segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

* - DIAS MÁGICOS 2ª quinzena de JANEIRO - *

Como as Comemorações e os Rituais, segundo Jung, fazem parte do Inconsciente Coletivo, e se o "povo" acredita ou acreditava funciona; como as simpatias; trago os dias mágicos de Janeiro, segunda quinzena... temos inclusive alguns dias melhores para pedir PAZ ao MUNDO... 




Relembrando o Lema do mês:
"Prepare as sementes para novos planos e projetos. 
Faça escolhas buscando proteção e orientação espiritual

DIA 16 de JANEIRO - Celebração Mãe do Mundo - 
Celebração da "MÃE do MUNDO", a Rainha do Universo na França. Em Roma, festival de Concórdia, a deusa da harmonia, celebrando o princípio do relacionamento harmônico. Festival hindu de Ganesha, o deus elefante. Festa do deus indonesiano do fogo Betoro Bromo, honrado pelos monges budistas no Monte Bromo-Indonésia.

Santa Felicitas ou Felicidade

Dia 17 de Janeiro - Dia de FELICITAS_
Felicitas é a deusa romana da boa sorte e da fortuna que, posteriormente foi transformada em santa pela igreja católica. Para atrair seus favores e simpatia para dentro de seu lar, acenda uma vela azul próxima a janela (ou no seu altar) e peça felicidades à todos da casa.

Usar, a deusa da Alvorada.

Dia 18 de Janeiro - Shapash
Antiga celebração de Shapash, a deusa hitita do Sol e da Luz do Dia. Shapash regia a fertilidade. Festival hindu do Sol. Homenagem também a Usas, ou Usar, a deusa da Alvorada. Na China dia do deus do lar Zao Jun, homenageado com orações e oferendas de bolo de arroz doce.

THOR - o deus das Runas.

Dia 19 de Janeiro - Festival de  Thor -
O deus dos raios e trovões da mitologia germânica, Thor - que na astrologia corresponde a Júpiter - era também filho de Odin - o deus das Runas - o oráculo dos Vikings. 
Ritual: - Invoque-os hoje e ele concederá Força e Coragem para realizar as mais difíceis tarefas. É também um dia para trabalhar com as RUNAS, o oráculo sagrado para os Vikings!

Dia 20 - Dia de São Sebastião - Oxóssi para as religiões afros e de Baba Yaga.

São Sebastião um dos mártires
romanos da Igreja Católica.

São Sebastião, que viveu em Roma-Itália- em torno do ano 288, foi um valoroso soldado, centurião da guarda  de Diocleciano. Martirizado por sua Fé Cristã, foi trespassado com flechas; curado milagrosamente
mas depois não resistiu os açoites até a morte. É um dos santos mais populares da Igreja Católica, especialmente no Brasil, sendo padroeiro de algumas cidades como o Rio de Janeiro, que por isso recebeu o nome canônico de "São Sebastião do Rio de Janeiro".


Oxóssi que faz sincretismo
com São Sebastião

Oxóssi é o Orixá  que cuida do Conhecimento, da Disciplina,  da Ciência e da Fartura.
Representado por um jovem e intrépido Caçador, que não gosta de ser comandado...senhor das matas e florestas. 
Oxóssi é sincretizado como São Sebastião, comemorado em 20 de janeiro.

Baba Yaga - a deusa do Renascimento

Esta deusa búlgara é a deusa da Morte e Renovação_ por isso muitas pessoas a temem... Mas, nãoprecisa temê-la! Muitas vezes precisamos deixar algo partir (embora nem sempre seja fácil) para um Novo Renascer. 
Ritual: - Acenda uma vela escura ( ou de qualquer cor com tonalidade bem forte) e invoque Baba Yaga. Peça-lhe que as coisas ruins sejam levadas embora e abra caminhos para as coisas novas e boas em sua vida.

Honre seu Ser Eterno.

Dia 21 de Janeiro - Dia das Religiões, dos Anciões, e entrada do SOL no signo de Aquários. 


O sincretismo religioso

Dia Universal das Religiões, honrando todos os caminhos, práticas espirituais e de purificação.  Dia dedicado aos anciãos e aos avós. 
Ritual:- Hoje faça uma gentileza, dê um presente ou ajude a seus avós ou  uma pessoa idosa. Isso alegrará o coração deles, e também o seu!

21 de Janeiro - Dia do Ancião

A entrada do SOL no signo de AQUÁRIOS que marca um dos signos do AR, o último (depois de Gêmeos e Libra), regido pelo explosivo URANO, cuja as palavras que representam são Liberdade, Igualdade e Fraternidade. 
Quer ler mais sobre o signo de Aquários?
https://magiadailha.blogspot.com/2018/01/aquarios-eu-universalizo-2101-1902.html


 21/01 entrada do SOL
no signo de AQUÁRIOS até 19/02.

Dia 22 - Dia Consagrado a Apolo - o deus do Sol.
Apolo é também conhecido como deus do Sol, influenciando na poesia e nas artes. 
Ritual:- Neste dia, espalhe folhas de louro na entrada de sua casa, na cozinha... para atrair as dádivas deste deus grego. Ou faça uma coroa de Louros, se possui galhos desta planta, e pendure atrás da porta de sua casa. Se pendurar na porta da cozinha, como faço, poderá ir utilizando suas folhas durante o ano para seus temperos... Na sala ponha espigas de trigo e/ou girassol que lembram o Sol e Apolo para atrair prosperidade.
E pode usar também do "Banho de Louro" para atrair Prosperidade!

Apolo - o deus do SOL

Banho de LOURO/Canela e mel (ou açúcar ou açafrão/cúrcuma) de Apolo, para Prosperidade.
Material:
- Panela grande
- 3 litros de água
- 7 folhas de Louro
- 7 pau-de-canela
- 1 colherzinha de mel ou sete pitadinhas de açúcar (ou açafrão/cúrcuma que é melhor ainda...)

Ferva a água e ao iniciar fervura junte a canela e as folhas de Louro. Deixe ferver uns três minutos, desligue. Misture com cuidado o mel ou açúcar. Abafe. Deixe amornar, coe e depois de tomar o banho habitual, jogue este banho do pescoço para baixo, imagine-se Atraindo muita Prosperidade para sua Vida! Descarte o que sobrou na terra. Agradeça fazendo uma oração, um pensamento positivo, ouvindo ou cantando um mantra, fazendo Ho'Oponopono...

Dia 23 de janeiro- Dia Hathor, Dança do Búfalo e de Banba.

No Egito, a celebração é da deusa Hathor, deusa da Lua, da beleza, do vinho, da alegria, da dança,  do amor e da arte...Esposa de Hórus, era a deusa mais importante e a mais celebrada no Egito Antigo, mãe de todas as outras deusas.

Hathor, a deusa 
das deusas egípcia.

As tribos norte-americanas Comanche, comemoram a Dança do Búfalo, com danças, canções e muito movimento e cores. Os anciões recitam orações para afastar os azares e invocar fartura.

 Os Comanche, honravam os Búfalos,
que os aqueciam no rigoroso inverno norte-americano.

Na Irlanda hoje, comemora-se Banba, uma antiga deusa celta da vida e da morte, juntamente com Eire e Fotla, a tríade das deusas ancestrais deste país.

Dia 24 - Festival das VELAS - 

Medite na chama 
de uma vela laranja

É uma antiga cerimônia da purificação através das deusas do fogo. Acenda uma vela laranja e concentre-se na chama.( Aproveite para fazer a Meditação da Chama, bastante usada na Yôga ) Peça às deusas do fogo que queimem seus males, sejam físicos, sejam espirituais. 


Toque um instrumento 
em homenagem a deusa Tet

Dia 25 de janeiro -Dia de Disir e conversão de São Paulo´.
Dia dedicado às Disir, deusas protetoras dos homens. Festival vietnamita Tet, invocando as bençãos das divindades ancestrais, com orações e oferendas para afastar as energias negativas e malefícios com sinos e tambores.

Acenda uma vela Verde
 aos deuses lares.

Dia 25, a Igreja Católica comemora a conversão de São Paulo apóstolo, importante teólogo cristão. Se quiser ler mais sobre São Paulo, clic:
http://magiadailha.blogspot.com/2011/06/sao-paulo-e-o-novo-testamento.html

São Paulo Apóstolo.

Dia 26 - Dia dos Deuses LARES - ou Penates.
São os Espíritos Guardiães; da tradição romana; que protegem as casas, e de seus nomes origina a palavra "LAR". 
Ritual:-  Escolha um cantinho da sua casa para ser a morada dos deuses Lares e acenda uma vela verde e um incenso de ervas, agradecendo a eles pela proteção e alegria que proporcionam a todos que aí residem.

Lares ou Penate Dançante
Sul da Itália Campânia, séc. I

Dia 27 - Paganália, dia da MÃE TERRA - Dia da Memória do Holocausto -

Pela tradição romana, é um dia consagrado à Mãe Terra. Neste dia, decore três árvores com fitas amarelas. Os espíritos da natureza serão atraídos pela sua gentileza e trarão Prosperidade e Boa Sorte.


GAIA, Nossa MÃE-TERRA.

Dia 27 de janeiro de 1945 foi o dia que o exército Soviético chegou aos campos de concentração nazistas, para libertar, ainda, mais de um milhão de pessoas...




