quarta-feira, 5 de julho de 2017

"NAQUELA MESA ESTÁ FALTANDO ELE" - Uma homenagem à Jacob do Bandolim

O compositor e jornalista Sérgio Freitas Bittencourt (Rio de Janeiro,1941 -  1979), filho de Jacob do Bandolim, cresceu cercado por chorões e rodas de choro, e fez essa lindeza de letra e música em homenagem (póstuma) à seu pai, no dia que este, se vivo fosse completaria 60 anos, em 14 de fevereiro de 1978, quando o editor do jornal em que trabalhava lhe pediu que: "falasse de seu pai!"



Jacob Pick Bittencourt (Rio de Janeiro 1918-1969) ou Jacó do Bandolim, como ficou conhecido,  foi um músico, compositor instrumentista e tornou-se um pesquisador da música brasileira e especialmente do choro. Deixou milhares de peças, entre discos, partituras, fotos e matérias jornalísticas, que foram incorporadas ao acervo do Museu da Imagem e do Som (no Brasil).  Um dos maiores expoentes da música instrumental brasileira. Foi chamado de “Mestre do Bandolim”.

Na voz do próprio Sérgio Bittencourt  e da inesquecível  Elizeth (Moreira) Cardoso, conhecida como A DIVINA, que foi também uma das maiores cantoras brasileiras, carioca (1920-1990).

Ofereço à todos os pais, por ser Dia dos Pais no Brasil, segundo domingo de Agosto, e ao meu onde ele estiver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário