quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

* - Existe, realmente, influência da Lua em nossa vida? 1ª parte - *

Os antigos e o calendário lunar


Na antiguidade, os gregos já estudavam a Lua

Há milênios os gregos olharam para o nosso satélite, mais precisamente a sombra circular que se projetava sobre a Lua cheia (eclipse) e fizeram a primeira dedução: a Terra era redonda.

Desde a Pré-história os homens levantavam templos de pedras, como o de “Stonehenge” na Inglaterra, para observar os fenômenos da Lua. Leia mais: http://genimafra.wordpress.com/.../calendario-chines-1ªparte-historia/ 

No século XVII, o italiano Galileu Galilei fez grandes descobertas com uma simples luneta.

A Luneta de Galileu
 e as grandes descobertas!


Foi observando a cadência da Lua que o homem começou a entender o tempo... Quando tudo começou, o dia e a noite já estavam criados. Mas ainda faltava a semana e o mês.

E foi a Lua que deu as indicações, com suas quatro fases que se repetiam ciclicamente. Já que cada fase lunar durava, aproximadamente, 7 dias surgiu a semana (“septimana”, do latim), reconhecida oficialmente somente no ano de 325 depois de Cristo.

O tempo, o mundo na mitologia

O primeiro dia foi dedicado ao Sol e o segundo à Lua. Depois o homem percebeu que para a Lua completar um ciclo inteiro, ou uma lunação, devia-se esperar 29 dias. Assim apareceu o mês. Mas era preciso um espaço de tempo maior para medir viagens, construções e a vida do homem.

O próximo passo foi a fixação do ano com seus 12 meses. O nosso calendário com 365 dias, leva em conta o tempo que a Terra precisa para cumprir uma revolução completa em torno do Sol.

O calendário lunar surgiu assim, entre os povos de vida essencialmente nômade ou pastoril, e os babilônicos foram os primeiros, na antiguidade, a utilizá-lo. Os hebreus, gregos e romanos também dele se serviram. O calendário muçulmano é o único puramente lunar ainda em uso, que começam sempre na Lua Nova, sem se importar com o fato de o ano, para eles, ter 354 dias.

As FASES da LUA e a influência na Vida

As Fases da Lua

A Lua, em seu percurso ao redor da Terra, reflete a luz do Sol e apresenta-se em sombra e luz nas suas quatro fases. Por ser o astro mais próximo da terra, parece exercer maior influência sobre ela. A própria vida sobre terra, provavelmente seria impossível se a lua não existisse.

Depois da observação e do calendário, os homens passaram a examinar a influência das fases da Lua na geração humana, animal e vegetal. Atribuíam a Lua influências decisivas na produção de certos fenômenos que ocorrem em nosso planeta, notadamente o ritmo das marés, o movimento da seiva nos vegetais, o movimento e o comportamento dos animais em especial das aves; o ciclo das migrações; principalmente na época do acasalamento etc Assim é que, desde a mais remota antigüidade, o homem baseia-se nas fases da lua para plantar, colher, pescar, amar e trabalhar.


No Egito Antigo, a observação 
da Lua sobre animais e plantas

Viu-se que a Lua influencia a agricultura e as colheitas, as marés, como também a nossa psiquê-os nossos próprios sentimentos e emoções. Da mesma forma, manifestações femininas como a menstruação, a fertilidade, a menopausa e a gestação também estão relacionadas à Lua.

Os agricultores e jardineiros desde sempre, sabem a importantíssima influência da Lua na vida do jardim, nas hortas e na agricultura, no geral. Esta influência se dá pela diferença de luminosidade e atração gravitacional que a Lua exerce em suas diferentes fases. Daí viu-se que para plantar, transplantar, colher, cortar, podar...é necessário respeitar-se essas fases. É tradicional o cuidado que os exploradores de madeira têm de não fazer o corte no período
PachaMama

Pode-se dizer que, ainda que indiretamente, a Lua tem, sim, influência sobre a pesca. Porque ela mexe com as marés. “As marés mais intensas ocorrem durante a lua cheia ou a lua nova, quando a Terra, a Lua e o Sol estão alinhados”, explica o astrônomo Enos Picazzio, da USP.

E, imagine: as marés podem decidir até guerras. A Segunda Guerra Mundial terminou como terminou por influência da Lua. O General Dwight Eisenhower só marcou a data de desembarque das forças aliadas na Normandia, na França, depois de consultar a Lua. Não se tratava de superstição, mas de simples questão de tática militar.


A Astronômia e a segunda guerra mundial.


A madrugada de 6 de junho de 1944 foi escolhida com base no estudo das marés no Canal da Mancha. Esta era uma das únicas noites claras, de maré baixa condições fundamentais para a chegada das tropas americanas e francesas à praia dominada pelos alemães. Assim, era possível aos aliados enxergar perfeitamente as armadilhas e a posição dos inimigos.

