domingo, 26 de fevereiro de 2017

DIAS MÁGICOS de MAIO - 2ª quinzena -


Para quem se interessa por História Antiga, ou para não deixarmos morrer a História, os costumes, a cultura, as tradições populares... ou a crença de nossos antepassados!

Relembrando que a árvore sagrada deste mês é o lindo e forte: CARVALHO.
As pedras são Ágata Verde e Esmeralda.
O lema do mês é:
                               FORTALEÇA-SE e CRESÇA!

Pequenos Querubins das Escrituras.

 Dia 16- Querubins - Festival Savitu Vrata -
Os querubins são os guardiões da Luz e das Estrela.
Para ler mais sobre a classificação dos Anjos, aqui no blog, clic:

Além de se comemorar os pequenos Querubins também a Índia comemora o festival Savitu Vrata, dedicado a deusa  Savitri ou Sarasvati mãe ancestral dos hindus; deusa dos rios, das artes e dos escritos, do conhecimento e da criatividade. Protetora dos artesãos, pintores, músicos, atores, escritores e artistas em geral; Saraswati também protege aqueles que buscam conhecimento, os estudantes, os professores, e os que se dedicam à eloquência.
Ritual:- Hoje acenda uma vela ( se puder) e peça aos Querubins para ter na Alma a Alegria das crianças.
A Saraswati peça criatividade, principalmente se você trabalha com qualquer forma de artes.


Saraswati a deusa hindu das Artes.

Dia 17 -Summuramat
Antiga celebração da deusa assíria Sammuramat, mãe criadorada vida, padroeira do amor, da sexualidade, da fertilidade e dos pássaros. Descrita pelos gregos como Semíramis, a rainha fundadora da Babilônia.

Sammuramat ou Semíramis

Dia 18 - Dia de Pan
O deus grego-romano da natureza, da fertilidade, da sexualidade; considerado o regente dos espíritos da natureza, das florestas, dos animais; padroeiro da agricultura, da pecuária, da música, da dança e da Cura.
Ritual:-  Hoje medite e peça a PAN que nos ajude a Cuidar da Preservação de nossas Matas e Florestas, tão destruídas atualmente. Se puder plante uma árvore, em homenagem a Pan. Passeie num bosque, numa floresta, mata...abrace uma árvore e Respire para obter dela Sabedoria!

Pan, o cuidador das Florestas.

Dia 19 - Festival Celta dos Poços Sagrados
Festival Celta que honra os poços Sagrados_ eram enfeitados os poços com flores brancas em honra a Brigit. Este costume ainda se realiza nos dias de hoje na Irlanda. Acredita-se que as águas retiradas de poços sagrados tem poderes curativos, assim como as nossas águas minerais.
Ritual:- Uma boa "pedida" hoje é você tomar um banho dessas águas, bastante comuns no Brasil, de norte a sul; que tem ação: regeneradora, cicatrizante, diurética, sedativa, tranquilizante ...na falta delas, vale um bom banho de mar ou cachoeira...e usar a imaginação criativa!!!


Os poços/fontes enfeitam
jardins e casas.

Dia 20 - Dia de Mjollnir, Dia de Athena - GréciaEntrada do SOL no terceiro signo no ano Gêmeos (2017)
Mjollnir é o martelo sagrado de Thor, deus nórdico do trovão: sábio, honesto, justo, corajoso e forte; destruidor do mal e protetor do mundo ( paganismo germânico). Thor era o deus que mais possuía templos na Escandinávia. Por isso, hoje se celebra a Coragem e a Força.
Ritual: - Acenda uma vela vermelha e peça aos deuses da guerra que ajudem você a vencer suas batalhas, sejam espirituais, sejam terrenas.

Thor e seu martelo Mjollnir

Dia 20 de Maio ainda- Plynteria, Dia de Athena - Grécia
Deusa grega da ordem, da justiça, da inteligência, da sabedoria, das artes e da estratégia.
Ritual: - Acenda uma vela amarela sobre um prato de prata ( ou prateado)e concentre-se na chama refletida. Essa chama acenderá em você a luz do Conhecimento e da Sabedoria.


Athena a deusa da Sabedoria

Dia 21 - Tubilustrium
Festival da Roma Antiga dedicado à purificação das tubas e trompetas sagradas.

Dia 22 - Niman Kachina - Sta Rita de Cássia- O SOL entra no signo de GÊMEOS - O Questionador.


