domingo, 17 de julho de 2016

DIAS MÁGICOS de SETEMBRO - 1ª quinzena

Esclareço que estas comemorações fazem parte da cultura de algum povo, em alguma época e estão historicamente, segundo JUNG, no Inconsciente Coletivo...Sendo assim, relembrar, homenagear ou fazer um ritual não vejo como “uma superstição profana” como dizem alguns, mas antes é não deixar morrer a história, os costumes, a cultura, as tradições populares ou a crença de nossos antepassados!

Setembro - início da Primavera - HS.

No antigo calendário romano, Septem era o sétimo mês. Mesmo com a mudança do calendário e o acréscimo de outros meses, seu nome permaneceu o mesmo. Pomona, a deusa romana padroeira das árvores frutíferas e dos frutos, é sua regente. 
Para os antigos, setembro, por ser o sétimo mês, era considerado um mês sagrado, mês de rituais a Lua e aos deuses e deusas lunares, principalmente na China, Índia e pelos antigos Incas.


Pomona, a deusa das árvores
frutíferas e dos frutos.

A entrada no signo de Libra e as comemorações do Equinócio, são oportunidades para se buscar o equilíbrio entre a Luz e a Escuridão; a Razão e a Emoção; a Matéria e o Espírito. 
Para antigas tradições, este era o mês de rituais celebrando a Morte e o Renascimento, onde apenas os "iniciados" podiam participar.

Início do OUTONO no Hem. NORTE.

Setembro marca o início da Primavera, estação das flores-HS, e do Outono-HN; cujo equinócio no dia 22 indica o momento em que a luz ainda está em equilíbrio com a escuridão, mas já se prepara para crescer, marcando magicamente a chegada de um novo tempo. Leia mais: http://magiadailha.blogspot.com/2010/09/equinocios-de-setembro.html

Safira e Olivina são as pedras do mês
de Setembro.

As pedras deste mês são safira azul, que estimula a fidelidade e o afetoe a olivina usada para proteção, cura, sucesso.


A planta do mês é a Videira.


A planta do mês de setembro é a Videira que nos dá  Serenidade e Harmonia.
O elemento que rege o mês: Terra.
O Planeta: Mercúrio
Os Elementais são: os Gnomos e os Duendes


Gnomos e Duendes são os elementais do mês.

O lema é: 
"Para tomar decisões corretas, entre em contato com sua voz interior"

Radha - a deusa hindu do Amor.

Dia 01 de Setembro-
Dia de Radha, a deusa hindu do amor, considerada uma encarnação de Lakshmi, a deusa da abundância.
Thaegélia, festival grego dos frutos. Celebração da primeira colheita. 

Meninas apaches transformando-se
 em mulheres

Neste dia também, as tribos dos índios apaches, celebrava a cerimônia do Nascer do Sol, marcando o rito de passagem das meninas para a puberdade. As meninas antes do nascer do sol, eram levadas a um lugar sagrado para serem abençoadas pela Mulher que Muda ou Mulher Concha Branca, transformando-as em mulheres.

Lugh-o deus Sol.

Dia 02 de Setembro - Dia das PROFECIAS

Neste dia, os celtas homenageavam Lugh, deus do Sol e dos oráculos. Era um dia de muitas previsões e você pode usar este dia para ver, através de um oráculo; que nada mais é que acessar seu inconsciente; qual os melhores caminhos para as muitas ações de sua vida, assim, agindo melhor no presente, você melhora seu futuro. Um método simples é concentrar-se na chama de uma vela e ver as imagens que surgem na sua mente. A partir daí você pode agir, sempre no Hoje, para melhorar o amanhã!

Índia Hopi honrando os
espíritos das quatro direções

Dia 03-Lakon
Lakon era a cerimônia de cura realizada pelas mulheres dos índios Hopi, honrando as donzelas das quatro direções.
Ritual:- Vá a um lugar tranquilo, trace um círculo com fubá, farinha ou algo semelhante; entre nele com um chocalho ou tambor; tocando invoque as divindades das quatro direções.
Para o leste peça: clareza, coragem. inspiração e iluminação. 
Para o sul: confiança, segurança e equilíbrio emocional. 
Para o oeste: saúde, proteção e prosperidade. 
Para o norte peça: renovação, abertura mental, sabedoria e discernimento.

Mab-a rainha dos Elfos.

Dia 04 - Dia de MAB

Nascida em Gales, essa tradição diz que Mab, a rainha dos elfos que vivem nas raízes das árvores, recebe hoje uma homenagem, sempre retribuindo o presente. Ritual:- Coloque maçãs ou pedras coloridas nas raízes de uma árvore hoje para agradar Mab e aguarde uma boa surpresa.

Elfo-espírito das árvores,
 plantas e ervas.

DIA 05 - Festival Deus Ganesh - Índia.

DIA 06 - Situa, Festival de Oferendas - Incas.

DIA 07 de Setembro - No Brasil- Dia da Independência - 1822.
Festival de Durga, na Índia. Celebração Daena, a deusa mãe persa. Também é Dia dedicado aos Curadores.

Independência do Brasil
7 de setembro de 1822

Dia 7 de setembro também é Dia dedicado aos CURADORES, aqueles que tentam amenizador a dor do outro, a dor do mundo; libertando; mostrando caminhos aos que estão em Busca da Luz. O Xamã é um dos Curadores mais antigos, e assim como o Xamã é um Curador; um Curador é um Xamã: aquele que cuida de levar o indivíduo a achar a própria Cura que está Dentro dele Mesmo!

Curador-Xamã

DIA 08-NATIVIDADE de NOSSA SENHORA-Festival das ÁGUAS.

Neste dia comemora-se o nascimento de Maria, aquela que viria ser a mãe do Salvador. Não se sabe ao certo onde nasceu Maria, mas sabe-se que era filha de Ana ( hebraico Hannah ou Joana que significa = exprime graça) e de Joaquim (equivale a «Javé prepara ou fortalece»), portanto avós maternos de Jesus. A igreja não  celebra a data de nascimento dos santos, mas sim a de sua morte — correspondendo ao dia da entrada dele na vida eterna.

Natividade de Maria, filha de Santa Ana
e de São Joaquim, quando já idosos.

Somente em três casos comemoram-se as festas no dia do nascimento: Nosso Senhor Jesus Cristo (Natal); o nascimento de São João Batista; e a natividade da Santíssima Virgem, porque aqui, Deus começa a preparar a vinda de seu filho ao mundo.

Duendes das águas e regatos

Hoje também, os tibetanos homenageiam os duendes das águas e regatos, acreditando que eles trazem boa sorte quando são lembrados neste dia. Ritual:-Pegue uma bacia com água e encha-a com ramos e folhas verdes. Tome um banho com essa água; as folhas restantes deposite ao pé de uma árvore, ou jogue em água corrente.




Dia 09 de setembro.

Em 1971  John Lennon lança a música Imagine, um dos discos mais importantes de sua carreira solo. A música marca uma geração que busca a PAZ e a União entre os povos.

Ch'ang-O- a deusa que mora na Lua.

DIA 10 - DIA DE CH'ANG-O

Na China, Ch'ang-O é uma deusa que mora na Lua. Você pode homenageá-la hoje acendendo uma vela branca sobre uma pedra azul (sodalita ou quartzo azul), atraindo assim o equilíbrio entre a intuição e a razão, além de atrair a força mágica da Lua para sua vida.

Castiçal de Sodalita-pedra da Intuição.

DIA 11 - Dia das RAINHAS

No Egito, celebravam-se neste dia as antigas rainhas egípicias. Quem realizar um ritual às rainhas hoje revive um antigo mito: "Quem honra a realeza honra os deuses e por estes serão abençoados". Ritual:-Preste uma homenagem à mulher que mais representa a figura da rainha para você, dando-lhe hoje flores amarelas.

Rainhas egípcias.

DIA 12 - Dia de  HYBLA

Na Sicília, a deusa Terra pode tirar suas dúvidas sobre o momento certo de fazer uma determinada coisa. Como precursora da Humanidade, ela traz em si a sabedoria do tempo.
Ritual:-Pergunte a Hybla sobre o momento certo de fazer uma coisa e ela lhe responderá. Basta ficar atenta às coincidências que acontecerão com você neste dia.

Hibla-a deusa terra da Sicília.

DIA 13 - Dia do HOMEM VERDE - Em 2016 Festival 

O Homem Verde era, na tradição celta, o arauto da natureza, o mensageiro que anunciava que a primavera estava chegando. Receba-o hoje e ganha sua simpatia. Acenda um incenso de maçã e uma vela verde e leve uma planta nova para casa. Plante uma árvore ou faça algo de bom pelo verde.

Plante uma semente ou uma muda.

Na Índia, em 2016,  dia 13 começou o Festival à Ganesha, o deus da Sabedoria, Prosperidade e Boa Sorte; comemorando o dia me que Ganesha nasceu ou renasceu conhecido também como festival Vinayaka Chaturthi que, tem a duração de 10 dias, começando no quarto dia da Lua crescente, do mê s de setembro.

Ganesha: o deus indu da Sabedoria,
da Prosperidade e da Boa Sorte!



DIA 14- FESTA DAS LUZES

No antigo Egito, neste dia celebravam-se todas as divindades, acendendo-se lanternas ou velas diante de cada imagem. Atraia as bençãos e proteção dessas divindades lembrando-se delas hoje. Basta acender uma vela em cada porta de entrada da sua casa.

Festival das velas e lanternas.

DIA 15 DE SETEMBRO - ANIVERSÁRIO DA LUA

Reza a lenda que o Imperador chinês Ming Wong fez uma viagem mística até a Lua neste dia. Para prestar sua homenagem à Lua e atrair bons presságios para sua vida, acenda hoje uma vela branca e um incenso de canela. Diante da vela e do incenso, corte uma batata no formato da Lua e enterre-a no jardim.

15 de setembro - Aniversário da Lua

_____  ***  _____

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza

Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:

4 comentários:

  1. Olá Malika,

    Obrigada pela visita, por seguir o blog e por suas palavras!
    Escrevo aquilo que gostaria de ler, e se outros também apreciam, fico feliz!
    Volte sempre que quiser, será BEM-VINDA!
    Abçs na PAZ, LUZ e SABEDORIA dos Santos Seres
    Gení

    ResponderExcluir
  2. Que lindo seu blog! Tanta gentileza em compartilhar esses tesouros de ensinamentos. Grata, Geni. Paz e luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Helenice,

      Grata à você também que lê o que pesquise, escrevo e posto e ainda se dá ao trabalho de me escrever...´Não tenho conseguido postar mais assuntos novos por falta de tempo, tenho me dedicado muito as minhas terapias, mas uma hora dessas volto a postar...Desejo muita Paz, Luz e Alegrias em sua vida e na vida dos teus!
      Que o Universo e os Santos Seres te abençoem!
      Abçs grandes!
      Gení

      Excluir