"Na verdade, a data inicialmente escolhida era o dia 5, mas o desembarque acabou sendo adiado por causa de uma violenta tempestade", comenta o astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, astrônomo do Museu de Astronomia, no Rio de Janeiro. Desse ponto de vista, "não há, portanto, nenhuma inverdade em afirmar que a Lua define os destinos da humanidade. Mas é uma influência indireta, por meio das marés estas, sim, o único efeito lunar cientificamente comprovado sobre o planeta", completa Mourão.

Marés - único efeito lunar 
comprovado pela ciência.

“Não são só os oceanos que sentem a atração gravitacional da Lua. Ela provoca também movimentos de atração e retração na porção sólida e gasosa do planeta, as chamadas marés de crosta e de atmosfera, bem mais sutis que as oceânicas. A crosta, por ser sólida, oferece uma resistência muito maior e qualquer movimento aqui é praticamente imperceptível”, explica o astrônomo. “Os gases, que compõem a atmosfera, por outro lado, tendem a ocupar todo o espaço que lhes é oferecido.”

Mas, pela experiência sabe-se que as fases da lua “mexem”, inclusive, com todo o organismo humano da gestação ao parto, do crescimento do cabelo à loucura, pois suas fases diferentes, afetam os nossos próprios sentimentos e emoções. Mesmo a gestação e os partos, parecem estar associados as fases da lua.


Aumento de nascimentos nas mudanças de lua

A Neomater, em São Bernardo do Campo, município da Grande São Paulo, é um exemplo disso. “Apesar de não termos nenhum relatório oficial, podemos notar que boa parte dos 400 partos que fazemos por mês está concentrada nos períodos de mudança de Lua”, comenta Walter Ramos, diretor clínico do hospital. Na Itália e outros países da Europa, muitas maternidades voltaram a observam o ciclo lunar para marcar os partos.

"Se a Lua mexe com os oceanos, mexe também
com os líquidos do corpo humano" A. Lieber


 A explicação mais comum para esses efeitos lunares são as chamadas marés biológicas. Criada pelo psiquiatra americano Arnold Lieber, autor do best seller: Como a Lua Afeta sua Vida, a teoria supõe que, "se a Lua mexe com os oceanos, provocando as marés, mexeria também com os líquidos que constituem cerca de 70% do organismo humano. Assim, se a Lua Cheia provoca marés mais violentas, deveria também provocar uma expansão no líquido amniótico, que envolve o embrião no útero, forçando a bolsa e precipitando o parto."

A lua cheia também seria responsável pelo aumento de agressividade, irritabilidade e excitação sexual. (há dados das delegacias de polícia de diversas partes do mundo) “Tudo isso é percebido de forma empírica, simbólica, já que não há comprovação científica”, diz o astrólogo Oscar Quiroga.


A Lua para os índios.

Embora nada tenha sido cientificamente provado a esse respeito,( a não ser o caso das marés, já citado acima e no caso das plantações...) isso parece ter pouco efeito sobre a crença popular, pois o homem sabe que, "o que os antigos falavam e sabiam”, uma hora ou outra começa a ser comprovado pela ciência, pois a influência da Lua podem ser percebidas todos os dias.

Assim é que, mesmo que a ciência não explique exatamente, embora também não negue, os métodos de usar as fases da lua no di-a-dia, continuam sendo aplicados por muitos e, aparentemente, funcionam.

Ultima notícia que se tem é que em 2016, a Ciência tanto comprovou a influência da Lua no Mundo, que os orientais estão fazendo um calendário, onde através das fases da LUA, poderão fazer previsões de catástrofes...
_____  ***  _____

Para ler a segunda parte do assunto: Descrição e Ciclos da Lua...
http://magiadailha.blogspot.com/2011/02/lua-2-parte-descricao-ciclo.html

E na terceira parte: Fases da Lua
http://magiadailha.blogspot.com/2011/02/lua-e-suas-fases-3-parte.html

Se quer ler sobre a Super Lua ou perigeu, 4ª parte:
https://magiadailha.blogspot.com/2013/06/superlua-ou-supermoon-como-se-explica-o.html

Para fazer a Meditação da LUA CHEIA ou da Serenidade 5ª parte:
http://magiadailha.blogspot.com/2014/02/meditacao-da-lua-cheia-ou-da-serenidade.html


Postado por Geni Mafra Souza
Baseado em meus estudos, conhecimentos e leituras.

 Fontes principais:
- CUNNINGHM, Donna, -A Lua na sua Vida- editora Nova Era, 1999, Rio de Janeiro, RJ.
Almanaque do Pensamento, diversas edições; editora Pensamento-Cultrix Ltda,São Paulo, SP.

Sites consultados
http://www.brasilescola.com/ › ... › Idade Antiga

Imagens Net


8 comentários:

  1. Parabéns! Este texto esta muito bem colocado, com bastante cuidado para nao fazer desta teoria uma supersticao!
    Moro na Alemanha a 10 anos e quero dividir uma experiencia:
    Os alemaes sao muito sinceros quando se pergunta: "Tudo bem?" ou "Como estas?"
    E sabe o que perceberam??? Que a maioria das pessoas dormem muito mal na quarta ou quinta-feira de noite de lua cheia, independente de estar nublado ou nao.
    Assim que, as pessoas que veem uma lua cheia ao anoitecer, seguidamente já comentam:
    "ai, noite de lua cheia, vou ter uma noite ruim."
    Sigo me perguntando se as pessoas ao no Brasil nao tem este problema em noite de lua cheia ou só nao perceberam isto ainda por responderem sempre: "Tudo bem?" Tudo!...
    A verdade é que quando falo com minha mae, digo: ai nao dormi bem, foi noite de lua cheia... e a reposta dela seguido é: "verdade, tambem nao dormi bem...."
    Daiane Heidrich, Hechingen, Alemanha

    ResponderExcluir
  2. Oi Daiane,

    Prazer lhe receber neste "meu catinho". Obrigada por acessar o blog e postar seu comentário com coragem...É isso mesmo que quiz transmitir: um artigo deixando de lado as supertições, você captou bem minha mensagm!
    Bom, minha mãe tbém sentia muito a influência da lua e, segundo um médico homeopata que a tratava em Curitiba, onde ela passou os últimos anos de sua vida, isso se dava por ela ser do signo de cancêr, que, segundo ele, mais recebia influência da lua. Isso me chamou atenção ( a uns 20 e poucos anos atrás!) o que me levou a me interessar e estudar mais o assunto!
    Apareça sempre, será um prazer sua visita!
    Abçs fraternos
    gení mafra

    ResponderExcluir
  3. Sinto insônia na lua cheia, e sou do signo de câncer. Hoje faltam 2 dias para a lua minguante, e dormi feito uma pedra.

    ResponderExcluir
  4. Olá você,

    Obrigada pela visita ao blog e pelo comentário.
    Participações nos levam a pesquisar e postar mais assuntos que esclareçam nossas dúvidas ou acrescentem em nossos conhecimentos ou "nossa jornada de vida".
    Volte mais vezes, será bem vinda(o)
    Abçs
    Gení

    ResponderExcluir
  5. Estou com 39 semanas de gestação e torcendo para que a mudança da lua realmente interfira no nascimento e meu bebê venha nesta sexta-feira de parto normal. Estou ansiosa!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá você,

    Obrigada pela visita e pelo comentário. Torço junto com você para que tenha um parto normal, que seu bebê seja Saudável e que seja recebido com muito AMOR, na PAZ, na HARMONIA e na ALEGRIA. Que você e ele tenham uma vida Plena juntos!!!
    Assim que puder, me dê notícias por favor, pois estarei rezando por você!
    Abçs fraternos
    Geni Mafra

    ResponderExcluir
  7. Geni,

    Seu texto parece muito com o da revista Super Interessante, por mais que seu desfecho não seja o mesmo, nem o desfecho dos parágrafos que você selecionou para colocar em sua apresentação:

    http://super.abril.com.br/ciencia/dominio-lua-mitos-deste-satelite-441015.shtml

    Acho que seria no mínimo prudente citar essa fonte, se não grande parte de seu texto é plágio e também desvirtua as conclusões feitas pela revista, que as influência da lua sobre o corpo humano e o crescimento de vegetais é apenas crendice.

    ResponderExcluir
  8. Sr anônimo que escreveu em 01/7/2014,

    Ficaria mais fácil para eu responder, se você se identificasse. Mas, lhe respondo assim mesmo:
    - Primeiro não sou especialista no assunto, apenas curiosa e pesquisadora.
    - Segundo: gosto muito da Super-Interessante, porém claro que se tirasse de lá CITARIA ESTA FONTE, sem sombra de dúvida! Nem sabia deste artigo lá.
    - Terceiro todas as fontes consultadas foram citadas no fim do artigo e, embora não tenha lido o assunto da citada revista, não concordo com que você diz que "desvirtuo as conclusões feitas pela revista, que a influência da lua sobre o corpo humano e o crescimento dos vegetais é apenas crendice" pois, realmente, NÃO CONCORDO COM ISSO! Acho que SIM, de tudo que pesquisei, pelos meus conhecimentos, estudos e práticas, e de minha família que sempre usou a lua para tudo que a LUA INFLUÊNCIA e muito nossa vida! O próprio corte das árvores e as tábuas das marés por acaso são crendices? Não acredito! pelo menos não foi isso que aprendi na Biologia!
    - Tento ser muita ética em todo trabalho que faço, SEMPRE procuro citar a fonte com, inclusive, bibliografias.
    Espero ter esclarecido!
    Abçs
    Gení Mafra

    ResponderExcluir