terça-feira, 27 de junho de 2023

Dias Mágicos - JULHO - 1ª quinzena -


JULHO tem esse nome em homenagem ao imperador romano JÚLIO CÉSAR que, em  46 a.C. resolveu reorganizar o caótico calendário romano.


Imperador romano Júlio César
que deu nome ao mês de JULHO.

Por ser o sétimo mês do ano, Julho é um mês de Muito Poder na Magia, pela força do próprio número sete que é um número de excelência para a espiritualidade, segundo a numerologia e muitas linhas místicas. Então não por acaso, muitos fatos que marcaram profundamente a Humanidade (como a descoberta de Machu Picchu, a Queda da Bastilha, a apresentação da TV...) se deram neste mês!

Acredita-se que todos os rituais feitos neste mês são bem sucedidos!

RUBI - A pedra do "Self"

A pedra deste mês é o Rubi; que favorece o amor, a beleza e o sucesso. O rubi é também considerado; pelos místicos; como  a energia criativa dedicada aos aspectos mais elevados do "self" superior (essência; alma; mestre interno...)

A árvore é a Aveleira, segundo os druidas.


AVELEIRA - A linda árvore de Julho.

Os gregos celebram, neste mês, as Olimpíadas, famosas competições de atletismo, drama e música. O Egito celebrava o início de um Ano Novo. No Japão, celebrações budistas e shintoistas, honravam os espíritos dos ancestrais, no Festival das Lanternas o - Obon Matsuri. Os países nórdicos faziam diversas celebrações as deusas.

O lema do mês é:
“Use sua energia e criatividade
para realizar seus trabalhos 
e criar novos projetos”.

Dedique este mês para reavaliar suas realizações, canalizar energia criativa para novos projetos, e descobrir novos caminhos de realização espiritual.

Duendes - os elementais 
de Julho.

Os elementais que guardam este mês são os Duendes, protetores das florestas, dos bosques, da natureza...  Ofereça-lhes  maçãs durantes sete dias; (ou parta uma maçã em sete) em agradecimento aos seis meses que se passaram, e ao sétimo que se iniciou, e eles agradecerão dando sorte à você, nos meses que ainda faltam para acabar o ano.

Dríades - o espírito das árvores.
   
Dia 01 de JULHO - Dia das Dríades , a Descoberta de Machu Picchu(1911)- Apresentação da TV ao mundo (1914) - Nascimento de Amália Rodrigues(PT) Dia Internacional do Reggae.

Essa tradição celta relembra os espíritos das árvores, conhecidos como dríades, representadas como mulheres belas que emprestavam seus poderes aos druidas (sábios, mestres, sacerdotes... celtas) Hoje, um ritual simples e eficaz de conseguir favores das dríades, é fazer uma pequena festa para elas.
Ritual:- Num lugar verde, onde exista ao menos uma árvore, faça uma festa com um bolo, um pão, vinho ou suco de Uva e música alegre. Antes de comer, dance com as dríades alegremente, visualizando-as à sua volta. Ofereça então os alimentos que trouxe e coma também. As partes das dríades, deixe ao pé da árvore. Despeça-se com um longo e caloroso abraço na árvore, para Agradecer e absorver Energias de Vida e de Sabedorias dela. 
Se puder, hoje em homenagem as Dríades, vista-se de verde.

Machu Picchu construída nos meados
 do séc. XV, a 2.430 m de altitude,
no Vale de Urubamba - Peru.

Em 1911 é descoberto no PERU, pelo americano HIRAN BINGHAM as ruínas da Cidade Sagrada dos Incas: MACHU PICCHU = "Velha Montanha". A cidade é de uma bela estrutura calcárea, bem conservada, exótica e cheia de misticismo... foi considerada em 1983, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.


1914 é apresentado ao mundo o
primeiro aparelho de TV

 Em 1914 é apresentado pelo cientista inglês ARCHIBALD  LOW, em Londres, um aparelho capaz de transmitir imagens à distância a que chamou de televisão!

Em 1920 nasce em Lisboa PT, aquela que viria ser uma das maiores interpretes de música do século XX, Amália Rodrigues.


Amália Rodrigues e o Fado.

Amália da Piedade Rodrigues foi artista, fadista e uma das maiores cantoras de Portugal que imortalizou canções populares, não só de Portugal mas de outros países. O Fado, música popular de Portugal,  ficou ligado a sua imagem.


Earhart uma das mais influentes
piloto americana

1937 - Primeira mulher a cruzar o Atlântico norte com um monomotor, AMÉLIA EARHART,
inicia a volta ao mundo mas infelizmente desaparece no Pacífico. Foi considerada na época, uma das melhores aviadoras dos Estados Unidos.

- Nos anos 60 surge na Jamaica, um novo rítmo musical: o Reggae, que junta rítmos latinos, e se torna famoso no Mundo, principalmente na voz do seu principal ícone: Bob Marley!

Honrando as 
futuras mães.

Dia 02 de Julho - As deusas da Fertilidade - Morre Nostradamus (1566) e Rousseau (1778) - É feito primeiro teste com o Zepelim(1900)

Na Europa antiga, celebração das futuras mães, honrando todas as deusas da fertilidade.
Aproveite a data e dedique um pouco de seu tempo e energia para auxiliar e orientar futuras mães, na sua família, entre amigos ou na sua comunidade.


Incansável pesquisador 
Nostradamus.

1566 -  Morre o polêmico (até hoje...) francês: cientista, médico, astrólogo, alquimista, ocultista, vidente...Michel de Nostredame ou NOSTRADAMUS, deixando escritos e previsões de longo prazo, mas em forma de enigmas, eneagramas, epigramas...muito complexos, e com a junção de diversos idiomas, para diferentes áreas e lugares do mundo! Foi um profundo pesquisador e conhecedor das Ervas Medicinais!

1778 - Morre o suíço filósofo, escritor, compositor e teórico político... J.J. ROUSSEAU um dos mais influentes do Iluminismo.


Zepelim sobre o Rio de Janeiro.

1900 - O ZEPELIM, dirigível rígido desenvolvido pelo conde alemão Ferdinand Von ZEPPELIN, faz seu primeiro voo com sucesso, sobre o Lago Constança situado entre Alemanha, Áustria e Suíça e atravessado pelo Rio Reno.

Cerridwen deusa 
da fertilidade.

Dia 03 julho - Cerridwen - 

Festival celta celebrando a deusa da fertilidade Cerridwen, a detentora do caldeirão sagrado da transmutação e Grande Mãe da Vegetação.
Ritual:- Neste dia ofereça flores ou grãos à Mãe da Vegetação. Medite olhando um caldeirão ou uma taça com água procurando ver além da superfície; além das aparências!

Deusa PAX

Dia 04 Julho - Dia de PAX

Outro dia dedicado à deusa Pax da tradição romana. Pax é "aquela que habita sem habitar" .
Ritual:- Hoje, reze pedindo Paz e Medite pela PAZ e SERENIDADE entre os povos de Todo o Mundo.

ANGUS MAC OG


Dia 05 Julho - Dia de Angus Mac Og

Na mitologia celta, Angus é o deus da juventude e beleza. Segundo a tradição, neste dia Angus repartia suas qualidades com os mortais merecedores.
Ritual:- Molhe as mãos e o rosto numa bacia com leite, mel e pétalas de rosa, pedindo para ter espírito jovem e alma bela. Sua aparência física será um reflexo de como você é por dentro, então peça também para ter PAZ, Equilíbrio, Harmonia e Sabedoria!


Deusa Hera.

Dia 06 julho - Dia das Deusas Lunares - nascimento de Frida Kahlo - México 1907 e de Dalai Lama - Líder espiritual e político do Tibet 1935.

