sábado, 23 de abril de 2016

DIAS MÁGICOS de AGOSTO - 2ª quinzena

Esclareço que estas comemorações fazem parte da cultura de algum povo, em alguma época, estão portanto segundo JUNG, no Inconsciente Coletivo... Lembrando que o Lema do mês é:
"Descanse, mas não descuide
do seu desenvolvimento interior"!

Zorya - a deusa tríplice das estrelas

Dia 16 de Agosto-
Celebração eslava de Zorya ou Zarya, a deusa tríplice das estrelas. Na antiga Ibéria, celebrava-se Belisama, a rainha do céu, deusa da arte de viver, companheira do deus Lugh. Comemoração romana para Vesta, gurdiã da chama sagrada, protetora do Lar e da Família.
Dia da primeira Convergência Harmônica Mundial, em 1987, com meditações e orações em vários países, em benefício da Terra e da Paz.

Dia 17 de Agosto - Dia de  Vulcano e, atualmente no Brasil, dia do Pão de Queijo!
Vulcano-(Hefesto na mitologia grega) era o deus romano do fogo, filho de Júpiter e de Juno

Vulcano - o deus romano do fogo

Em Roma, este dia era consagrado a Vulcano, o deus que forjava espadas e escudos.
Hoje, faça um ritual para fortalecer sua espada ou athame, acendendo três velas vermelhas para Vulcano e um incenso de noz-moscada. Se você não tem, pode fazer simbolicamente um escudo e uma espada, fazendo-os de madeira ou desenhando-os num papel. Estes amuletos devem ficar ocultos no local que você deseja proteger de inimigos. No amor, esconda na cabeceira da cama ou atrás de uma foto do casal. Nos negócios, esconda na escrivaninha, na carteira de trabalho, ou em algum objeto que represente bem sua profissão.

Parabéns aos mineiros que fazem um dos melhores
pães de queijo do Brasil!

Hoje, também no Brasil, comemora-se o Dia do Pão de Queijo! (eita trem bãooo só!)
Pão de Queijo tem origem incerta, mas especula-se que a receita surgiu no século XVIII.
Acredita-se que a farinha de trigo chegava a Portugal com uma baixa qualidade e imprópria para o consumo, assim a população optava por fazer suas receitas usando a farinha de mandioca, ou seja, o polvilho.

O Pão de Queijo é reconhecido como uma receita típica brasileira do estado de Minas Gerais, que também é muito conhecido pela sua produção de leite e derivados, aderindo a economia de produtos, a população do estado acabou aderindo a criação de uma receita usando o polvilho e os queijos que sobravam e ficavam duros para o consumo, criando um pão macio e com um forte gosto de queijo.

Alguns países da América Latina possuem pães com receitas semelhantes à do pão de queijo mineiro, na Colômbia o produto é chamado de pan de Bono que tem um formato achatado. O Paraguai e Argentina também possuem um pão com receita bem semelhante, a Chipa que possui formato de “U”. No Equador, existe o “pan de yuca”, que tem o mesmo formato do nosso pão de queijo brasileiro, lá é tradição comer o pan de yuca acompanhado de iogurte.
Outros países da Ásia, Europa e America do Norte não possuem a tradição do pão de queijo, mas algumas empresas do Brasil já estão exportando a receita brasileira.
Do site: (http://www.maricotaalimentos.com.br)


Odin-deus nórdico das runas
 em auto-sacrifío

Dia 18-Auto-imolação de Odin
Odin, o deus nórdico, como sacrifício para alcançar a verdadeira sabedoria das Runas, oráculo nórdico, ficou pendurado durante nove dias e nove noites em Yggdrasil, a Árvore do Mundo, até que Freyja, a deusa, o ensinou o uso sagrado das runas.

Dia 19 - Vinália.
A Vinália era um festival romano realizado em agradecimento a Vênus pela boa colheita das uvas.
Vinália-fetival romano das uvas.
 
 Hoje, peça a Vênus para abençoar seu amor. Sirva vinho tinto (ou suco de uva) em dois cálices e coloque uma uva doce dentro de cada um.
 
Festival romano da Vinália.

  Tome o vinho( ou suco) com o ser amado, para perpetuar sua relação. Se, no entanto, você está só, ofereça o outro cálice a Vênus, pedindo-lhe que traga amor para sua vida.


Família-expressão de Amor,
onde tudo começa!



Dias 20/21 - Culminância da Semana da Família (católicos)

Dias 20/21/22 de Agosto - Festival de Nêmesis.
  Nêmesis é a deusa do destino na mitologia grega e estes são dias propícios a um ritual para resolução de qualquer problema.
 
Nêmesis a deusa do Destino
 
Acenda uma vela num tom mais escuro para nêmesis e um incenso de ópio. Pegue um novelo de lã e vá enrolando em seus dedos, livrando-se de qualquer nó que surja. Conforme for fazendo isso, peça a nêmesis para desembaraçar a parte da sua vida que está confusa e mostrar-lhe a solução. Quando terminar de enrolar a lã nos quatro dedos, retire-a e deixe-a aos pés da vela. Faça este ritual por três dias. Nêmesis vai desembaraçar sua vida. Você deve estar relaxada durante este ritual e não deve ser interrompido.

N.S. RAINHA dos Céus, Rogai por nós!

Dia 22- Nossa senhora RAINHA.
Neste dia a igreja católica celebra a festa de N.S. Rainha do Céu e da Terra.(antes comemorado a 31 de maio).

Santa Rosa de Lima-Peru.

Dia 23- Santa Rosa de Lima e Nemésia
Santa Rosa de Lima, padroeira das Américas Latinas e das Filipinas, mesmo não tendo vivido num convento, levou uma vida de constrição e oração. Viveu em Lima, capital do Peru, onde dizem que conversava frequentemente com A Virgem Maria e com seu anjo de guarda.
Celebração grega de Nêmesis, a deusa defensora das relíquias e das memórias dos mortos, guardiã da vingança justa.

Mari; Mere Ama ou Yemanjá
a deusa das Águas.

Dia 24-
Em Roma, abertura dos labirintos dos templos de Deméter, o "Mundo Cereris".  Mania, cerimônia romana louvando os Manes, espíritos divinizados dos ancestrais.
Na Irlanda, dia das Marés, celebrando Mari, a deusa do mar. Ela aparecia aos pescadores como uma linda mulher, de longos cabelos pretos, vestida de azul e enfeitada com pérolas e conchas, similar à Yemanjá, a mãe dágua da mitologia ioruba.


Labirinto do Parque Malwee-Jaraguá do Sul-SC
Brasil- atestado de amor à natureza!

Ritual:_ Medite e mentalmente, ou se puder fisicamente, percorra um labirinto. Busque solução para algum problema ou impasse em sua vida. Ela pode ser revelada na forma de uma saída inesperada. Visualize uma dessas deusas da água lhe abençoando, purificando, curando e harmonizando seu emocional, pelo contato e som das águas.
 
Dia 25  - Festival de  Opsenconsiva
 
Deusa OPS da fertilidade
 
A deusa Ops é uma deusa festiva da fertilidade e da colheita na mitologia romana e é muito fácil agradá-la. Faça um ritual com pão branco e vinho tinto (ou suco de uva) e ofereça uma festa para Ops. Toque música alegre e dance. Todas as pessoas que participarem da festa serão beneficiadas com boa sorte, alegria e fartura.

Dia 26-
Festival de Ilmatar ou Luonatar; a deusa finlandesa das águas; grande mãe criadora.
Celebração hindu do Renascimento periódico do deus Krisna.

Bast, a deusa gato da alegria.

Dia 27- Bast, Consus, Devaki e Santa Mônica.
No Egito, celebração de Bast, a deusa solar com cabeça de gato, regente da música, dança e alegria.
Em Roma celebra-se Consus, deus protetor dos cereais.
Na Índia, deusa Devaki, mãe da Sabedoria.

Santa Mônica -
mãe de Sto Agostinho.

Dia 27 - ainda, pela igreja católica comemora-se o dia de Santa Mônica, que, pela oração, converteu o marido e o filho; este tornou-se bispo de Hipona (norte da África) e um dos maiores doutores da igreja católica: Sto Agostinho.

Dia 28- Dia de Ganesha e de Santo Agostinho
 
Ganesha-deusa hindú da Prosperidade
 
Na Índia, Ganesha é uma das divindades mais populares, sendo representado como um deus com cara de elefante. Ele é o deus da prosperidade e fartura e há um ritual muito eficaz para essas áreas da vida hoje. Diante de uma imagem de Ganesha (se não tiver uma, desenhe), coloque um prato com flores e arroz.

Sto Agostinho -
doutor da Igreja Católica.

28- Santo Agostinho, foi bispo de Hipona (norte da África) por 34 anos e um dos maiores doutores da igreja católica. Brilhante escritor de Filosofia, Teologia e Espiritualidade.

Dia 29 - Martírio de São João Batista, dia de Harthor.

Harthor-a alma das árvores

Harthor é uma deusa egípcia que representa o amor e a música, sendo conhecida como a Senhora dos Céus e a Alma das Árvores. Hoje é o dia propício para uma magia de amor muito bonita.

Ritual:-Acenda três velas rosas e coloque em uma bacia: leite, mel e essência de verbena. Num papel branco, escreva seu desejo de amor. Concentre-se e queime seu desejo na chama das velas. Terminando o ritual, derrame o leite em um jardim e espalhe as cinzas do papel ao vento. Agradeça!

João batiza Jesus, seu primo.

São João Batista- primo e precursor de Jesus e foi quem o batizou. Hoje a igreja católica comemora seu martírio por Herodes, a pedido de sua mulher, Herodíades. É um santo aclamado e reconhecido não só no catolicismo.

 Para ler mais sobre a vida deste santo, clic:
http://magiadailha.blogspot.com/2011/06/quem-foi-sao-joao-batista.html


Cáritas - deusa da Bondade

Dia 30 - Caristeria
Este festival romano homenageia Cáritas, a deusa da bondade. A generosidade é um dos princípios básicos da magia branca e hoje devemos agradecer tudo que recebemos através de uma boa ação. Faça algo de bom a alguém que realmente precise.


Ananta-"o infinito"

Dia 31 de Agosto-Ananta e São Raimundo Nonato
Dia de Anant Chaturdasi, festival de purificação das mulheres hindu dedicado a deusa Ananta, senhora do fogo criador e da força vital feminina.
Ananta, cujo nome significa "o infinito", era descrita como uma grande serpente.


São Raimundo Nonato.

31/8 - também é comemorado São Raimundo Nonato, padroeiro das parturientes e parteiras porque sua mãe morreu antes do seu nascimento, tanto que seu nome significa "não nascido", já que foi tirado do ventre da sua mãe qdo ela já não mais vivia. Foi cardeal e mártir da igreja católica; viveu na Espanha por volta de 1200.

_____  ***  _____

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza

Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:
2010/11/1-historia...
www.luzemhisterio.com.br/portal/index.php?opt...
http://www.maricotaalimentos.com.br

Alguns sites das imagens 
 portalsaofrancisco.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário