quinta-feira, 1 de março de 2018

ÁGUAS de MARÇO - Tom Jobim e Elis Regina -

Um dos grandes clássicos da Música popular Brasileira, composta por TOM JOBIM, em 1972. Acompanhado por seu violão, em seu sítio, localizado em Poço Fundo, em São José do Vale do Rio Preto região Serrana do Rio de Janeiro - RJ - BR. Aqui cantando juntos: Tom Jobim e nossa eterna musa da música MPB Elis Regina!



.....................................................................................................................
"Primeiramente precisamos entender o contexto da vida de Tom Jobim quando ele fez a canção.
 
É de conhecimento de todos (ou quase todos) que muitos músicos sofreram repressão dos militares no Brasil durante o período da ditadura, mas Tom Jobim quase nunca é citado entre tantos outros. Na verdade, Tom sofreu uma única perseguição política em sua vida, tudo aconteceu porque o Tom e outros artistas assinaram um manifesto e se retirarão do Festival Internacional da Canção, da Rede Globo. No total foram doze artistas detidos durante algumas horas para interrogatório. Segundo relatos dos detidos, um dos diretores da emissora esteve presente na situação para persuadi-los a voltarem atrás e participarem o festival, porém não obteve sucesso.
 
Depois do fato, Tom foi intimado várias vezes a prestar depoimentos, teve o seu telefone grampeado e suas cartas, violadas.
 
Anos depois, Tom disse que a situação foi resolvida de forma "bastante brasileira", quando um escrivão de polícia solidário o chamou e disse: "Olhe, o senhor não queira se meter com polícia... Isso aqui não é bom. Negócio de polícia não é bom. Vou bater um negócio aqui para o senhor...Este papel aqui diz que o senhor não teve intenção".

........................................................................................
Do site:

Será que estamos vivendo isso novamente!??

Nenhum comentário:

Postar um comentário