GÊMEOS de 22/5 a 21/6

Início do signo de Gêmeos que vai de 22/5 a 21/6. Joviais, Bem Informados, Inteligentes, com Excelente Memória, Objetivos e Divertidos, os geminianos mesmo sendo regidos por MERCÚRIO, o planeta da comunicação, tem como elemento o AR, e por excesso de questionamento, podem perder-se em Distrações, Dispersando Energia e perdendo o foco.

Os geminianos são irônicos quando estão com raiva; frios quando estão com ciúmes e quietos quando não estão bem...

Gêmeos, o signo do
Movimento e da Evolução.

 E, apesar de Carentes, são: Carinhosos, Verdadeiros, Simpáticos, Bem Humorados e Animados; e ainda Curiosos, Generosos, Criativos, Livres e Gentis!

Elemento: Ar
Regente: Mercúrio
Cor: - Amarelo, a cor da Alegria! Verde,  Azul e lilás clarinho, trazem Equilíbrio.
Pedras: Citrino = Comunicação e Turmalina=Concentração, e ainda Âmbar.
Plantas:- Milefólio
Árvores:- Carvalho, Cedro e Nogueira
Metal: mercúrio
Anjo Guardião: Rafael
Santo protetor: São Cosme e São Damião

CONSELHO para Geminianos: - Manter o FOCO para não perder muita energia!


Celebração HOPI para Kachinas - 
espíritos da natureza.

Ainda em 22/5 - Celebração dos índios Hopi festejando o retorno dos Kachinas, espíritos da natureza, para seus lares, dentro da terra, levando consigo as orações e os pedidos do povo para abundante colheita. 

Santa Rita de Cássia -  (*1381 +1457 Itália) Monja agostiniana. Nascida Margherita, na cidade de Cássia, região da Umbria - Itália - que mais santos deu a igreja católica. Esposa, mãe, viúva e depois religiosa : Santa Rita de Cássia que tornou-se popular pela sua intercessão em casos impossíveis, é considerada  advogada das causas perdidas”.
Ritual:- Hoje, especialmente,  peça a Santa Rita que proteja sua família, e se tiver alguma graça difícil, ela ajuda, já que é a santa das "causas perdidas" ou impossíveis.


Sta Rita de Cássia -
a santa dos impossíveis.


 Dia 23 -  Rosália e Dia Mundial das Tartarugas.
Este festival romano honra as deusas Vênus e Flora e é um ótimo dia para um encantamento de amor, para você mesmo, se você é mulher.
Ritual:- Pegue duas rosas. Uma representará você e a outra, a deusa. Amarre-as com uma fita de seda amarela e coloque-as num vaso com água e um pouquinho de açúcar. A flor deusa passará os mistérios da sedução para a flor mulher.
Também hoje comemora-se  Florálias - Ibéria.

Deusa romana Flora.
 

Dia 24 - Dia da Tríplice Deusa - Nossa Senhora Auxiliadora - Sta Sara.
A tríplice deusa da tradição celta, donzela, mãe e anciã, é honrada hoje.
Ritual:- Coloque três rosas em um vaso com água representando os três aspectos da deusa (uma flor em botão representando a donzela, uma aberta representando a mãe e uma murcha representando a anciã). Peça então à donzela Coragem, à mãe Amor e a anciã, Sabedoria.

A deusa Tríplice celta.

Dia 24 -  (ainda) - Festival deusa Astarte - Politeísmo; Festival deusas Diana e Selena - Stregaria, Wicca.

Dia também de Nossa Senhora Auxiliadora - O grande apóstolo da juventude, Dom Bosco, adotou a invocação a N.S. para sua Congregação Salesiana. O ano de 1862, é marcado pelas  aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto, na Itália.
Ritual:- Hoje peça a um dos aspectos da grande mãe, ou de Mãe Maria, N.S. Auxiliadora, que lhe auxilie na concretização de seus projetos e sonhos. Ela sempre responde, claro que, vai depender também de seu merecimento, seus esforços e ações.

Nossa Senhora Auxiliadora.

Ainda, dia 24 de maio, o povo cigano comemora sua maior protetora: Santa Sarah Kali.
Ritual:- Hoje peça a Sta Sara que, em proteção e confiança, proteja seus caminhos e aos seus familiares, e lhes dê Saúde, Paz e Abundante Prosperidade!


Sarah Kali - a protetora dos ciganos.


Dia 25- Dia de Apollo, Festas masculinas em honra do deus - Grécia.
O loureiro era a árvore consagrada ao deus Apolo, deus grego da profecia, poesia e cura.
Ritual:- Hoje, acenda uma vela amarela, e um incenso de canela. Próximo à vela, coloque três folhas de louro, e peça a Apolo lhe ajudar na conquista de dinheiro para ter uma vida material estável. Quando a vela terminar de queimar, pegue as folhas de louro e guarde na carteira, ou na sua bolsa. (esse ritual pode ser feito também na passagem do ano).

