terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

DIAS MÁGICOS de MAIO - 2ª quinzena -


Para quem se interessa por História Antiga ou para não deixarmos morrer a história, os costumes, a cultura, as tradições populares ou a crença de nossos antepassados!

Relembrando que a árvore sagrada deste mês é o lindo e forte: CARVALHO.
As pedras são Ágata Verde e Esmeralda.
O lema do mês é:
                               FORTALEÇA-SE e CRESÇA!

Pequenos Querubins das Escrituras.

 Dia 16- Querubins e Festival Savitu Vrata
Os querubins são os guardiões da Luz e das Estrela.
Para ler mais sobre a classificação dos Anjos, aqui no blog, clic:

Além de se comemorar os pequenos Querubins também a Índia comemora o festival Savitu Vrata, dedicado a deusa  Savitri ou Sarasvati mãe ancestral dos hindus; deusa dos rios, das artes e dos escritos, do conhecimento e da criatividade. Protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral; Saraswati também protege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes, os professores, e os que se dedicam à eloquência.
Ritual:- Hoje acenda uma vela ( se puder) e peça aos Querubins para ter na Alma a Alegria das crianças.
A Saraswati peça criatividade, principalmente se você trabalha com qualquer forma de artes.


Saraswati a deusa hindu das Artes.

Dia 17 -Summuramat
Antiga celebração da deusa assíria Sammuramat, mãe criadorada vida, padroeira do amor, da sexualidade, da fertilidade e dos pássaros. Descrita pelos gregos como Semíramis, a rainha fundadora da Babilônia.

Sammuramat ou Semíramis

Dia 18 - Dia de Pan
O deus grego-romano da natureza, da fertilidade, da sexualidade; considerado o regente dos espíritos da natureza, das florestas, dos animais; padroeiro da agricultura, da pecuária, da música, da dança e da Cura.

Pan, o cuidador das Florestas.

Dia 19 - Festival Celta dos Poços Sagrados
Festival Celta que honra os poços Sagrados_ eram enfeitados os poços com flores brancas em honra a Brigit. Este costume ainda se realiza nos dias de hoje na Irlanda. Acredita-se que as águas retiradas de poços sagrados tem poderes curativos, assim como as nossas águas minerais.
Ritual:- Uma boa "pedida" hoje é você tomar um banho dessas águas, bastante comuns no Brasil, de norte a sul; que tem ação: regeneradora, cicatrizante, diurética, sedativa, tranquilizante ...na falta delas, vale um bom banho de mar ou cachoeira...e usar a imaginação criativa!!!


Os poços/fontes enfeitam
jardins e casas.
 Dia 20 - Dia de Mjollnir
Mjollnir é o martelo sagrado de Thor, deus nórdico do trovão: sábio, honesto, justo, corajoso e forte; destruidor do mal e protetor do mundo ( paganismo germânico). Thor era o deus que mais possuía templos na Escandinávia. Por isso, hoje se celebra a Coragem e a Força.
Ritual: - Acenda uma vela vermelha e peça aos deuses da guerra que ajudem você a vencer suas batalhas, sejam espirituais, sejam terrenas.

Thor e seu martelo Mjollnir

Dia 20 de Maio ainda- Plynteria, Dia de Athena - Grécia.
Deusa grega da ordem, da justiça, da inteligência, da sabedoria, das artes e da estratégia.
Ritual: - Acenda uma vela amarela sobre um prato de prata ( ou prateado)e concentre-se na chama refletida. Essa chama acenderá em você a luz do Conhecimento e da Sabedoria.


Athena a deusa da Sabedoria

Dia 21 - Tubilustrium
Festival da Roma Antiga dedicado à purificação das tubas e trompetas sagradas.


Dia 22 - Niman Kachina - Sta Rita de Cássia.
Celebração dos índios Hopi festejando o retorno dos Kachinas, espíritos da natureza, para seus lares, dentro da terra, levando consigo as orações e os pedidos do povo para abundante colheita.

Celebração HOPI para Kachinas - espíritos da natureza.

Santa Rita de Cássia -  (*1381 +1457 Itália) Monja agostiniana. Nascida Margherita, na cidade de Cássia, região da Umbria - Itália - que mais santos deu a igreja católica. Esposa, mãe, viúva e depois religiosa : Santa Rita de Cássia que tornou-se popular pela sua intercessão em casos impossíveis, é considerada  advogada das causas perdidas”.
Ritual:- Hoje peça a Santa Rita que proteja sua família, e se tiver alguma graça difícil ela ajuda, já que é a santa das "causas perdidas" ou impossíveis.


Sta Rita de Cássia -
a santa dos impossíveis.

 Dia 23 -  ROSÁLIA
Este festival romano honra as deusas Vênus e Flora e é um ótimo dia para um encantamento de amor, para você mesmo, se você é mulher.
Ritual:- Pegue duas rosas. Uma representará você e a outra, a deusa. Amarre-as com uma fita de seda amarela e coloque-as num vaso com água e um pouquinho de açúcar. A flor deusa passará os mistérios da sedução para a flor mulher.
Também hoje comemora-se  Florálias - Ibéria.

Deusa romana Flora.
 

Dia 24 - Dia da Tríplice Deusa - Nossa Senhora Auxiliadora - Sta Sara.
A tríplice deusa da tradição celta, donzela, mãe e anciã, é honrada hoje.
Ritual:- Coloque três rosas em um vaso com água representando os três aspectos da deusa (uma flor em botão representando a donzela, uma aberta representando a mãe e uma murcha representando a anciã). Peça então à donzela Coragem, à mãe Amor e a anciã, Sabedoria.

A deusa Tríplice celta.

Dia 24 -  (ainda) - Festival deusa Astarte - Politeísmo; Festival deusas Diana e Selena - Stregaria, Wicca.

Dia também de Nossa Senhora Auxiliadora - O grande apóstolo da juventude, Dom Bosco, adotou a invocação a N.S. para sua Congregação Salesiana. O ano de 1862, é marcado pelas  aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto, na Itália.
Ritual:- Hoje peça a um dos aspectos da grande mãe, ou de Mãe Maria, N.S. Auxiliadora, que lhe auxilie na concretização de seus projetos e sonhos. Ela sempre responde, claro que, vai depender também de seu merecimento, seus esforços e ações.

Nossa Senhora Auxiliadora.

Ainda, dia 24 de maio, o povo cigano comemora sua maior protetora: Santa Sarah Kali.
Ritual:- Hoje peça a Sta Sara que, em proteção e confiança, proteja seus caminhos e aos seus familiares.


Sarah Kali - a protetora dos ciganos.


Dia 25- Dia de Apollo, Festas masculinas em honra do deus - Grécia.
O loureiro era a árvore consagrada ao deus Apolo, deus grego da profecia, poesia e cura.
Ritual:- Hoje, acenda uma vela amarela, e um incenso de canela. Próximo à vela, coloque três folhas de louro, e peça a Apolo lhe ajudar na conquista de dinheiro para ter uma vida material estável. Quando a vela terminar de queimar, pegue as folhas de louro e guarde na carteira, ou na sua bolsa. (esse ritual pode ser feito também na passagem do ano).

Apolo ou Zeus.

Dia 26 - Dia das FADAS AZUIS; Dia das Nascentes Sagradas - Celtas ; e em 2016 Dia de Corpus Cristi
Acredita-se que as Fadas Azuis estão sempre perto das mulheres grávidas e bebês recém-nascidos. Esta tradição da Normandia lembra um antigo ritual que é enfeitar a casa com flores azuis, especialmente hortênsias, para homenagear as fadinhas.

Fadas Azuis da Normandia.

Cospus Christi é uma festa cristã católica, único dia do ano que a hóstia sagrada, representando o Corpo de Cristo sai as ruas.
Para ler mais: http://magiadailha.blogspot.com/2011/06/festa-de-corpus-christi.html


Dias 27 e 28 - Festejos a Píton - a terrível serpente - ( morta por Apolo na juventude) que viveu em Delfos perto da Fonte Castalian - Grécia.

Dia 29 - PLYNTERIA
Este festival romano lembra-nos de purificar nossos símbolos sagrados.
Hoje, faça um ritual de purificação em todos os seus objetos e imagens sagrados, como banha-los em água de sal grosso; pô-los na chuva; no sol; na lua; ou ainda: acender perto deles uma vela ou um incenso de limpeza de sua preferência ( alecrim, arruda, artemísia, canela, cravo, mirra, noz moscada, olíbano, sálvia...)

Purifique seus objetos de trabalho.

Também em 29 - Festival ao Deus Marte – Roma.

Dia 30 - Joana d'Arc e Festival do Milho - 
Joana recebeu sua missão em visão ou sonhos para defender a França da Inglaterra. Por isso teve sua morte autorizada na fogueira como "bruxa herege e idólatra". Quinhentos anos depois Joana foi canonizada. É a santa padroeira da França e foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos.
Ritual:- Peça a Sta Joana d'Arc que lhe ajude na concretização de seus sonhos e suas lutas!


Santa Joana d'Arc - padroeira da França.

Hoje também é o festival do Milho dos Pueblos do Novo México, agradecendo as dádivas da terra com preces e cantos. É representado as várias cores do milho: amarelo, vermelho, azul, branco, preto e mesclado, chamadas de A-ha Kachin Mana.

Os milhos coloridos do Novo México.

Dia 31- Noite das Promessas - Ibéria.
_____   ***   _____ 

Pesquisado e compilado por Gení Mafra Souza
Fontes de pesquisa:

- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:
Imagens da net


Nenhum comentário:

Postar um comentário