Dia dedicado as deusas lunares: Luna, Juna, Selene, Hera, Isthar, Hathor.


Magdalena Carmen
FRIDA KAHLO y Calderrón

Em 1907 no México nascia uma de suas filhas mais célebres que influenciou, e influência até hoje, as mulheres do Mundo todo no seu empoderamento: a pintora surrealista Frida Kahlo, uma das mais importantes pintoras mexicanas do século XX.
Teve uma vida com relacionamentos complicados e sérios problemas de saúde, o que pode ter levado a sua morte prematura aos 47.

Dalai Lama - 06/07/35  Monge Budista Tibetano. Nasceu na aldeia de Takster, província de Amdo, no Tibete. Filho de agricultores recebeu o nome de Lhamo Dhondrub. Quando tinha dois anos, passou a ser chamado de Tenzin Gyatso, após ser reconhecido pelos monges tibetanos como a reencarnação do 13º Dalai Lama.

A partir de seis anos de idade passa a receber aulas de filosofia budista, arte e cultura tibetana, gramática, inglês, astrologia, geografia, história, ciências, matemática, medicina, poesia, música e teatro para ser o 14° líder tibetano.

Dalai Lama - 14° Líder Tibetano.

Em 1950,  o Tibete foi invadido pela China, o Dalai Lama com apenas 15 anos, é orientado a deixar seu país, e depois de alguns anos e de confrontos, vai com sua família e alguns de seus seguidores, a convite do governo indiano, se exilam na Índia, onde é instalado um governo tibetano. Para receber grande número de refugiados são criados assentamentos e escolas para preservar a língua, a história e a religião tibetana.

Recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1989. No dia 10 de março de 2011, anunciou que deixaria o comando político dos tibetanos.

Chih-Nu a padroeira dos
 casamentos no Oriente.

Na China celebra-se Chih Nu, (Qixi Festival) a deusa tecelã, padroeira das tecelãs, dos casamentos e regente da estrela Vega, a mais brilhante da Constelação de Lira e a quinta mais brilhante do céu!

Dia 07 julho - Dia de Juno - Nascimento de Isabel da Hungria


Em Roma, celebra-se Juno, a deusa Greco-romana padroeira dos casamentos e das mulheres.


Sta Isabel - Padroeira
 dos Pobre e Enfermos 

Na Hungria nascia em 1207 a pequena princesa Isabel, que mais tarde torna-se Rainha da Alemanha e depois de ficar viúva muito jovem, aos 20 anos, dedica sua vida aos Pobres e Enfermos, sendo canonizada como Santa e Padroeira destes e da Ordem Terceira Franciscana. Sua festa é em 17 de novembro.

Sunna, a deusa Sol 
ou Luz.

Dia 08 julho - Deusa Sunna - 1838 - Nascimento do alemão Ferdinand Von Zeppelin, desenvolvedor do Zepelim.

Antiga celebração pelos povos nórdicos a deusa Sunna; que representava o Sol; cristianizada como Santa Sunniva. Como as pedras eram sagradas para Sunna, em sua honra foram construídos inúmeros círculos de pedras em toda a Escandinávia.

Deusa Athena.

Dia 09 julho - deusa Athena e Rhea. 

Começava a “Panathenaea” festival a deusa Athena, festival esportivos, de músicas e poesias, mas também um festival religioso. Comemorações gregas a Rhea, a Mãe das montanhas.
Ritual:- Acenda uma vela verde, toque um sino e invoque essas duas deusas saudando:
“A Terra nos dá seus frutos, por isso eu louvo e agradeço á Mãe Terra”

Holda - Senhora
das Bruxas.

Dia 10 Julho - Dia de Holda

Holda é uma deusa germânica, conhecida como Senhora das Bruxas. Ela costumava ser identificada também como a grega Artêmis e podem ajudar-nos a obter Coragem e Força em nossas batalhas.
Ritual:- Neste dia, pegue um anel de prata e enterre-o na base de uma vela verde. Acenda a vela e invoque a presença de Holda. Quando a vela acabar, retire o anel e use-o sempre. É um anel mágico que traz a força e a coragem de Holda para combater seus inimigos e transpor seus obstáculos do dia-a-dia.

