quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

*-TALASSOTERAPIA - BANHOS de MAR como TERAPIA-*(Sal 5ª parte)

Talassoterapia-A Cura pela Água do Mar
Talassoterapia é uma palavra de origem grega (thalassa=mar e therapia=cura) que surgiu no início do séc.XIX.

Primeiro veremos uma rápida história dos banhos de mar e na próxima parte, mais algumas receitas de banhos, sendo que no fim de ano já postamos sete receitas diferentes de banhos, veja clicando:
http://magiadailha.blogspot.com/2009/12/renovando-as-energias-para-20102-parte.html

E sobre escalda-pés, que está ligado ao assunto, também tem postagem com duas receitas básica, para ler é só acessar o link:
http://magiadailha.blogspot.com/2009/07/escalda-pes.html

Breve História dos banhos de mar

Os Banhos na Grécia Antiga

   A talassoterapia ou a cura pela água do mar já era utilizada há milênios pelos povos antigos. No ano 4000 a.C., por exemplo, os chineses extraíam das algas vermelhas, remédios contra verminose.

Algas Vermelhas usadas na extração de remédios.

 Na Antigüidade, gregos e romanos já tinham o conhecimento dos benefícios advindos do mar e, com isso, utilizavam-se dele como recurso terapêutico para os mais diversos males que acometiam seus povos.

Mosaico filósofos gregos_Platão

Eurípide, há 25 séculos escrevia: “O mar cura as doenças do homem”. Hipócrates (350 a.C.) prescrevia o seu uso externo e interno e, Platão teria sido tratado com sucesso pelos sacerdotes egípcios por meios de banhos quentes de água do mar.

Banho Medieval


Durante a Idade Média, nos países do Mediterrâneo, recomendavam-se banhos com água do mar aquecida, e idas freqüentes às praias, como terapia.
Em 1778 surge o primeiro instituto de talassoterapia francês em Dieppe, seguido de Bolonha.
A Inglaterra funda em 1791, o seu primeiro "hospital marinho”, onde são tratadas todas as espécies de afecções, entre outras, reumatismo, anemia e certas doenças infecciosas.

Praia  por volta de 1700...

Os alemães abrem vários estabelecimentos marinhos no principio do século XIX. Mas é só em meados do século XIX, que a utilização das propriedades marinhas com fins terapêuticos, recebeu do Dr. Bonnardiere, o nome de talassoterapia, que, em grego, significava “a cura através do mar”.

Os Banhos de Mar + ou - 1730

Os franceses foram os primeiros a apostar na talassoterapia e difundi-la, em meados do século XIX.

O Banho de Mar no Brasil

No Brasil, até 1810 ninguém tomava banho de mar. Falando, lógico, das vilas, das "frequesias", da burguesia em geral;  pois tal ato era considerado: "coisa de escravos"; "coisa de índio" ou até "ato imoral".

D.João VI
O rei dom João VI seria a primeira pessoa  da burguesia, a dar um mergulho na Praia do Caju, em 1810, hoje um lugar degradado na zona portuária do Rio de Janeiro. O monarca estava com a perna infeccionada por causa de um carrapato e seguia orientações médicas. Foi na Europa que os desesperados médicos de dom João foram buscar a receita para curar o rei que vivia no Brasil havia dois anos: banhos de mar. E aí veio o problema: o monarca teve que admitir que tinha medo de caranguejo.

Desfile Portugual
Por isso sua roupa de banho foi um tanto inusitada: um barril. O recipiente que lhe serviu de roupa tinha o fundo tapado. Na lateral havia um pequeno buraco, por onde a água entrava. Conforme as exigências do monarca, apenas suas pernas podiam ser molhadas.. E deu certo! O rei se curou...Com o sucesso, os banhos atraíram a corte portuguesa alojada no país. Logo surgiram as primeiras casas de banhos terapêuticos, que ofereciam aos banhistas piscinas com água do mar e locais para se trocar e guardar as roupas. Mesmo assim, demorou até os banhos de mar virarem “moda”.

Tanto é que até a década de 20, tomar banhos fora do horário estipulado (de madrugada ou à tardinha) dava até cadeia! 

Antes de 1860 as praias funcionavam como lixões ( inclusive serviam de depósito de cadáveres dos escravos! ) e locais onde se depositava todo esgoto de uma comunidade.

Brasil-Praias em 1820...

A liberdade de freqüentar a praia sem a perseguição da polícia, e já com os rios  e praias um pouco mais limpas, começou no Brasil, com os esportes aquáticos- as regatas, por influência inglesa  em 1880. Como a população passou a frequentar as beiras dos rios e as praias para ver e torcer pelas regatas e, posteriormente, também a morar nas zonas ribeirinhas, provocando uma mudança de comportamento; isso obrigou também os governantes a limpar essas regiões, transferindo os lixões para outros lugares.

Regata Botafogo entre1890-1900-RIO-

Muitos anos depois, com a população já mais aberta aos esportes náuticos, é que a ir a praia tomar banhos "vira moda"; mesmo assim, como já citamos acima, os governos e a "polícia" é que indicavam os horários em que a população poderia gozar dessa liberdade...Até chegar ao ponto de um cidadão andar livremente pelas praias, tomar seu banho de mar ou de sol sem ser incomodado, foram anos...ou mais de um século.

Mulheres na praia-1930-40

Só em 1969, o XII Congresso de Westwrland-Sylt estruturou definitivamente as bases científicas da talassoterapia.

HOJE

A medicina confirma que a água do mar; assim como os banhos de sol; apresentam excelentes propriedades curativas.


A CURA de um bom Banho de MAR.

 _____  ***  _____

Compilado por Geni Mafra Souza.
De meus estudos, pesquisas e conhecimentos

Com oauxílio dos sites:

Gravuras destes e de outros sites da Net






4 comentários:

  1. seu blog me surpreendeu muito!!

    informação importante se encontra nele, e gostei desta especialmente! fiquei a saber coisas importantes para mim, e isso é que só tive oportunidade de ler poucos posts seus,

    siga com seu trabalho elucidador e de grande ajuda de elevação espiritual,

    tem aqui uma nova amiga


    beijo

    ResponderExcluir
  2. Cara ANALUZ,

    Obrigada por visitar o blog e por suas lindas palavras a respeito das postagens. Sou uma pessoa em PAZ e FELIZ, mas fico mais ainda quando sei que posso ajudar à outros de alguma forma: pelas minhas terapias ou pelas minhas postagens; pois acho que faz parte de nossa missão transmitir o que sabemos...
    Fico feliz com sua amizade!
    Com carinho e que fiques nas BENÇÕES de todos os Santos Seres, na PAZ e na LUZ!
    Gení

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da matéria, trouxe informações que eu desconhecia sobre a história das praias no Brasil. uma amiga postou no grupo de natação no mar, que faço parte, a palavra talassoterapia e pediu para gente pesquisar no google, daí surgiu o meu interesse e acabei achando seu blog. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Alessandra,

    Grata pelo acesso ao blog Magia da Ilha e pelo comentário. Estes nos ajudam a pesquisar e postar assuntos variados e de interesse de muitos...
    Apareça mais vezes, será um prazer sua visita.
    Abçs de Paz, Luz e Alegrias!
    Gení

    ResponderExcluir