Apolo ou Zeus.

Dia 26 - Dia das FADAS AZUIS; Dia das Nascentes Sagradas - Celtas.
Acredita-se que as Fadas Azuis estão sempre perto das mulheres grávidas e bebês recém-nascidos. Esta tradição da Normandia, lembra um antigo ritual que é enfeitar a casa com flores azuis, especialmente hortênsias, para homenagear as fadinhas. Como elas são os gênios dos nascimentos, da criação, hoje você pode pedir as fadas Azuis que lhe ajudem num projeto que você esteja começando, criando, iniciando...pode ser um trabalho, a compra de uma casa, um novo caso de Amor, um empreendimento qualquer... se você ACREDITAR, elas lhe ajudarão!

Fadas Azuis da Normandia.

Dia 27 - No Brasil, desde 1999 comemora-se o Dia da Mata Atlântica.
Com o intuito de conscientizar a população, as autoridades e a iniciativa privada, neste dia comemora-se a MATA ATLÂNTICA, que já cobriu 12% do território brasileiro, no litoral das regiões nordeste, sul e sudeste, e que tanto encantou os europeus que aqui chegaram, por volta de 1500. Pela sua depredação, restam apenas 7% deste espetacular bioma, que é responsável  ou contribui para o fornecimento de ÁGUA para mais de metade da população brasileira, e pela regulação do clima de algumas das maiores cidades do Brasil, nos deixando o desafio de PROTEGERMOS com URGÊNCIA o que ainda nos resta!


A exuberante Flora
da MATA ATLÂNTICA Brasileira

Dias 27 e 28 - Festejos a Píton - a terrível serpente - ( morta por Apolo na juventude) que viveu em Delfos perto da Fonte Castalian - Grécia.

Dia 29 - Plynteria e deus Marte.
Este festival romano lembra-nos de purificar nossos símbolos sagrados.
Hoje, faça um ritual de purificação em todos os seus objetos e imagens sagrados, como banhá-los em água de sal grosso; pô-los na chuva; no sol; na lua; ou ainda: acender perto deles uma vela ou um incenso de limpeza de sua preferência (alecrim, arruda, artemísia, canela, cravo, mirra, noz moscada, olíbano, sálvia...)

Purifique seus objetos de trabalho.

Também em 29 - Festival ao Deus Marte – Roma.

Dia 30 - Joana d'Arc, Festival do Milho e Início da Semana Mundial do Meio Ambiente.
Joana recebeu sua missão em visão ou sonhos para defender a França da Inglaterra. Por isso teve sua morte autorizada na fogueira como "bruxa herege e idólatra". Quinhentos anos depois Joana foi canonizada. É a santa padroeira da França e foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos.
Ritual:- Peça a Sta Joana d'Arc que lhe ajude na concretização de seus sonhos e suas lutas!


Santa Joana d'Arc - padroeira da França.

Hoje, 30/05, também é o Festival do Milho dos Pueblos do Novo México - Estados Unidos - agradecendo as dádivas da terra, com preces e cantos. É representado, neste festival, as várias cores do milho: amarelo, vermelho, azul, branco, preto e mesclado, chamadas de A-ha Kachin Mana.

Os milhos coloridos do Novo México.

Dia 30 de Maio também inicia a Semana Mundial do Meio Ambiente. Você sabia que 8milhões de toneladas de plásticos chegam aos oceanos todos os anos? Como cada um de nós pode mudar isso? Qual sua contribuição? Em fevereiro de 2017, a ONU lançou a Campanha #MaresLimpos
para cobrar compromisso  de governos, setor privado e sociedade civil.


O uso de sacolas e garrafas retornáveis
 é um dos modos de reduzir o impacto.(F.ONU)

 
Dia 31- Noite das Promessas - Ibéria e Dia Mundial Sem Fumo.
Pare, ou pelo menos, diminua o cigarro, seus pulmões agradecem... Hoje, exitem diversos tratamentos para auxiliar a deixar o tabaco, e as terapias Integrativas também poderão lhe ajudar, já que a "necessidade" do fumo além dos fatores químicos, também é provocado pela ansiedade...
Entenda porque o cigarro faz tanto mal, e porque existe uma campanha tão acirrada contra ele...


Os componentes do tabaco que 
tanto assustam, além da nicotina...
_____   ***   _____ 

Pesquisado e compilado por Gení Mafra Souza
Fontes de pesquisa:

- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:

Imagens da net


Nenhum comentário:

Postar um comentário