidade. também regia as fontes sagradas e as águas termais. 
Já na África do Sul, comemora-se a deusa da chuva e do arco-íris: Mbaba M. Waresa. Teria sido ela quem ensinara o homem a fabricar a cerveja para as celebrações.


Representação de Rosmerta

Ritual: -  Neste dia faça uma oferenda de flores, frutas ou cereais para a Terra, agradecendo toda Saúde, Prosperidade e Realizações.

Dia 19 - Dia de THOT - Em 2017 começam as preparações para os Equinócios.

Thot era o primeiro entre os magos do Egito, deus da Sabedoria e da Magia. Todos os praticantes de Magia homenageiam-se em seu dia, 19 de setembro, para obter iluminação e fé. 
Ritual:- Homenageie Thot com os quatro elementos: uma vela lilás (Fogo), um incenso de Mirra (Ar), uma ametista (Terra) e uma taça com água (Água). Se possível, use uma taça de cristal.( mas não se preocupe, se não tiver,  use uma taça de outro material, funciona assim mesmo, pois o que vale, realmente, é a sua INTENÇÃO!)

Thot - deus egípcio 
da Sabedoria e da Magia.

Dia 19 - Iniciam-se as preparações para os Equinócios da Primavera (HS) e Outono (HN) que ocorreram dia 22/9/17, as 17hs05min horário de Brasília.  Leia mais sobre Equinócios: 
https://magiadailha.blogspot.com/2010/09/equinocios-de-setembro.html

Dia 20 - Celebração da antiga deusa pré-helênica  Perse ou Perseis - Santa Cândida (católicos)

Chamada de "portadora da Luz" ou  "a Destruidora", era uma deusa lunar, esposa do Sol e filha do oceano, mãe das deusas Pasiphae e Circe. Parece que Perse originou o culto a Perséfone.


Santa Cândida, comemorada dia 20/09 pelos cristãos católicos, foi convertida, segundo essa tradição, pelo próprio apóstolo Pedro, de passagem por Nápoles, quando se dirigia à Rom, onde a primeira pessoa que encontrou na estrada foi a pequena Cândida que estava doente. 

Pedro, percebendo, perguntou-lhe se conhecia a palavra de Jesus Cristo. Diante da negativa, Pedro falou-lhe da Boa-Nova, da fé e da religião dos cristãos; curou-a dos males que sofria e a converteu em Cristo. Mas tarde, após converter muitos romanos ao cristianismo, foi martirizada pelo imperador romano por se negar a deixar sua Fé cristã.


Ipê-Amarelo, uma das árvores 
símbolos do Brasil.

Dia 21 - Harvest Festival ou festa da colheita- São Mateus (apóstolo católico) Dia Internacional da PAZ- Dia da Árvore BR

 É a anual festa que ocorre em torno da época da principal colheita de uma determinada região, pode se estender por três dias e, normalmente corresponde a entrada da primavera (HS). No Brasil é comemorado o "DIA da ÁRVORE", embora ainda continuemos cortando árvores como nunca, tudo em nome do "progresso"

21 de setembro - Festival da Colheita-
Dia da Árvore no Brasil.
 
Dia 21 de Setembro também é o Dia Internacional da Paz. Este dia foi declarado pela ONU em 30 de novembro de 1981.
-Em 21 de Setembro de 2006, por ocasião do Dia Internacional da Paz, Kofi Annan afirmou:
"Há vinte e cinco anos, a Assembleia Geral [da ONU] proclamou o Dia Internacional da Paz como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz." (wikipédia)

Que a PAZ esteja dentro de Cada Um de Nós,
que é onde ela começa!

Dia 22 - Dia de Gauri - Dia Mundial Sem Carro - Equinócio da Primavera ou ÓSTARA (HS) e do Outono ou MABON(HN)

Na Índia, celebrava-se nete dia Gauri, um dos aspectos da deusa Durga. Acreditava-se que um ritual feito com mel neste dia levaria doçura e amor à alma. Reviva este antigo ritual fazendo receitas que levem mel, como pão da felicidade ou balas de mel e oferte às pessoas que desejar. Todo mel e doçura que você distribuir voltarão multiplicados para você.

Gauri - a deusa hindu
 da doçura e do amor.

Criado na França em 1998, o Dia Mundial Sem Carro, tem como objetivo fazermos uma Reflexão sobre o uso indiscriminado do carro, muitas vezes por uma única pessoa, causando sérios problemas ao meio ambiente. Hoje, repensemos outros meios alternativos de trânsito para diminuirmos a poluição ambiental, para o bem de todos. Leia mais:
http://magiadailha.blogspot.com/2011/09/dia-mundial-sem-carro-22-de-setembro.html




22 de Setembro  - Temos ainda,  Equinócio da Primavera ou ÓSTARA (HS) e do Outono ou MABON(HN)

A Óstara celta é o equinócio da primavera, que ocorre em 2017 as 17h03min horário de Brasília no HS - enquanto que Mabon, o equinócio de outono, estará acontecendo no HN; onde ainda existe equilíbrio entre a luz e a escuridão, mas a luz prepara-se para crescer na primavera para chegar ao verão.
Se quer ler mais sobre equinócios acesse o link:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/09/equinocios-de-setembro.html

Para receber a Primavera, 
use  flores.

Neste dia, se você mora no HS, para comemorar a Primavera, use uma roupas bem coloridas, na cor que mais gosta; encha sua casa de flores, de preferência naturais, faça uma comida onde use flores na mesa e na alimentação; pinte um ovo com a cor do seu desejo e deixe-o enfeitando uma planta de sua casa. No dia seguinte, faça uma receita com ele.
Para ler mais sobre Primavera acesse:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/09/primaverahscelebrando-os-equinocios-de.html

 FELIZ PRIMAVERA e/ou FELIZ OUTONO!


Ostara e Mabon- setembro

E para ler sobre Outono:
 http://magiadailha.blogspot.com/2010/09/outonohncelebrando-os-equinocios-de.html

Dia 23  - São Pio de Pietrelcina, pela Igreja Católica. Um dos santos "paranormais" que viveu na Itália. Entrada do Sol no signo de Libra.


Imagem Pª PIO em mosaico da artista
curitibana Elta Martinenghi

Se quer saber um pouco mais da Vida de Pª Pio, ver as montagens deste lindo mosaico; ou outras peças da artista citada, vá em: http://amoredimosaico.blogspot.com.br

Dia 23 ainda, o SOL entra no signo do HARMONIZADOR libriano
Libra e seu eterno desejo de Equilíbrio.

Libra  -  O Harmonizador

23 de setembro a 22 de outubro, é o sétimo signo do zodíaco,  o segundo de ar (depois de gêmeos) e também é o segundo regido por Vênus (depois de Touro). Talvez seja o signo mais socialmente envolvido. Representa  a necessidade do ser humano maduro ocupar lugar no mundo.

Seu símbolo -  a balança - mostra a necessidade de Equilíbrio. A Ponderação é tão marcante que pode dar uma opinião bem-avaliada, mas também pode se manifestar como indecisão e incertezas... Deseja tratamento justo à todos mas pode ser inclinada a Julgamentos... Leia mais:
https://magiadailha.blogspot.com/2017/09/o-signo-de-libra-o-harmonizador.html

Dia 24-Dia de N. S. da Misericórdia, na Igreja Católica.
Antiga celebração a Odudua, a fonte criadora do panteão ioruba.


N.S. da Misericórdia-
Escola de Siena-1350.

Dia 25 - Na Grécia, a Festa dos Feijões, comemorando as deusas das estações: Horae ou Horas. Na Groelândia, Alaska e Sibéria comemoração esquimó da deusa Sedna, protetora dos mares profundos, senhora da vida e da morte, nutridora e guardiã de seu povo. 
Festa budista para o Bodhisattva da Sabedoria.
Celebração dos Serafins, os Anjos da Sabedoria, aqueles que estão mais perto de Deus. Quer saber mais sobre hierarquia angelical:
 https://magiadailha.blogspot.com/2011/09/descricao-rapida-de-cada-classe-de.html

SERAFINS - Os Anjos
da SABEDORIA de DEUS.

Ritual:- Hoje,  medite ou  ore dirigindo-se a esses Seres superiluminados - os Serafins - e peça-lhes, humildemente, que aumenta a SABEDORIA, da qual eles são portadores, em sua vida. Agradeça!

Dia 26 - Comemoração de Cosme e Damião, no Brasil. Neste dia em algumas regiões costuma-se distribuir doces e balas as crianças (principalmente as mais carentes) em homenagem a estes dois santos gêmeos: Cosme e Damião, que curavam as pessoas mais pobres e humildes.
Celebração da morte de Tammuz, o consorte da deusa Isthar, deus da vegetação da Babilônia, transformado pelos gregos em Adonis.

Cosme e Damião - 
os gêmeos da Cura

Na Irlanda, no dia 26 de setembro, homenageava-se-Aibell, " a Encantadora", regente dos Sidhe, a colina encantada, morada das Fadas.

Aibell, a regente 
das fadas da Irlanda

Ritual:- Faça algo aos mais carentes, principalmente as crianças, em honra a Cosme e Damião. Visite um hospital ou uma casa de crianças abandonadas e faça algo por elas...mesmo que uma simples visita!
Já se vc gosta das fadas e acredita nos elementais, ofereça-as uma maçã dividida ao meio e coberta com mel, colocando-a no jardim ou num vaso...As fadas agradecerão!

Dia 27  - Nascimento de ATHENA  e outro dia de Cosme e Damião - Dia de São Vicente de Paulo (católicos).

Athena é a deusa grega associada a coruja ou a oliveira representando a sabedoria. Hoje celebra-se seu nascimento. Acenda uma vela amarela sobre um prato de prata (ou prateado) e concentre-se na chama refletida pela vela. MEDITE para que essa chama acenda em você a LUZ do Conhecimento e da Sabedoria.

Hoje, para as religiões Afro-Brasileiras (Candomblé, Umbanda...), é comemorado COSME e DAMIÃO!


São Vicente de Paulo dedicou a vida aos
pobres, doentes e abandonados.

São Vicente de Paulo foi um padre francês, filho de agricultores nascido no sul da França *24/4/1581 + 27/9/1660, que por sua inteligência e Fé, foi estudar num seminário, e formado padre ainda jovem, passou por diversos reveses da vida, sendo inclusive raptado de um navio por piratas e vendido na Tunísia como escravo. Conseguiu anos mais tarde fugir com o próprio "dono" e voltar a França, onde retoma sua vida de sacerdote e dedica-se a pregar e ajudar os agricultores mais pobres e carentes, as crianças abandonados, os idosos e os doentes.  Como Capelão Geral e Real,  convenceu os "grandes" da França, inclusive o Rei Henrique IV  que os povo sofria e precisava de ajuda. Em 1643 Luiz XIII morreu em seus braços! Criou para ajudar os mais carentes,  muitas congregações e fez grandes obras que ajudaram a Humanidade. Ajudou na reforma do clero para que ficassem mais preparados para atender o povo mais humilde.  É patrono das obras de Caridade da Igreja Católica.

Athena - a deusa da sabedoria.

Dia 28 - Celebração das deusas astecas da água e da fertilidade.

A mais conhecida era a deusa Chalchiuhtlicue, "a deusa com saia de jade", representada coberta de jóias de turquesa e jade,usando uma coroa com penas azuis e a saia enfeitada com lírios. Ela regia todas as águas.
No Peru, comemorava-se a deusa Mama Occlo, a deusa celeste que inventou a tecelagem e ensinou as mulheres. Dia de Saleeb, no Egito, celebrando o nível máximo do Nilo. Festa dos Salgueiros, na Mesopatânia, homenageando Mah, a deusa da Terra, da fertilidade e da Lua.

Chalchiuhtlicue - deusa asteca
das Águas e da Fertilidade

Dia 29 - Celebrava-se o Arcanjo Miguel, hoje celebra-se juntamente com Rafael e Gabriel.

 Mikael (MIGUEL), inimigo das injustiças e maldades. Hoje, celebra-se junto os demais arcanjos, entre eles RAFAEL; o arcanjo da Cura e GABRIEL; o da Anúnciação.  


Os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Ritual:- Sempre, e hoje especialmente, ore a esses Espíritos de Luz, para que lhe dê segurança, proteção, saúde, abençoando e defendendo, você e os seus; em especial a Miguel para que corte as amarras de sua vida com sua espada flamejante. 
 Se puder, hoje, acenda: uma vela azul, verde ou lilás, a cor dos arcanjos: azul-Miguel; Verde a Cura de Rafael e Lilás a espiritualidade de Gabriel.

Quer saber mais sobre esses Seres de Luz, os Anjos e sua classificação? siga:
http://magiadailha.blogspot.com/2011/09/anjos-existem-quem-sao-os-anjos.html

Para ler mais sobre Ritual dos Arcanjos clic:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/09/os-arcanjos-celebrados-em-2909.html


 Dia 30 de Setembro - Festiva de THÊMIS

Thêmis é a deusa romana da justiça, destino e profecia e você pode pedir sua ajuda hoje, para revelar-lhe algum mistério; ou se você tem algum problema pendente com a justiça, peça seu auxílio.
Ritual:-Acenda uma vela lilás e um incenso de jasmim e peça a Thêmis que lhe mostre a resposta para suas dúvidas e incertezas. Medite por algum tempo e relaxe. Thêmis trará a resposta.

Thêmis - deusa romana da Justiça
_____  ***  _____

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza

Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:

Alguns sites das imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário