sexta-feira, 27 de outubro de 2023

DIAS MÁGICOS - 2ª quinzena de OUTUBRO

Estas comemorações fazem parte da cultura de algum povo, em alguma época e estão historicamente, segundo JUNG, no Inconsciente Coletivo... Assim, relembrar, homenagear ou fazer um ritual é não deixar morrer a história, os costumes, a cultura, as tradições populares ou a crença de nossos antepassados!
Lembrando que :

OUTUBRO - Mês em que a Magia está no Ar!
 
Outubro é um mês rico em Magia 

 As flores do mês de outubro são: amor-perfeito, copo de leite, dália, flores de cactos, gladíolo, girassol, lírio branco, orquídeas e tulipa.

As pedras desse mês são: a Opala que simboliza a Fé, a Abundância e a Pureza; e a Turmalina simbolizando: Compreensão, Flexibilidade, Espiritualidade e Cura.

Para os Cristãos Católicos, Outubro comemora-se o Mês do Rosário, sendo o Dia do Rosário propriamente dito, dia 07. Para ler sobre a "História do Rosário" acesse: http://magiadailha.blogspot.com/2010/10/outubromes-do-rosario.html

Relembrando a Frase de Outubro que é:
"Liberte-se das mágoas e do ressentimento,
CURE suas feridas com o bálsamo do PERDÃO!".

Santa Edwiges, a "padroeira
dos endividados"

Dia 16 de Outubro - Dia de Santa Edwiges - Lakshmi Puji, Festival Deusa da Fortuna - Nepal - E a partir do ano 2000, Dia Mundial do PÃO.

Santa Edwiges foi Duquesa da Silésia e da Polônia, viveu na Idade Média.
Por ser muito rica, usou todo o dinheiro e poder que tinha como Duquesa para construir igrejas, conventos e escolas, para ajudar os pobres alimentando-os e pagando suas dívidas...Foi assim que se tornou a "padroeira dos endividados".
Ritual:- Se você tem dívidas, hoje peça auxilio de Santa Edwiges. Se está livre de dívidas Agradeça e peça a Santa Edwiges  que o ajude a aumentar ficar na Prosperidade! Se quiser, faça uma oração com Fé junto a uma vela branca.

Para ler mais sobre a vida de Edwiges:

Lakshmi Puji - deusa hindu do Amor

Na Índia, Lakshimi é a deusa da beleza e do amor e acredita-se que quem a celebra hoje terá muita sorte nos caminhos do amor. Acenda cinco velas unidas em círculo, untadas uma a uma com óleo de rosas. Peça à deusa que abra seus caminhos no Amor e Ilumine seu Coração com Luz, Sabedoria e Magia.


Um dos alimentos produzidos,
mais comum do Mundo!

E ainda o PÃO, como um dos alimentos mais antigos produzidos pelo homem, passou a ter seu dia mundial, à partir do ano 2000, como forma de celebrar este alimento tão comum à Humanidade!
Para ler mais sobre o PÃO: https://magiadailha.blogspot.com/2009/08/pao-alquimia-magia-ou-milagre.html

Culto aos antepassados num templo budista.

Dia 17 - Kanname-sai, Cerimônias Deusa Solar e dos Ancestrais - Japão. Dia da Música Popular Brasileira e Nascimento de Chiquinha Gonzaga (Brasil)
Lembre de seus antepassados (aqueles que abriram caminho para você no mundo) e Ore, medite, mandando-lhes boas energias, LUZ e agradecimentos por terem lhe permitido vir ao mundo cumprir sua missão. PERDOE-OS de qualquer coisa e verá como sua vida mudará daqui pra frente!

Cernunnos
- senhor da Natureza Celta -

Dia 18 - Chamada do Sol  - Homenagem a Cernunnos ou cernunos. Dia do Médico - BR - São Lucas, Evangelista (católicos)
Cernunnos é o deus celta que faz a contraparte da deusa. É o senhor dos animais e da Natureza, aquele que fertiliza a terra. 
Ritual - Acenda hoje três velas. A primeira deverá ser verde e você deve chamar pelas Mudanças que deseja em sua vida. A segunda deve ser marrom, com a qual você ordena que os obstáculos caiam e que a má sorte se afaste. A terceira deverá ser laranja, amarela ou dourada e deve chamar o Sol, a Prosperidade e a boa sorte para junto de você.


S. Lucas evangelista,
médico e pintor.

A comunidade cristã católica comemora hoje São Lucas, evangelista  patrono dos  médicos e pintores, e autor do terceiro livro dos evangelhos que tem o seu nome e do Atos dos Apóstolos. Foi um grego da Antiópia (moderna Turquia). Acredita-se que tenha  visitado a Virgem Maria e que teria pintado vários quadros dela, em especial o lindo quadro conhecido como o de "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro". Seu trabalho estaria preservado em Roma na“Santa Maria Magiore”. (https://cleofas.com.br/quem-foi-sao-lucas-evangelista/).

Por ser dia de São LUCAS evangelista: escritor, pintor e médico, hoje no Brasil comemora-se o dia daqueles(as) que ajudam nas dores de outros: Parabéns aos Médicos que realmente ajudam na CURA de seus semelhantes!

O mítico dragão chinês.

Dia19 - Bettara-Ichi, festejos ao deus Ebisu - Japão.
Hoje use uma gravura de um dragão para meditar, pedindo à deusa Benten que lhe traga Proteção, Boa Sorte, Amor e Prosperidade.

Dama do Lago com 
a espada de Artur

Dia 20 - Dia da Dama do Lago
Segundo a tradição de Gales, a Dama do Lago ofertou a espada mágica a Arthur ( o rei das lendas). Hoje, visualize sua dama do lago interior saindo de um lago cristalino e entregando para você sua espada mágica. Saiba honrá-la.


Santa Úrsula e as onze jovens
que a acompanhavam.


Dia 21 - Festival a Deusa Ursala - (antiga Checoslováquia).  Dia de Santa Úrsula (catolicismo)Na Grécia, ritual dos Kouretes, sacerdotes dedicados ao culto da grande mãe Cibele. Na Alemanha, antiga celebração de Horsel, a deusa da Lua e da Noite, mas tarde cristianizada como Santa Úrsula. Mas na verdade, Úrsula existiu... foi uma jovem cristã, filhas dos reis da Cornúbia, Inglaterra. Ao sair de sua cidade e ir a Alemanha, para casar com um príncipe pagão, para fazer a vontade de seu pai;  ao chegar em Colônia, esta tinha sido invadida por Átila, rei dos bárbaros hunos. Este, extasiado pela beleza de Úrsula, lhe propôs casamento. Como Úrsula não aceitou, foi decapitada pelo próprio Átila, enquanto seu exército, matou as 11 jovens que a acompanhavam, no dia 21 de outubro de 383.
Santa Úrsula torna-se patrona de jovens mulheres.

Hi Matsuri - Festival do Fogo e 
Purificação no Japão.

Neith
Dia 22 - Hi Matsuri, Festival do Fogo e da Purificação - Japão e Festival de Neith - Egito.
Hi Matsuri - é um festival, no Japão, que com o fogo de enormes tochas, as pessoas usam Purificar as casas e afastar os "maus espíritos".
Na mitologia egípicia, Neith, a mãe dos deuses, era "aquela que abria os caminhos".  Ritual:- Hoje, acenda três velas de cores claras em seu local de trabalho e Neith dissipará todas as influências negativas que possam atrapalhá-lo.

Dia 23 -  Entrada do Sol no signo de escorpião e Dia dedicado as deusas do Fogo.
São deusas protetoras dos Lares e guardiãs do Fogo Sagrado como a grega Héstia; a celta Brighit; a hindu Durga; a romena Aetna; a japonesa Fuji; a havaiana Pele...

Deusas protetoras dos Lares.

Ritual: - aproveite este dia e Medite sobre a melhor forma de despertar, direcionar ou usar seu fogo interior. Se quiser honrar as deusas protetoras dos Lares,  acenda uma vela vermelha em honra a deusa do fogo que você escolher honrar; ou pule uma fogueira.

Dia 23/10 (a 21/11) O SOL entra no solene e intenso signo de ESCORPIÃO, o oitavo signo do zodíaco e o segundo signo da Água (depois de Câncer). Leia mais sobre o signo:
https://magiadailha.blogspot.com/2017/10/escorpiao-o-transformador-2310-2111.html

Dia 24 -  Festival dos Espíritos dos Ares; Cultos aos Antepassados - Ibéria.

Fontes dos desejos
Dia 25 - Dia da Fonte dos Desejos.
Essa antiga tradição vem da Islândia. Ritual - Escreva seu desejo em um papel e desenhe nele quatro luas crescentes. Pegue uma moeda e embrulhe-a com o papel, jogando-a num regato, fonte ou poço.

Dia 26 - Dia da GRANDE MÃE NEGRA-MAMA ÁFRICA
Esse dia nos remete a África, como mãe do mundo, onde parece tudo ter se iniciado.
Hoje é mais um dia dedicado à Grande Mãe que nunca abandona seus filhos. Você pode enxergar a Grande Mãe hoje de maneiras muito sutis e mágicas, basta estar atento e aberto. Acenda em sua honra uma vela verde e seja especialmente gentil com todos hoje.

Mama África - nossa mãe maior

Ouça a música que nosso célebre Chico César fez em homenagem a MAMA ÁFRICA e saiba um pouco mais da vida deste artista aqui:
 https://magiadailha.blogspot.com/2017/10/mama-africa-chico-cesar.html

Ou ouça a arrepiante canção do Projeto USA For Africa, de Michael Jackson e Lionel Richie - We Are The Worldhttps://magiadailha.blogspot.com/2018/10/we-are-world-nos-somos-o-mundo_19.html

Dia 27 - Owaqlt - Índios Hopi, "Allan Apple Day" - Cornualha Inglaterra.
Owaqlt é a cerimônia dos melões no vinho, ritual dos índios Hopi (antigos habitantes da planície central dos Estados Unidos) para fortalecer as mulheres, por serem receptáculo para a semente da vida. Homenageavam A-ha Kachin'Mana,  a kachina da fertilidade.
Allan Apple Day, ou festa da maçã na Cornualha, quando as moças colocavam uma maçã sob o travesseiro, para receberem em sonho presságios sobre o futuro companheiro.


S. Judas Tadeu, 
o santo das Causas Perdidas.

Dia 28 - Pela Igreja Católica, hoje comemora-se São Judas Tadeu, um dos doze apóstolos de Jesus. Foi ele que pregou a Boa Nova do Evangelho em várias regiões do Oriente, e é autor de uma Epístola. É o santo patrono das causas desesperadas; das causas difíceis, urgentes, angustiosas ou perdidas; sendo muito popular no Brasil.
Ritual:- Se você tiver um problema de difícil solução, peça ajuda a este santo homem, dentro dos seus merecimentos e se não for algo que vá prejudicar alguém, dificilmente ele (que está perto do Mestre maior) deixa de atender! Quer Orações à São Judas Tadeu:
 http://magiadailha.blogspot.com/2014/10/oracoes-sao-judas-tadeu.html

Também Festival Outuno honras a Isis (6 dias ) - Egíto; Grandes festejos de Baal – Pérsia, Síria, Ibéria; Inicio do mês de Ngetal - Druidas.

Dia 29 - Festa dos Mortos, tribo Iroquee - Canadá.  - Dia Nacional do Livro, no Brasil


Hoje, especialmente,
INCENTIVE uma criança a ler!

29/10 - Data em que foi fundada, em 1810, a Biblioteca Nacional no Brasil, a maior da América Latina, e segundo a UNESCO, está entre as dez maiores do Mundo, e por isso esse dia, tornou-se o Dia Nacional do Livro.
 O Brasil vive um movimento de crescimento do acesso aos livros e do aumento do hábito de ler, incentivado pelas leituras nas escolas. Segundo pesquisas, devido a tecnologia e o aumento de acesso a ela, os jovens leem e escrevem mais...
Hoje, de acordo com  pesquisas, 95 milhões de brasileiros leem, mas ainda falta muito para chegarmos no “ideal” de um povo culto!

Angelitos - A Alma dos
pequeninos que partiram!

Dia 30/10 - Angelitos, cerimónias às almas de crianças mortas - Honra a Deusa Xipe Totec e Tonantzin - México; Dia dos Idos - Ibéria, e Dia de Morrigan.

Para os ANGELITOS (Dia muito importante para nossa Evolução Espiritual): - Se você tem alguma criança na família que foi para o "outro plano", hoje é dia de lembrar dela, mandar-lhe Luz, Amor e Reconhecimento. Uma boa forma é através do Renascimento e do Reiki; ou fazer uma Oração, ou com uma simples conversa vinda do coração, lembrando-lhe que ela fez, e FAZ, parte de nossa família. 


Que saibamos Amar, Honrar e Reintegrar
as Almas de nossos pequenos Angelitos.

Se a criança não chegou a nascer, nem mesmo ser batizada, não importa, reconheça esta Alma como filho, irmão, sobrinho...e, se não teve um nome, dê-lhe um nome, se sentir que pode (ou chama-lhe de Angelito), e diga-lhe que a família sente por isso... 

A Terapia mais recomendada aqui, é a Terapia de Constelação (onde diferentes de outras terapias, se constata o fato sem pedir perdão, mas se assume a Alma como da família, onde ela é reintegrada)
Se foi um aborto,  provocado ou não, quer dizer, consciente ou inconsciente, e você tenha feito parte disso, ou não, mesmo assim PEÇA-LHE PERDÃO; explique a ela um pouco de sua atitude (ou se não foi causado por você, mas por outra pessoa da família!) -aqui também cabe o Ho'Oponopono = Sinto Muito, Me Perdoe, Te Amo, Sou Grato - Onde estiver, ela ficará feliz sentindo-se Acolhida e Amada na família, apesar de tudo...  

Você sentirá uma grande Tranquilidade e PAZ na alma, como toda a família (mesmo que ninguém saiba o que você fez), pelo reconhecimento desse SER! Inúmeras Curas poderão ocorrer desse gesto...ACREDITE!

Morrigan - aquela que 
rege as batalhas internas.

Morrigan - Patrona das sacerdotisas e bruxas na tradição celta, Morrigan rege as batalhas internas, quando uma parte de nós deve morrer para que outra viva.

Ritual - Neste dia, acenda uma vela escura e um incenso de absinto (mirra, sândalo ou cedro...), pedindo por renovação. Quando essa vela acabar, acenda outra de cor laranja, pois representa uma nova fase, uma fase muito melhor, que está começando para você. Deixe que as coisas do passado se vão...
Se quer ler sobre Halloween
http://magiadailha.blogspot.com/2012/10/hallowen-samhin-31-de-outubro.html


A Roda do Ano.


Dia 31 de Outubro - HALLOWEEN/SAMHAIM - No Brasil, Dia do SACI-PERERE e outras "lendas"

Fechando o ciclo das várias festividades e rituais de outubro, temos o famoso Halloween, ou Samhain, o sabat onde comemora-se o Ano Novo Celta. Neste dia, as portas para o mundo mágico - SIDH - estão abertas, deixando o trânsito livre para todos os seres encantados e facilitando assim o contato com várias entidades. 

O cristianismo lutou para extinguir esta festa pagã - conhecida como o Dia das Bruxas - que acabou  popularmente como uma festa à fantasias, em que bruxas e seres encantados festejam sua liberdade com guloseimas e brincadeiras. 

Porém, na real, neste dia se Cultua e Honra os antepassados que Curavam  e faziam Partos, Ajudam sua Comunidade com Benzimentos, Rezas, Ervas, Banhos... mas que foram, devido a ignorância e ao Poder, incompreendidos e rechaçados do seu meio! Hoje, em muitos lugares, volta-se a reconhecer o valor desses trabalhadores...

Halloween para os países de língua inglesa,
no Brasil: "Dia do Saci"

Neste dia, escreva seus pedidos para o próximo ano e coloque-os em um caldeirão de ferro. Depois de meditar uns minutos sobre seus pedidos, queime o papel, pedindo que os seres encantados realizem seus desejos.

Eu faço um jantar com o ritual da queima de papéis, com agradecimentos e pedidos, e honro as pessoas que se dedicaram a CURA, sendo a maioria incompreendida pela sociedade e igrejas, mas não pelo povo; inclusive ao meu avô materno, pelo grande e respeitado curador que foi.

Relembro ainda as lendas de nosso folclore que, juntamente com o SACI, povoaram nossa infância, já que hoje, no Brasil, também comemoramos  "o dia do SACI"! 

Para entender os significados dos Utensílios e das Ervas na Cozinha:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/10/cozinha-magicacozinharum-ato-de-amor.html

Para ler mais sobre o Halloween/Samhain
http://magiadailha.blogspot.com/2012/10/comemorando-halloween-samhain-ou-dia-do.html
 
E se quiser algumas receitas gostosas e fáceis para comemorar, clic:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/10/receitas-para-halloween-ou-dia-do-saci.html

_____  ***  _____

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza

Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:
Imagens da Net
*-Duas últimas, imagens particular: Dia do Saci ou Halloween

Nenhum comentário:

Postar um comentário