domingo, 25 de agosto de 2013

CROMOTERAPIA - 3ª parte B - As Cores Básicas Frias.

No assunto anterior, falamos das três Cores Básicas Quentes, cores do espectro solar e dos nossos chakras, em ordem: Vermelho, Laranja e o Amarelo.  Está no link:

Aqui falaremos das quatro Cores Básicas Frias: Verde, Azul, Índigo e Violeta.

VERDE

O Curativo Verde da Natureza.

Cor da natureza, o verde nos transporta a um contato relaxado e curativo com o mundo, sendo, no nosso corpo, irradiado pelo nosso quarto chakra: o Chakra Cardíaco ou do Coração. 

O Verde Relaxa e induz ao sono.

O Verde é uma cor fria que leva a calma e induz ao sono. O poder calmante do verde traz tranqüilidade e harmonia para a própria essência do nosso ser: o nosso “Self”.  
Governando nossa capacidade de dar e receber amor, criando empatia com os outros e possibilitando encontrarmos a Paz dentro de nós mesmos. É a cor do dólar, talvez por isso esteja ligado à sorte.


Verde propicia o diálogo.

Verde é a cor que propicia o diálogo, a compreensão, o perdão; desperta a sensibilidade, a busca por soluções pacíficas e harmoniosas para todos, com trabalho e determinação.
Conhecido como a cor da esperança e associado à cura, o verde tem a ver com recuperação e regeneração. É anti-séptico, bactericida, germicida e facilita a digestão, restaurando todos os órgãos digestivos: estômago, pâncreas, vesícula, fígado e intestino. 

Inspire o verde e abra-se ao Perdão.

Atua ainda, o verde, sobre a pressão sanguinea, regula o coração e cura os pulmões. Combate o estresse, proporciona serenidade, harmonia e equilíbrio físico e mental.
Aumenta a espiritualidade e a capacidade de curar, por isso é chamado por muitos de “a cor do curador”.

AZUL

O azul aqui é um azul claro, turquesa ou cor-do-mar.

A Calma do Azul.

O calmo azul nos remete ao céu, ao mar e a espiritualidade, ao senso do sagrado. É a cor emitida pelo nosso 5º chakra, da garganta, o chakra das Comunicações.

Também associado à serenidade, o azul tem ligação com a energia maternal e a intuição. Leva-nos a nos ligar ao passado, a devoção aos valores duradouros e à estabilidade. É uma cor que, como verde, também parece “atrair sorte”.

Azul que nos acalma.

Cor do altruísmo (mas também do puritanismo, se em excesso) representa os relacionamentos seguros, mansos e aconchegantes. 

Mesmo que seja a cor da docilidade e passividade, o azul também nos dá chance de mudança, de versatilidade, de magnetismo e inspira curiosidade. Culturalmente, durante anos, foi considerado uma cor “masculina”.

É a cor que aparece muito forte nas pessoas que trabalham com comunicação, especialmente com a voz: jornalistas, comunicadores, palestrantes, professores, atores,
radialistas...

Quanto a temperatura, o azul é classificado como “cor fria”; calmante, relaxante, analgésica e antiinflamatória, por isso bastante usada nas salas de hospitais, ambulatórios, consultórios, terapias, em ambientes de praias, onde se procure calma; em quartos infantis...

Azul ainda fortalece o sistema nervoso e imunológico; atua nos vasos sanguineos, no sistema muscular e ósseo, nas articulações e na pele; é regenerador celular, abranda inflamações e eczemas. Proporciona quietude mental, autoconfiança e clarezareduz ansiedades e tensões, combatendo a insônia.

Traga a calma do céu e do mar para dentro.

ÍNDIGO ou AZUL ESCURO

Também chamado azul da meia-noite, o índigo é hipnótico e tem efeito transformador sobre o corpo e a alma.

Índigo o azul-da-meia-noite

É a cor do nosso chakra frontal, o sexto chakra (Ajna para os orientais)  localizado na testa, entre as sobrancelhas e um pouco acima destas. 

Terceiro-olho  Hipófise
Está  ligado a glândula Hipófise, umas das glândulas místicas do corpo, por isso mesmo essa ser a cor da intuição e a cor do místico.

O índigo é outra “cor fria” que aguça a clarividência, já que ativa a Hipófise por meio deste chakra e expande nossa visão psíquica.