A data que já era comemorada na Alemanha desde 1996, foi instituída pela ONU a partir de 2005, para relembrar o Holocausto, e impedir que estes fatos tão horríveis na História da Humanidade se repitam.


Vibre Prosperidade para todos.

Dia 28 de Janeiro - Dia da deusa Pele e de São Tomás de Aquino.

Dia dedicado a deusa Pele, a padroeira do Havaí, guardiã do fogo vulcânica. Up Helly, festival escocês do fogo, celebração à Luz e ao Sol. Neste dia purificam-se as casas e se pedem bençãos para o ano. Na China antiga, peregrinação ao altar de T´sai Chen, a deusa da Fortuna, para abençoar os símbolos da boa sorte como: o sapo, o morcego, as moedas e a caixa de prosperidade.

Deusa Pele, padroeira do Havaí.

Já São Tomás de Aquino, menino que viveu com os  monges beneditinos, tornou-se o maior Teólogo da Igreja Católica.


São Tomás de Aquino, o maior
Teólogo da Igreja Católica.

Dia 29 de Janeiro - Celebração de Hebe e do Unicórnio.

Celebração de Hebe, a jovem deusa da primavera, que servia ambrosia e néctar as divindades de Olimpo.


Unicórnio - ligação com o alto  Mundo espiritual

Ano Novo Vietnamita, celebrado com a Parada dos Unicórnios, símbolos da Força e da Vida. 
O Unicórnio é um cavalo branco puro, com um único chifre saliente, em forma de espiral,  entre os dois olhos. Ele busca ligar os seres humanos aos espíritos da natureza, como ao mundo espiritual em si, simbolizando as "mudanças de consciência espiritual". Só consegue ver um unicórnio, num sonho ou sessão de relaxamento, as pessoas de coração muito puro!


Pax Augusta - deusa da PAZ

Dia 30 de Janeiro - Festival da PAZ -
Na tradição romana é o dia da deusa Pax Augusta, deusa da paz. 
Ritual:- Hoje, acenda uma vela branca e reze pela PAZ na Vida e no Mundo (e não esqueça que a Paz começa dentro de nós mesmos!)
Vamos todos fazer isso e atrair o manto da PAZ para nosso país, Brasil e para o Planeta, que estão precisando com muita urgência!

Quer uma Meditação pela PAZ? clic
https://magiadailha.blogspot.com/2016/12/meditacao-pela-paz-mundial.html

- Valquírias -
defensoras dos assassinados.

Dia 31 de Janeiro - Dia de São João Bosco; das deusas Maile, Valquírias, Kwan Yin e Hécate.

São João Bosco ou Dom Bosco, foi padre italiano (1815-1888) que exerceu enorme influência no campo religioso e social, tendo fundado a Sociedade Salesiana. Tinha visões sobrenaturais e, numa delas, dizia ter visto Brasília, a capital do Brasil, muito antes de ela ser pensada. Dedicou sua vida inteira a educação de crianças e jovens. Se quer ler mais: aniversário de Brasília 21/04: http://magiadailha.blogspot.com/2010/04/dias-magicos-abril2-quinzena.html


Dom Bosco e sua grande obra educacional.

Celebração da deusa Maile, no Havaí e na Polinésia. Ela regia a Hula, a dança sagrada, a alegria e o poder sedutor das mulheres. Dia dedicado às Valquírias, as deusas guerreiras da mitologia nórdica que recolhiam as almas dos guerreiros mortos em combate. Reverencia-se também a deusa Hin, padroeira das mulheres sacrificadas e fragilizadas física ou emocionalmente.


Kwan Yin (Kannon)
a deusa da misericórdia.

Na China é dia de Kwan Yin, (Kannon no Japão)  deusa da Compaixão e da Misericórdia. 
Pelas antigas tradições também comemora-se hoje Hécate, a deusa grega da noite, da lua minguante e das encruzilhadas.

Hécate-a deusa da noite
_____   ***   _____

Espero que façamos todos, bom uso de todas essas datas, ou pelo menos, daquelas que mais interessar...EXCELENTE segunda quinzena de Janeiro à todos(as) na PAZ e na LUZ dos SANTOS SERES !
_____  ***  _____

Pesquisado e compilado por geni mafra souza

Fontes de pesquisa:
- FAUR,Mirella -O Anuário da Grande Mãe - Editora Gaia, 2º ediçaõ, 2001,São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento  diversas edições-ed.Pensamento-Cultrix Ltda, São Paulo, SP.
Calendário Wicca - diversas edições, editora Pensamento, São Paulo, SP.

Principais sites consultados para este assunto:
bruxaguinevere.blogspot.com
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lares

Imagens de diversos sites da Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário