quarta-feira, 31 de maio de 2023

Dias Mágicos JUNHO - 1ª quinzena

Estas comemorações fazem parte da cultura de algum povo, em alguma época, e estão no Inconsciente Coletivo, segundo Jung. Assim, relembrar é não deixar morrer a História, os costumes, a cultura, as tradições populares ou a crença de nossos antepassados!

- Hera ou Juno - 
a Grande Mãe.

O mês recebe seu nome da Deusa JUNO, a Grande Mãe da mitologia romana, representada por Hera na mitologia grega. 
Mês da União entre os Opostos, de EQUILÍBRIO e de AMOR. 

SILFOS o elemental 
do AR

Os elementais do mês são os SILFOS- elementais do Ar.

Mês em que, no Brasil, comemora-se o Dia dos Namorados; de Santo Antônio; o padroeiro do amor; o dia do anjo da Fortuna- Fortunata. As comemorações juninas começam... O Mundo comemora a Semana do meio Ambiente com trabalhos de conscientização.

AZEVINHO - A linda 
planta de junho.

A planta do mês é: Azevinho, que propicia Fortuna; abre caminhos; e é associado a alegria e a boa vontade.

As deusas de junho são: Juno, Carna, Danu, Vesta, Epona, Ceridwen.

As pedras: ágata, pedra-da-lua, alexandrita e a pérola.
A Ágata - Ajuda a liberar nossa verdade interior fortalecendo a visão astral, controla a distração e a confusão mental direcionando a atenção; aumenta a paciência, dá controle diante dos problemas; facilita a comunicação.

Pedra-da-lua e as lindas pérolas.

As pérolas - Simbolizam a modéstia, a castidade e a pureza.
A pedra-da-lua - Equilibra as emoções, traz consciência e melhora a intuição. Aumenta o psiquismo e facilita a abertura para assuntos espirituais.
Alexandrita - Cria uma ligação dos corpos mental e emocional com os corpos etéreos, equilibrando-os. É uma pedra com poderes regenerativos. Eleva a auto-estima. Inspira felicidade, criatividade, expansão da consciência e o amor pela vida.

Junho - mês do AMOR,
do Sagrado Coração

A igreja católica comemora como Mês do Sagrado Coração de Jesus.
Este mês também é consagrado as BORBOLETAS, símbolo de Transformação, do Renascimento.
A Runa que rege o mês é DAGAZ que representa "Porta do ano", o portal para os mundos internos; de Reflexão.

Lema do mês:
"Peço ao Universo Energia e Decisão 
para Enfrentar os obstáculos"

JUNHO - mês das Borboletas

Dia 01 de Junho - Dia de CARNA - Continua as Comemorações e Reflexões sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente  -  Começa para os cristãos católicos as 13 missas/novenas em honra à Santo Antônio.

Carna era uma ninfa da mitologia romana que recebeu um espinheiro florido de Juno. Colocar um espinheiro florido na porta de casa hoje, é um ritual garantido para afastar o mal por longo tempo.

SYN a deusa dos mundos mágicos

Dia 02 de Junho - Dia de SYN

Syn é a deusa nórdica da tradição germânica que guarda os portais dos mundos mágicos. O mundo material é um reflexo do que acontece em outro plano e ao realizar algo no mundo mágico, você está influenciando o plano físico.
Nesse dia, faça um ritual para "abrir portas". Arrume uma chave velha e enterre-a junto com um cristal branco. No dia seguinte, desenterre apenas o cristal e carregue-o consigo quando quiser "abrir portas" em algum lugar: para um emprego, um negócio, ou um Amor...claro que dentro do seu merecimento!

 Dia 03 - Cerimônias a Bellona, deusa romana guerreira e amazona; e para Tempesta, a deusa das tempestades - 1899 morre STRAUS,  compositor austríaco. Corpus Cristhi 2021 BR (católicos)


Johann Straus II compositor, violinista 
e regente austríaco *25/10/1825 +03/06/1899

  Morre na Áustria em 1899, aos 74 anos, um dos seus compositores mais famosas de música ligeira, especialmente música de dança e operetas: Johann Straus II.

Consta de suas composições: mais de 500 peças entre: valsas, quadrilhas, polcas, operetas e até um ballet. 
Popularizou tanto a valsa no século XIX que ficou conhecido como o "Rei da Valsa" Entre suas obras mais conhecidas estão: "Danúbio Azul" e "Contos dos Bosques de Viena".

A Festa de Corpus Cristhi fala do único dia do ano que o Corpo de Jesus ou a Hóstia Consagrada (para os cristãos católicos) sai em procissão pelas ruas. A data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (ou Domingo de Pentecostes), normalmente com procissões em vias públicas.
Para ler mais sobre o assunto: 

Dia da Mãe Ancestral- Mãe Terra.

Dia 04 - Mãe Terra.

Muitos países como a Irlanda, País de Gales e muitas Ilhas comemoram hoje o Dia da Mãe Terra - Danu, Dana, Domnu; mãe ancestral de uma tribo de seres espirituais.

Dia 05  - DIA MUNDIAL do MEIO AMBIENTE e Dia de Domnia.

Hoje é um dia especial para repensarmos nossas ações com nosso ambiente: a mãe terra; a água; o ar...que contribuição estamos dando para tornar o mundo um lugar melhor de se viver? fazemos uso racional da água? que destino damos ao lixo que produzimos? fazemos nossa parte plantando e conservando as árvores que já temos? estamos dando exemplo aos jovens e crianças quanto ao amor ao ambiente ? na reciclagem? no uso racional das coisas?

REDUZIR - REUTILIZAR - RECICLAR



Ritual - Hoje faça qualquer coisa em homenagem ao ambiente: Plante uma semente ou uma muda de planta; gaste menos água; repense seu lixo, Recicle, faça uma caminhada junto a natureza...

Domna - Deusa de todas as pedras sagradas da tradição irlandesa, acredita-se que Domnia transforma-se em uma pedra hoje. Devemos procurá-la entre os cristais e pedras de rua e, quando acharmos, levamos para casa e colocamos num altar. Acenda uma vela azul. O espírito de Domna está agora nessa pedra de imenso poder como um talismã sem igual.

Domna - a deusa das pedras

Dia 06  - Dia de Bendis na Trácia -  região histórica do sudeste da Europa.

Bendis, Benedidia, ou Benedida é a deusa da Lua, da Fertilidade e Caçadora Noturna; associada com Ártemis, Hécate e Perséfone. Bendis oferece Vidência, Magia e Proteção àqueles que a procuram.
Ritual: - Ponha no seu altar ou medite com uma Sodalita, pedra azul escuro, para aumentar a força do seu “terceiro olho”, o olho da vidência. Se desejar pode também dar um presente a Bendis. Faça um bolo com ingredientes brancos (farinha, leite, clara de ovos, açúcar...). Deixe o bolo durante toda a noite no batente da janela, de preferência à luz da Lua. No dia seguinte, enterre-o.


Dia 07  - Dia dos SILFOS

Os silfos são elementais do ar que podem (também) hoje ajudar na sua vidência. Se encontrar uma pena de pássaro hoje (não pode encontrar um pássaro e arrancar, a pena tem que cair naturalmente), passe-a três vezes num incenso e carregue-a sempre consigo, pois você foi presenteada (o) com um talismã de boa sorte.

Elementais do ar-os Sílfos

Dia 08  - Véspera de VESTÁLIA

Vesta é a deusa romana do Fogo Sagrado e do Lar; corresponde a Héstia que é a deusa grega dos Laços Familiares, simbolizada pelo Fogo da Lareira (ou do fogão). Você pode conquistar sua simpatia fazendo um ritual.  
Acenda uma vela aromática e dedique-a a Vesta(Héstia) Concentre-se na vela e no calor que invade cada canto de sua casa.Vá andando pela casa levando Luz e Calor por todos os cômodos, purificando seu Lar.  Coloque então a vela no canto mais especial do lar e deixe-a queimar até o fim. Atenção para não deixar a vela muito perto de coisas inflamáveis, como cortinhas e tapetes. A vela pode ser vermelha e você pode aromatizá-la passando óleo nela com as mãos.

Vesta/Héstia - a deusa do 
Fogo e do Lar

Dia 09 - Matrália - Início do festival da Fortuna -
Matrália era dia das mães em Roma, dedicado as deusas da alvorada: Aurora e Leucothea.
Ritual:- Neste dia ofereça uma Benção para seus filhos, ou ore a Grande Mãe: a Terra.

Anahita - a Deusa
Persa do Amor

Dia 10 - Na Pérsia, dia de Anahita  ou Ardvi Sura Anahita, a deusa da Lua, do AMOR e da Fertilidade... Fonte celeste de toda Água e Terra.
Ritual:- Peça a Anahita que espalhe sobre você, a Luz colorida do Arco-íris, equilibre todos os seus Chrakras, e preencha sua vida de Amor e Abundante Prosperidade!

Dia 11 de Junho - Dia de FORTUNATA.
Fortuna ou Fortunata é a deusa romana (ou Anjo?) da Prosperidade, e hoje é o dia perfeito para fazer um ritual para ter boa fortuna.

Fortunata - O Anjo da Fortuna

Ritual - Pegue onze moedas e unte-as com óleo aromático. Mostre cada uma ao Sol e observe seu brilho, mentalizando que esse mesmo brilho será atraído para você. Peça ao Anjo (ou deusa) orientação e boa fortuna. Coloque as moedas num saquinho e carregue-o consigo durante todo o dia. No dia seguinte, dê as moedas aos necessitado, ou numa igreja ou ajude uma entidade que necessite.

Se não gosta ou não quer fazer o ritual, simplesmente MEDITE na imagem acima, por alguns minutos...e imagine muita ABUNDÂNCIA em todos os setores de sua vida, como também para as pessoas que estão próximas à você! O Universo com certeza irá responder!

O Amor está no ar...

 Dia 12 de Junho -  Dia de Shekinah e Dia dos Namorados (Brasil)

Shekinah deusa hebraica da colheita dos grãos.
No Brasil,  por ser véspera do dia de Sto Antônio, o santo casamenteiro, portanto dia de fazer simpatias...veja algumas clicando no link  http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/dia-dos-namoradossimpatias2-parte.html

Santo Antônio, Rogai por Nós !

 Dia 13 de Junho - Epona - Dia de SANTO ANTÔNIO-

Epona, deusa da Gália, protetora dos viajantes, dos cavaleiros e dos cavalos.

Para os cristãos/católicos é dia de um dos santos mais populares - Sto Antônio, o santo considerado "casamenteiro" e "milagreiro"; dia de se achar coisas perdidas rezando a Invocação ou Responso de Santo Antônio ( leia aqui)  http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/dia-dos-namoradosdia-de-sto-antonio-1.html 

Se quer ler sobre Santo Antônio e o Dia-dos-Namorados, aqui:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/dia-dos-namoradosdia-de-sto-antonio-1.html

E se quer algumas Simpatias para "encontrar um Amor"
http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/dia-dos-namoradossimpatias2-parte.html

As Lindas Musas

Dia 14  - Aniversário das MUSAS

Esta antiga tradição grega lembra-nos deste ritual para atrair as qualidades das musas.
Ritual para as Musas - Acenda um incenso de verbena e coloque uma música bonita, antiga, medieval ou Nova Era. Respire profundamente e visualize lindas jovens a cercar você em um campo verde e florido. Elas lhe sussurram palavras de conforto e inspiração. Dance com elas e ao terminar a visualização ofereça-lhes maçãs e uvas em um prato branco. Deixe em algum lugar verde. Agradeça a presença e estímulo delas.

Este ritual simples é especialmente indicado para aqueles que se sentem desanimados e sem ânimo para nada ou para escritores e músicos que andam sem inspiração.

Dia 15 de Junho  - Dia de Aine de Knockaine - Dia Mundial do Migrante e do Combate à Violência aos Idosos.
Aine era uma deusa fada celta que ajudava os viajantes perdidos. 

AINE - a deusa Fada celta

Ritual:- Quando se sentir perdido sobre alguma questão, seja profissional ou amorosa, faça como os antigos celtas. Bata em uma árvore três vezes com um ramalhete de flores brancas chamando por Aine e ela logo lhe mostrará o caminho certo. Se a questão for muito complicada, tente se afastar por algum tempo e ficar em uma área verde e tranqüila, para Meditar sobre o assunto...
_____  ***  _____

Para ler os "Dias Mágicos da segunda quinzena de Junho"
http://magiadailha.blogspot.com/2010/06/dias-magicos2-quinzena-de-junho.html

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza 

Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe -Editora Gaia, 2º edição, 2001,São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento diversas edições- editora Pensamento-Cultrix Ltda, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca-diversas edições, editora Pensamento, São Paulo, SP.

Principais sites consultados:

Imagens da net

4 comentários:

  1. Olá Geni,

    Agradeço por seu comentário pela visita ao Arcano Dezenove.

    Paz e luz!

    Abraços,
    Soraia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Soraia,

    Que prazer ter você aqui! Achei ótimo o arcano dezenove. Vou voltar outras vezes. PAZ e LUZ de todos os Santos Seres pra ti também e obrigada pela visita e pelo comentário!
    Abçs
    Gení

    ResponderExcluir
  3. DEMAIS ESSE BLOG,GRAÇAS A ESSAS FILOSOFIAS HOLISTICAS SOU FELIZ E SAUDE PLENA.ABÇ DE LUZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio,

      Obrigada por acessar o blog e pelo comentário; estes nos incentivam a continuar pesquisando e postando assuntos de interesse geral!
      Apareça mais vezes, será um prazer...
      Abraços fraternos de PAZ e de LUZ!
      Gení

      Excluir