Por estimular o lado direito do cérebro, o índigo aciona a imaginação criativa, aprofunda a intuição, nos dá confiança interior e serena, de que conhecemos a verdade. Promove senso de Paz e harmonia espiritual.

É purificador sanguineo, reduz a pressão, promove o crescimento saudável de células e tecidos. Exerce ação sedativa; é usado para distúrbios mentais pois ajuda a clarear as idéias, restabelecendo o equilíbrio interior. 

Terceiro-olho e a Hipófise.

Alivia a claustrofobia e os pensamentos obsessivos. É a cor mais ativa nos paranormais e místicos, que tem a intuição mais desenvolvida. 

Crianças-índigos da década 70/80.

Muitas crianças nascidas das décadas de 70/80, principalmente, (hoje jovens-adultos) parecem possuir, em maior número, grande quantidade desta cor em sua aura, apresentando as características, mentais/espirituais que esta cor dá; uma aura de mestres; sendo por isso chamadas crianças-índigo. 

VIOLETA

O espiritual Violeta.

Cor da profunda espiritualidade, o violeta ligado ao nosso 7º chakra; o Chakra da Coroa que conectado a outra glândula mística: a Pineal, irradia energias sutis, estimula a reflexão e a introspecção, a busca a respostas interiores impulsionados pelo desejo que temos de conhecer a verdade eterna, das fontes mais profundas da sabedoria espiritual.
 
Cor da Sabedoria, da introspecção.

O violeta é a cor da sabedoria, da introspecção, favorece a comunicação profunda com o mundo espiritual.  Conhecida como “cor dos reis”, é usada pela realeza, mestres, bispos e papas para simbolizar um poder que está além da esfera temporal.


É ainda a cor da transmutação, da inspiração, dos ideais elevados e do pensamento altruísta; está ligada ao desenvolvimento espiritual e a transformação.


Violeta -cor do Chakra da Coroa
ligado a glândula Pineal.

O violeta é uma cor fria, usado como antiinflamatório e excelente cauterizador. Acalma o cérebro e todo sistema nervoso; ajuda a dissipar as obsessões e as neuroses irracionais. Tem efeito calmante sobre a pele, as queimaduras do sol, sobre a glândula pineal e os olhos, equilibra o metabolismo

A ainda desconhecida Pineal.

Terapeutas usam para tratar traumas e distúrbios emocionais. É uma cor de grande proteção psíquica e espiritual, por isso essa é considerada a cor do mestre! 
Mas, cuidado, o violeta também em desequilíbrio; em excesso, sem a pessoa estar preparada espiritualmente, pode causar tristeza e tendência à depressão.

A suavidade do violeta-lilás.

Podemos, para equilibrar nossa colorida aura ou campo de energia, trabalhar com as cores únicas, sozinhas, ou também trabalhar cores juntas e através de diversos métodos que falaremos na continuação.

Se quer ler mais sobre Glândulas Místicas, para Hipófise ou Terceiro-olho, siga o link:

Para ler sobre a Pineal- Charkra da Coroa no blog, o endereço
_____   ***   _____

Próximo assunto: Como Equilibrar Nosso Campo de Cores?

Pesquisado e postado por Gení Mafra Souza.

Fontes de Consulta:

Você é Sensitivo? SOSKIN, Julie,editora Pensamento, São Paulo, SP.
Evolução Elegante: a Expansão da Consciência - LAPIERRE, Davd P. e DUBRO, Peggy Phoenix. Editora Madras, 211, São Paulo, SP.
Táquions a Serviço do Seu Bem Estar – BOCHNIK, Martina e THOMSEN, Tommy, editora Vesica Piscis, Espanha, 2008.(impresso no Brasil)
Revista Bons Fluidos, Ed. Abril-nº 8, set e out-1999
Revista Viva Saúde Especial, ed. Simbolo, ano 1, nº 2

Auxiliares e Bons Livros sobre o assunto Aura e Chakras:
Qual é a Cor da Sua Aura? BOWERS, Barbara, editora Saraiva, 1990, São Paulo, SP.
Conheça sua Aura, LEARSON, Cyntthia Sue, editora Nova Era, 2007, Rio de Janeiro, RJ.
Cura Vibracional através dos Chakras, GARDNER, Joy, editora Pensamento, 2013,São Paulo, SP

Site:
Imagens NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário