quinta-feira, 4 de abril de 2024

Festa de Pentecostes - Oração ao Espírito Santo

A palavra Pentecostes, vem do grego, pentekosté, significa “quinquagésimo”; e é o quinquagésimo dia após a Páscoa, portanto, assim como a Páscoa, Pentecostes é uma data móvel no calendário cristão.

Pentecostes já era uma antiga festa judaíca.

A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária. Nesta, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido.

No antigo pentecostes, os judeus ofereciam
o que tinham produzido

No Novo Testamento, conta-se que “como era costume, os discípulos, juntamente com MARIA, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico. Durante a celebração, ouviu-se um ruído, como se soprasse um vento impetuoso. Línguas de fogo" pousaram sobre os apóstolos, todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas."

Maria e os apóstolos recebem o Espírito Santo.

Assim, no Pentecostes comemora-se o envio do ESPÍRITO SANTO à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do MESTRE. Em cumprimento à promessa de JESUS, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, CRISTO permanece Presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.

Oração Para Obter os Sete Dons do Espírito Santo


Ó Deus Todo poderoso concedei-nos o Dom:

Concedei-nos Deus Vossos Dons...

- da Sabedoria, a fim de que cada vez mais gostemos das coisas divinas e, abrasados no fogo do vosso amor, prefiramos com alegria as coisas do “alto” a tudo que é mundano e nos unamos para sempre a Jesus.

Unidos a CRISTO
- do Entendimento, para que pela luz celeste de vossa graça, bem entendamos as sublimes verdades da salvação.

...E o Espírito Santo desceu sobre eles.

- do Conselho, tão necessário em tantos passos melindrosos da vida, para que sempre escolhamos o que mais vos agrada, e sigamos em tudo vossa divina graça.

Cristo, nossa Fortaleza.

- da Fortaleza, para que desprezemos todo o respeito humano, fujamos do pecado, pratiquemos as virtudes da fortaleza com santo fervor e afrontemos com paciência e mesmo com alegria de espírito os desprezos, prejuízos e perseguições.

Afaste-nos das ilusões do mundo.

- da Ciência, para que conheçamos cada vez mais a nossa própria miséria e fraqueza, a beleza das virtudes e o valor inestimável da alma e para que sempre vejamos claramente as ciladas do “inimigo”, da carne, do mundo, a fim de evitá-las.

Amarmos os "excluídos"

- da Piedade, para que aprendamos a amar-vos como nosso Pai e a todos os homens como nossos irmãos, sem críticas ou julgamentos.



Lembremo-nos de TUA Presença.

- do Santo Temor, para que sempre nos lembremos com suma reverencia e profundo respeito da Vossa Divina Presença, e evitemos praticar tudo quanto possa Vos desagradar.
Que assim seja, AMÉM!
_____   ***   _____

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza.
Fontes:
Catecismos, folhetos e livros da Igreja Católica.
Da Net:
pt.wikipedia.org/wiki/Pentecostes
http://www.comshalom.org/

Imagens Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário