quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cromoterapia - 4ª parte - Como Equilibrar Nosso Campo de Cores?

O Equilíbrio das Cores em Nossa Vida.

Cromoterapia é uma palavra que tem origem no grego "khrôma" cujo significado é  "cor"e  “terapheia”, tratamento

A cromoterapia, como já falamos, é um tipo de tratamento terapêutico que consiste na utilização das cores para restaurar o equilíbrio físico e emocional do indivíduo, promovendo a “cura integral”.

As setes core do arco-íris.

A Historia nos mostra que no Antigo Egito a cor - através dos raios solares - já era usada para beneficiar o ser humano. Mais tarde, o cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, já no século XVIII, conduziu uma intensa e longa pesquisa a respeito das cores, e chegou a conclusão que elas têm um determinado efeito. Goethe concluiu que o vermelho estimula, o azul suaviza, o amarelo causa alegria e o verde é relaxante.
A cromoterapia, porém, no Ocidente é bem mais nova, parece que só chegou por volta do século XIX. Para ler mais na 1ª parte:  
 
 


O Uso da Cromoterapia

O equilíbrio através das cores pode ser feito de diversas formas, por muitos meios e diferentes tipos de terapias como: a cromoterapia com luzes (propriamente dita), com cristais nas cores dos chakras, com óleos coloridos (aura-soma), com vidros coloridos - *táquions, com água coloridas (solarizadas), com argila; com sais; nas roupas; nos alimentos (chás, sucos, especialmente); no ambiente, com objetos, imagens (feng shui); imaginação; “respirando as cores” etc.
  
Reiki e outras terapias semelhantes
também equilibram nosso corpo de cores.

 Mesmo as terapias que não usem a cor explicitamente, como a massagem, a acupuntura, o Reiki, o Passe energético, exercícios (Yôga em especial) pelas orações, mantras, meditação...podem equilibrar a gama de cores que nos envolvem. A maioria, (para não dizer todas) as terapias trabalham equilibrando os chakras, portanto de uma forma ou de outra, mesmo que indiretamente, equilibram “nossa cores”, ou nossa aura ou malha energética que nos reveste.

As cores precisam ser usadas no tempo certo.

O tempo necessário de cromoterapia com luzes varia e precisa ser observado para que o excesso também não venha trazer prejuízo a pessoa.

Assim, com luzes, o tempo médio é:

Vermelho                          - 05 min
Laranja                                - 10 min
Amarelo                              - 12 min
Verde                                     - 15 min
Turquesa ou azul         - 15 min
Índigo azul escuro       - 15 min
Violeta                                  - 15 min


Peças de vidro taquionizadas.

*Sobre os táquions, objetos de vidro, cobre ou seda que captam uma pequena partícula do átomo usada para cura - os táquions - se tiver interesse em conhecer melhor, tem artigo aqui no blog Magia da Ilha, no endereço:

Garrafas para solarizar a água.

Água Solarizada

A água solarizada e/ou imantada funciona no princípio (agora comprovado pela ciência) de que como somos mais de 70% de água, ao tomarmos um ou dois de água “colorida” na cor que precisamos, nossas células passam a vibrar na freqüência desta cor em todos os nossos corpos. 

Você mesmo pode fazer em casa, a água solarizada, de um modo fácil, prático e rápido.
Pegue uma garrafa, frasco ou copo  de vidro na cor que quiser ou que precisar; na falta desta pegue o frasco branco e envolva com papel na cor que você quer ou precisa (o melhor é o papel celofane). Preencha o frasco com água filtrada, mineral, de fonte ou ainda na falta destas; ferva por alguns minutos a água da torneira; coloque a garrafa para tomar sol por 4 horas, pelo menos. Pode ser de forma indireta a luz do sol. Ou, 30 min sob uma luz artificial

Se você quiser, ainda antes de colocar o frasco ao sol, segure-o nas mãos e faça uma “intenção de cura e equilíbrio”; ou uma oração ou simplesmente um pensamento positivo; as frases da Cura Ho’Oponopono, por exemplo... para quem for fazer uso desta água. Assim, além da vibração da cor, a água estará também “imantada” com mais esta forma de cura.

 
Garrafa solorizada com as palavras do Ho'Oponopono.

Tome esta água por alguns dias. O melhor é tomar dois copos: um em jejum, se possível, e um à noite ao deitar.
Você também pode ir tomando todas as cores, uma por semana, com a finalidade de reequilibrar seus chakras ou seu campo energético.

 Velas

O uso de velas coloridas, que você pode usar uma por semana; velas de 7 dias; ou mesmos velas pequenas, como preferir; também tem a função de ajudar na cura dos nossos chakras ou nosso campo de energia, através das cores. Aqui, também a intenção é importante. Além do que o elemento Fogo, presente, ajuda na “queima de inúmeros karmas” e a LUZ nos auxilia a encontrar o nosso caminho para a Cura Integral, e a nossa evolução.

Visualização das cores .

Visualização

Usando a imaginação; a força da mente; a visualização; podemos ainda juntar duas cores, mas precisa de um conhecimento um pouco maior sobre a cromoterapia. Ex. se você está com um problema de relacionamento, pode também fazer uso da imaginação; sim, ela é mais forte do que pensamos... 

Imaginemos as cores violeta (transmutação) e rosa (amor incondicional) saindo do nosso coração, ou do Timo, glândula que fica próximo ao coração, no meio do peito, abaixo e atrás do osso esterno. 

Ou podemos nos imaginar respirando essas duas cores, por alguns dias, vamos ver dia- a- dia, nosso(s) relacionamento(s) sendo transmutado, diminuindo a dor de separações, angústias e ansiedades, enfim, promovendo a cura...

Respirando o amarelo.

Se você acha que está absorvendo “cargas negativas de fora”; ou sentindo transtornos em sua digestão, precisa fortalecer seu plexo solar, o chakra que cuida dos órgãos do nosso sistema digestivo. Imagine-se absorvendo Luz amarela, ou respire nesta cor, preenchendo todo seu abdômen, ao redor do seu umbigo. Sinta o calor do amarelo restaurando as células dos órgãos do sistema digestivo, trazendo otimismo, alegria para sua vida e aumentando sua auto-estima. Faça o exercício por algumas semanas até se sentir saudável e forte.

A Dieta do Arco-íris

Alimentação

O uso das cores na alimentação funciona igual: as células absorvem, por vibração, as cores que precisamos no momento, mas para isso é preciso que você se alimente com consciência ou com intenção...não que se fizer sem isso não fará efeito, mas tudo que você faz com consciência/intenção o valor é maior e mais rápido e maior.

Nos Alimentos
Veja os efeitos que as cores podem causar na nossa alimentação:

A presença de todas as cores
na alimentação da semana é imprescindível

Violeta, roxo, e preto: Transformam os nutrientes em energia; fornecem também potássio e vitamina C mantendo a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo. Por serem antioxidantes, retardam o envelhecimento.

Vermelho: Também contém antioxidante; precursor da vitamina A. São bons para a memória, o coração; fortalecem olhos e pele e previnem o câncer.

Amarelo e Laranja: Promove o aumento da imunidade, melhora a visão noturna, traz elasticidade a  pele fortalece as unhas e, dá brilho aos cabelos. Também contém antioxidante.

Alimentos Verdes importantes na
nossa alimentação diária.


Verde: Não deveriam faltar em nossa alimentação diária. Contém vários nutrientes como betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, vitamina C e E, ferro e potássio. Evitam a fadiga mental, pois atuam nas células de todo o sistema nervoso;  promovem o crescimento, são a base para produção dos glóbulos vermelhos já que deixam mais fortes  os ossos (onde os glóbulos são formados) combatendo assim a anemia; e ainda fortalecem os dentes.

Marrom e bege: Fornecem, além das fibras, vitaminas e minerais cuja função é: regular o organismo, promover o bom funcionamento intestinal, controlar o colesterol e a insulina (responsável pela diabete)

Branco: São alimentos ricos em: fósforo, cálcio e as vitaminas do complexo B. Mantém os ossos e a respiração celular num nível saudável, auxiliando no metabolismo energético e das proteínas. Previnem a formação de coágulos e atuam para o bom funcionamento do sistema nervoso, principalmente do cérebro.
_____   ***   _____

Postado por Gení  Mafra Souza

Fontes de Consulta:

Você é Sensitivo? SOSKIN, Julie,editora Pensamento, São Paulo, SP.
Evolução Elegante: a Expansão da Consciência - LAPIERRE, Davd P. e DUBRO, Peggy Phoenix. Editora Madras, 211, São Paulo, SP.
Táquions a Serviço do Seu Bem Estar – BOCHNIK, Martina e THOMSEN, Tommy, editora Vesica Piscis, Espanha, 2008.(impresso no Brasil)
Nutrição Espiritual e A Dieta do Arco-Íris, COUSENS, Gabriel; Editora Nova Era, 2008, Rio de Janeiro, RJ.
Revista Bons Fluidos, Ed. Abril-nº 8, set e out-1999
Revista Viva Saúde Especial, ed. Simbolo, ano 1, nº 2

Auxiliares e Bons Livros sobre o assunto Aura e Chakras:
Qual é a Cor da Sua Aura? BOWERS, Barbara, editora Saraiva, 1990, São Paulo, SP.
Conheça sua Aura, LEARSON, Cyntthia Sue, editora Nova Era, 2007, Rio de Janeiro, RJ.
Cura Vibracional através dos Chakras, GARDNER, Joy, editora Pensamento, 2013,São Paulo, SP

Site:

Exercício de Cromoterapia on-line gratuito:
Imagens NET




Nenhum comentário:

Postar um comentário