quarta-feira, 30 de agosto de 2023

DIAS MÁGICOS de SETEMBRO - 1ª quinzena

Esclareço que estas comemorações fazem parte da cultura de algum povo, em alguma época e estão historicamente, segundo JUNG, no Inconsciente Coletivo...Sendo assim, relembrar, homenagear ou fazer um ritual não vejo como “uma superstição profana” como dizem alguns, mas antes é não deixar morrer a história, os costumes, a cultura, as tradições populares ou a crença de nossos antepassados!

Setembro - início da Primavera - HS.

No antigo calendário romano, Septem era o sétimo mês. Mesmo com a mudança do calendário e o acréscimo de outros meses, seu nome permaneceu o mesmo. 
Pomona, a deusa romana padroeira das árvores frutíferas e dos frutos, é sua regente. 
Para os antigos, setembro, por ser o sétimo mês, era considerado um mês sagrado, mês de rituais a Lua e aos deuses e deusas lunares, principalmente na China, Índia e pelos antigos Incas.


Pomona, a deusa das árvores
frutíferas e dos frutos.

A entrada no signo de Libra e as comemorações do Equinócio, são oportunidades para se buscar o equilíbrio entre a Luz e a Escuridão; a Razão e a Emoção; a Matéria e o Espírito. 
Para antigas tradições, este era o mês de rituais celebrando a Morte e o Renascimento, onde apenas os "iniciados" podiam participar.

Início do OUTONO no Hem. NORTE.

Setembro marca o início da Primavera, estação das flores-HS, e do Outono-HN; cujo equinócio no dia 23 indica o momento em que a luz ainda está em equilíbrio com a escuridão, mas já se prepara para crescer, marcando magicamente a chegada de um novo tempo. Leia mais: http://magiadailha.blogspot.com/2010/09/equinocios-de-setembro.html


Miguel, Gabriel e Rafael

Ainda, atualmente, no dia 29 deste mês comemora-se o Dia dos ARCANJOS, em especial: Miguel, Gabriel e Rafael.
Para conhecê-los melhor aqui no blog, clic:
https://magiadailha.blogspot.com/2010/09/os-arcanjos-celebrados-em-2909.html

Safira e Olivina são as pedras do mês
de Setembro.

As pedras deste mês são:
- Safira Azul, que estimula a fidelidade e o afeto. Pedra da Sabedoria.
- Olivina usada para proteção, cura, sucesso.


A planta do mês é a Videira.

A planta do mês de setembro é a Videira que nos dá  Serenidade e Harmonia.
O elemento que rege o mês: Terra.
O Planeta: Mercúrio
Os Elementais são: os Gnomos e os Duendes


Gnomos e Duendes são
 os elementais do mês.

O lema é:
 
"Para tomar decisões corretas, entre em contato com sua voz interior"


Radha - a deusa hindu do Amor.

Dia 01 de Setembro-
Dia de Radha, a deusa hindu do amor, considerada uma encarnação de Lakshmi, a deusa da abundância.
Thaegélia, festival grego dos frutos. Celebração da primeira colheita. 

Meninas apaches transformando-se
 em mulheres

Neste dia também, as tribos dos índios apaches, celebrava a cerimônia do Nascer do Sol, marcando o rito de passagem das meninas para a puberdade. As meninas antes do nascer do sol, eram levadas a um lugar sagrado para serem abençoadas pela Mulher que Muda ou Mulher Concha Branca, transformando-as em mulheres.

Lugh-o deus Sol.

Dia 02 de Setembro - Dia das PROFECIAS

Neste dia, os celtas homenageavam Lugh, deus do Sol e dos oráculos. Era um dia de muitas previsões e você pode usar este dia para ver, através de um oráculo; que nada mais é que acessar seu inconsciente; qual os melhores caminhos para as muitas ações de sua vida, assim, agindo melhor no presente, você melhora seu futuro. 
Ritual:- Um método simples é concentrar-se na chama de uma vela e ver as imagens que surgem na sua mente. A partir daí você pode agir, sempre no Hoje, para melhorar o amanhã!

Índia Hopi honrando os
espíritos das quatro direções

Dia 03 - Lakon - Gregório Magno (catolicismo)  na Índia início do Festival ao Deus Ganesha - o deus com cabeça de elefante: da Prosperidade, Sabedoria... e da Boa Sorte! Dia do Biólogo.

Lakon era a cerimônia de cura realizada pelas mulheres dos índios Hopi, honrando as donzelas das quatro direções.
Ritual:- Vá a um lugar tranquilo, trace um círculo com fubá, farinha ou algo semelhante; entre nele com um chocalho ou tambor; tocando invoque as divindades das quatro direções.
Para o leste peça: clareza, coragem. inspiração e iluminação. 
Para o sul: confiança, segurança e equilíbrio emocional. 
Para o oeste: saúde, proteção e prosperidade. 
Para o norte peça: renovação, abertura mental, sabedoria e discernimento.


- Gregório Magno -

São Gregório Magno (540-604) foi prefeito de Roma, escritor e Papa. Entre as tantas  grandes reformas que fez na Igreja, está a introdução dos famosos cantos gregorianos. 
Para ler mais sobre os "Cantos Gregorianos" ou Solfejos:  https://magiadailha.blogspot.com/2017/02/frequencia-solfejo-cura-pelo-som-5-parte.html

Mab-a rainha dos Elfos.

Dia 04 - Dia de MAB - 
Nascida em Gales, essa tradição diz que Mab, a rainha dos elfos que vivem nas raízes das árvores, recebe hoje uma homenagem, sempre retribuindo o presente. Ritual:- Coloque maçãs ou pedras coloridas nas raízes de uma árvore hoje para agradar Mab e aguarde uma boa surpresa.

Elfo-espírito das árvores,
 plantas e ervas.

Dia 05 - Deusas Bereginy - Noitu (Brasil) Nanda Devan (Índia) Dia Mundial da Amazônia
Deusas Beregeny são deusas eslavas da fertilidade, das florestas e dos animais selvagens.



No Brasil, os índios Kamayurá reverenciam Noitu, a mãe do Sol Kuat e da Lua Yai, também protetora dos animais selvagens. Na Índia celebração Nanda Devan, para Nanda Devi, a deusa das montanhas que gerou o monte e o Rio Ganges.

Também comemora-se o Dia Mundial da Amazônia, dia criado pra chamar atenção para a conservação da Maior Floresta Tropical do Mundo, e vermos a importância de sua biodiversidade para o planeta! Este foi o dia escolhido como uma referência à 05 de setembro de 1850, quando D.Pedro II, então regente do país, decreta a criação da Província do Amazonas, atual estado do Amazonas.



Com uma área de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros apenas de floresta, a Amazônia está presente em oito estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso. 
Na América do Sul se encontra parte da Floresta, ainda nos países: Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador.

*128 campos de futebol de floresta
foram desmatados por hora entre 2015 e 2016

Em 2019/2020 a situação só piorou!

*Fonte https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2017/09/05/pecuaria-e-responsavel-por-65-do-desmatamento-da-amazonia.htm

Dia 06 - Situa, Festival de Oferendas - Incas.

Dia 07 de Setembro - No Brasil- Dia da Independência - 1822.
Festival de Durga, na Índia. Celebração Daena, a deusa mãe persa. Também é Dia dedicado aos Curadores.

Independência do Brasil
7 de setembro de 1822

Para ler aqui no blog sobre: A Árvore que deu nome ao Brasil - O Pau-brasil:
https://magiadailha.blogspot.com/2012/04/arvores-simbolos-do-brasil.html

Para conhecer melhor a FLOR símbolo do Brasil o IPÊ AMARELO, clic
https://magiadailha.blogspot.com/2012/04/ipe-amarelo-flor-simbolo-do-brasil.html

Dia 7 de setembro também é Dia dedicado aos CURADORES, aqueles que tentam amenizador a dor do outro, a dor do mundo; libertando; mostrando caminhos aos que estão em Busca da Luz. O Xamã é um dos Curadores mais antigos, e assim como o Xamã é um Curador; um Curador é um Xamã: aquele que cuida de levar o indivíduo a achar a própria Cura que está Dentro dele Mesmo!

Curador-Xamã

Dia 08 - NATIVIDADE de NOSSA SENHORA - Festival das ÁGUAS.

Neste dia comemora-se o nascimento de Maria, aquela que viria ser a mãe do Salvador. Não se sabe ao certo onde nasceu Maria, mas sabe-se que era filha de Ana ( hebraico Hannah ou Joana que significa = exprime graça) e de Joaquim (equivale a «Javé prepara ou fortalece»), portanto avós maternos de Jesus. A igreja não  celebra a data de nascimento dos santos, mas sim a de sua morte - correspondendo ao dia da entrada dele na vida eterna.

Natividade de Maria, filha de Santa Ana
e de São Joaquim, quando já idosos.

Somente em três casos comemoram-se as festas no dia do nascimento: Nosso Senhor Jesus Cristo (Natal); o nascimento de São João Batista; e a natividade da Santíssima Virgem, porque aqui, Deus começa a preparar a vinda de seu filho ao mundo.