São Bento - o místico- 
criador dos beneditinos.

Dia 11 julho - Dia de São BENTO 

São Bento foi monge cristão/católico Criador da Ordem dos Monges Beneditinos, e criador também da famosa medalha de proteção contra o mal, que leva seu nome. Bento viveu entre os anos de 480 e 547.

Para ler mais sobre a vida deste inteligente santo aqui no blog: http://magiadailha.blogspot.com/2013/06/sao-bento-ou-bento-de-nursia.html 

E sobre a famosa medalha de São Bento e orações para este santo, vá em: http://magiadailha.blogspot.com/2013/06/a-poderosa-medalha-de-sao-bento.html

VERÔNICA padroeira da França
 e patrona dos Fotógrafos.

Dia 12 julho - Dia de Erzulie - Dia de Verônica, a que enxugou o rosto de Jesus; 1904 - Nascimento de Pablo Neruda, poeta chileno -

Comemorações da deusa lunar Erzulie, regente da beleza, da alegria, do amor, da magia, da boa sorte e da cura.
12/7 também é Dia de Verônica ou Sta Verônica
O nome de Verônica aparece pela primeira vez no apócrifo “Atos de Pilatos”, capítulo 7, e diz que è a mulher chamada Bernike, em grego, Verônica em latim, que implorou que Jesus lhe curasse. Enquanto Jesus passava conseguiu tocar-lhe o manto e foi curada (Lucas 8,43-48).
Depois, segundo conta a tradição, em reconhecimento ao Mestre, enxuga-lhe o rosto com seu véu, durante seu Caminho ao carregar a cruz ao Calvário, e o rosto de Jesus fica impresso num tecido fino, semelhante a seda, feito de bisso marinho (um molusco) e "impossível de ser pintado"!
O próprio nome “verônica” traz uma mensagem: “verdadeiro ícone”, ou seja, mostra o verdadeiro rosto de Cristo. 
Na Igreja Católica Verônica é considerada uma santa, a patrona da França, dos fotógrafos e a protetora das lavadeiras.
É importante considerar o papel das mulheres durante a Paixão: existe um contraste entre a agressividade dos homens e a solidariedade das mulheres. 

N.S. de FÁTIMA - Portugal -
3ª Aparição

Dia 13 - N.S. de Fátima, N.S. da Rosa Mística, deusa Deméter, Obon Matsuri - 1901 -Brasileiro Santos-Dumont rodeia a Torre Eiffel a bordo de seu dirigível.

Acontecimento da 3ª aparição de N.S. de Fátima, em Portugal, conforme ela tinha prometido, que apareceria no dia 13 de cada mês. 


N.S. da Rosa Mística, que aparece 
na Itália - 1947 - para Pierina Gilli.

Também comemora-se a 2ª aparição de N.S. da Rosa Mística em 1947,  a enfermeira Pierina Gilli, dentro de um quarto de hospital, na Itália e, embora N.S. da Rosa Mística, como ficou conhecida, tenha aparecido mais cinco vezes, então, sete vezes ao todo, pediu a enfermeira que dia 13/7 fosse consagrado a Ela. (colaboração de Marilza Almeida).
Ritual:- Peçamos hoje a N.S. da Rosa Mística e à de Fátima que proteja seus filhos que precisam fugir de seus países, pelas guerras, fomes, misérias e perseguições... Que N.S. da Rosa Mística, na sua infinita bondade, assim como de Fátima, olhe pelo sofrido POVO Trabalhador brasileiro especialmente que, mais uma vez, é traído em seus direitos!

Festival da deusa Deméter, na Grécia, celebrada com procissões de mulheres descalças enfeitadas com guirlandas de flores do campo. 
Festival das Lanternas no Japão - Obon Matsuri, homenagem aos ancestrais.

As deusas do destino - Urd a anciã -

Dia 14 - Urdhr - 1789 - Queda da Bastilha início da Revolução Francesa.

No calendário nórdico, inicia-se o domínio da norne Urdhr, a anciã das Três Deusas do Destino: Urdhr (anciã= passado) Verthandi (mulher=presente) e Skuld (donzela=futuro) Urd é aquela que olha o passado.
Ritual:- Medite, Reverencie e  peça a Urdhr (ou Udher, Urd), a vó anciã que lhe ajude a aprender com as lições do passado, para melhorar no presente e mudar o que preciso for  no futuro...

Rowana a deusa  das Runas
e de Proteção.

Dia 15 Julho - Rowana

Conhecida como a Árvore Deusa na mitologia germânica. Rowana é também a Senhora das Runas e da Proteção.
Ritual:- Em seu dia, você pode confeccionar um poderoso talismã pessoal. Escolha uma árvore que represente Rowana e peça-lhe permissão para tirar um pedacinho da casca. Nela, desenhe ou grave a runa de que você mais goste e passe-a num incenso de madeira do oriente três vezes. Carregue sempre consigo este precioso amuleto.
Excelente Mês de JULHO à todos!
_______   ***   _______

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza
Fontes de pesquisa:
- FAUR- Mirella- O Anuário da Grande Mãe, Editora Gaia,
- Calendário Wicca
- Almanaque do Pensamento

Principais sites consultados:
bruxaguinevere.blogspot.com
www.pt.paganfederation.org/calendario
jornalobruxocampomaior.blogspot.com
https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Strauss_(filho)
http://www.infoescola.com/biografias/nostradamus/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Zepelim
mirhyamcanto.blogspot.com
en.i-services.net/members
http://www.covenanimus.com/
http://www.magiazen.com.br/
pt.wikipedia.org/wiki/Delfos
hktrivia.multiply.com
www.abiblia.org ›Perguntas e respostas
franciscanos.org.br/?p=27800
https://rezairezairezai.blogspot.com/2011/04/o-veu-de-veronica-pesquisas.html

Imagens da Net
elconfidencial.com (imagem Earhart)
megacurioso (Nostradamus)
Airway-uol (zepelim)

5 comentários:

  1. Salve! Agradecido! Sempre! Amém!...

    ResponderExcluir
  2. Olá você que comentou em 17/7/2014
    Obrigada pela visita. Agradecida tbém!
    AMÉM!!!
    gení

    ResponderExcluir
  3. Olá Geni, só uma correção: dia 13 de julho não é a festa de Nossa Senhora de Fátima, o correto é 13 de maio.
    No dia 13 de julho é o dia de Nossa Senhora da Rosa Mística.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Querida Marilza,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pela correção! Citei, inclusive seu nome lá, por questão de Justiça. Veja que eu à anos sou devota da N.S.da Rosa Mística, e nunca lembrei de procurar o dia dela. Assim é que lhe agradeço de coração, como também a correção de Fátima. Em 2015, fui à Fátima, realizar um sonho de criança, como me vestia de postorinha para participar de teatro da aparição num Hospital,na minha cidade, Itajaí -SC - BR. Por isso sempre lembrarei de você! Apareça mais vezes e, por favor, faça quantas correções achar, só tenho a lhe agradecer!
    Uum grande abraço na Paz, Luz e Alegrias dos Santos Seres e que N.S da Rosa Mística, abençoe à você, eu e a Todos, principalmente que chegam aqui no blog!
    Com carinho
    Gení

    ResponderExcluir
  5. Muito Obrigada pelo carinho. Adorei poder colaborar e principalmente em saber que é devota de Nossa Senhora da Rosa Mística. Também sou muito devota de Maria, nossa Mãe Imaculada. Beijo no coração.
    Marilza

    ResponderExcluir