Duendes das águas e regatos

Hoje também, os tibetanos homenageiam os duendes das águas e regatos, acreditando que eles trazem boa sorte quando são lembrados neste dia.
Ritual:-Pegue uma bacia com água e encha-a com ramos e folhas verdes. Tome um banho com essa água; as folhas restantes deposite ao pé de uma árvore, ou jogue em água corrente.


Dia 09 de setembro.

Em 1971  John Lennon lança a música Imagine, um dos discos mais importantes de sua carreira solo. A música marca uma geração que busca a PAZ e a União entre os povos.

Ch'ang-O- a deusa que mora na Lua.

Dia 10 - Dia de  CH'ANG-O

Na China, Ch'ang-O é uma deusa que mora na Lua. Você pode homenageá-la hoje acendendo uma vela branca sobre uma pedra azul (sodalita ou quartzo azul), atraindo assim o equilíbrio entre a intuição e a razão, além de atrair a força mágica da Lua para sua vida. Se não pode acender a vela sobre a pedra, talvez pelo seu tamanho, coloque-a ao lado da vela.

Castiçal de Sodalita 
- pedra da Intuição -

Dia 11 - Dia das RAINHAS

No Egito, celebravam-se neste dia as antigas rainhas egípicias. Quem realizar um ritual às rainhas hoje revive um antigo mito: "Quem honra a realeza honra os deuses e por estes serão abençoados". Ritual:-Preste uma homenagem à mulher que mais representa a figura da rainha para você, dando-lhe hoje flores amarelas.

Rainhas egípcias.

Dia 12 - Dia de  HYBLA - Encerramento do Festival de Ganesh (hoje ou amanhã)

Na Sicília, a deusa Terra, Hybla,  pode tirar suas dúvidas sobre o momento certo de fazer uma determinada coisa. Como precursora da Humanidade, ela traz em si a sabedoria do tempo.
Ritual:- Pergunte a Hybla sobre o momento certo de fazer uma coisa e ela lhe responderá. Basta ficar atenta às coincidências que acontecerão com você neste dia.

Hibla - a deusa terra da Sicília.

Dia 13 - Dia do Homem VERDE - Gree Man ou Arddhu - 

O Homem Verde era, na tradição celta, o arauto da natureza, o mensageiro que anunciava que a primavera estava chegando. Receba-o hoje e ganhe sua simpatia.
Ritual:- Acenda um incenso de maçã e uma vela verde e leve uma planta nova para casa. Plante uma árvore ou faça algo de bom pelo verde.


Gree Man ou Arddhu

Neste dia plante uma semente, uma "muda", ou mude de lugar uma planta para que ela se desenvolva melhor...Honre as planta, o verde, a mãe-Natureza!

Plante uma semente ou uma muda.

Dia 14 - Festa das LUZES

No antigo Egito, neste dia celebravam-se todas as divindades, acendendo-se lanternas ou velas diante de cada imagem. Atraia as bençãos e proteção dessas divindades lembrando-se delas hoje. Ritual: - Basta acender uma vela em cada porta de entrada da sua casa,  próximo a elas, ou a entrada principal, com a intenção de Iluminar a vida dos moradores!

Festival das velas e lanternas.

Dia 15 de setembro - Aniversário da LUA

Reza a lenda que o Imperador chinês Ming Wong fez uma viagem mística até a Lua neste dia. 
Ritual: - Para prestar sua homenagem à Lua e atrair bons presságios para sua vida, acenda hoje uma vela branca e um incenso de canela. Diante da vela e do incenso, corte uma batata no formato da Lua e enterre-a no jardim.

15 de setembro - Aniversário da Lua

_____  ***  _____

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza

Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:

4 comentários:

  1. Amei seu blog. Tô seguindo. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Malika,

    Obrigada pela visita, por seguir o blog e por suas palavras!
    Escrevo aquilo que gostaria de ler, e se outros também apreciam, fico feliz!
    Volte sempre que quiser, será BEM-VINDA!
    Abçs na PAZ, LUZ e SABEDORIA dos Santos Seres
    Gení

    ResponderExcluir
  3. Que lindo seu blog! Tanta gentileza em compartilhar esses tesouros de ensinamentos. Grata, Geni. Paz e luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Helenice,

      Grata à você também que lê o que pesquise, escrevo e posto e ainda se dá ao trabalho de me escrever...´Não tenho conseguido postar mais assuntos novos por falta de tempo, tenho me dedicado muito as minhas terapias, mas uma hora dessas volto a postar...Desejo muita Paz, Luz e Alegrias em sua vida e na vida dos teus!
      Que o Universo e os Santos Seres te abençoem!
      Abçs grandes!
      Gení

      Excluir