sábado, 15 de abril de 2023

DIAS MÁGICOS ABRIL - 2ª quinzena

Para quem se interessa pelas deusas/deuses como arquétipos; ou simplesmente quer aumentar seu conhecimentos sobre a história antiga, (e atual) seus rituais e comemorações...

Na segunda quinzena de Abril as igreja cristãs católicas comemoram, entre outros, seis grandes santos: Santa Bernadete de Soubirous 16/4; Santo Expedito 19/4; São Jorge 23/4; São Marcos Evangelista 25/4, 26/4 N.S. do Bom Conselho e Arcanjo Rafael da Cura 29/4. 

Relembrando o lema do mês de Abril:
Reavalie e Renove as Sementes dos seus Projetos.
A pedra do mês é o Diamante, símbolo do amor eterno...
16 de Abril - Dia de Santa Bernadete - Hiketeria, Festival anual deus Apolo - 

Bernadete e sua visão
da "Imaculada Conceição"

Santa Bernadette Soubirous - nasceu em 7 de janeiro de 1844, em Lourdes, uma região montanhosa da França, os famosos Pirineus.
Em 11 de fevereiro de 1858, numa tarde úmida e fria, Bernadete foi, procurar gravetos, quando ouviu um barulho nos arbustos, ergueu os olhos e viu uma luz, dentro da gruta natural na encosta da montanha.Olhando melhor, viu Nossa Senhora vestida de branco, faixa azul na cintura, terço entre as mãos, que a chamou para rezar. Após repetidas aparições, Bernadete perguntar-lhe quem era, a aparição respondeu "Imaculada Conceição". Bernadete faleceu em 16/04/1879 e seu corpo continua intacto após 135 anos; mesmo depois de duas exumações; na Igreja de Saint Gildard, em Nevers, na França.

Apolo - o deus Sol

Apolo - o deus greco-romano das Artes, da Música, da Poesia, do Sol; na mitologia grega.  É conhecido como "O deus Sol" e rege a vegetação e a Natureza. Neste dia, espalhe folhas de louro na porta de casa para homenagear e atrair as bênçãos de Apolo.

17 de Abril - Festival a Machendrana, deus das Chuvas  -  Nepal.  

Rama e Sita deuses hindus.

18 de Abril - Festival em homenagem ao grande deus Rama (a 7ª encarnação de Vishnu) e à deusa Sita. 
 É comemorado o nascimento de Rama ou Ramachandra. Em algumas partes da Índia, é um festival de nove dias, coincidindo com a Vasanta Navaratri. Na Índia é dito que Rama satisfaz os desejos de todos aqueles que rezam para ele neste dia.

FREYA a deusa-mãe

19 de Abril - Neste dia, os antigos povos teutônicos celebravam Freya. Hoje celebra-se Santo Expedito. Dia do Índio(Brasil)

Freya é a deusa da fertilidade e do amor; é a Deusa-Mãe da dinastia de Vanir na mitologia nórdica.
Hoje abrace a quem você ama e expresse seu amor.

Santo Expedito- O Santo
das Causas Urgentes!

Também 19/4, pelas Igrejas Cristãs, é comemorado o dia de Santo EXPEDITO, aquele que ajuda pessoas com problemas urgentes e de difícil solução.

Para saber mais sobre Santo Expedito clic:

Para ler as Orações a este Santo:
19/4 - "Dia" do Índio
 brasileiro...

No Brasil, comemora-se ainda no dia 19/4,  o "Dia do Índio"...Que eles tenham muito a comemorar, pelo menos por sua Cultura, sei que tem...
"...Nós os índios não temos medo do Silêncio. Para nós ele é até mais Poderoso do que as Palavras..."
Pela primeira vez em 2023, em praticamente meio século, uma Ministra que representa os Povos Originários, faz parte de um governo no Brasil!


Pales- a deusa pastora

Dias 20 de Abril - Festival de Pales. 
A deusa pastora Pales ou Palas da mitologia romana governa os bosques e campos. 
Ritual:- Hoje, queime três tipos de ervas (escolha entre: alfazema, alecrim, arruda, benjoim, guiné... também: artemísia, folha de bambu, louro, cedro, casca de alho e de cebola, erva santa, sálvia, eucalipto, manjericão... e ainda pode acrescentar: pétalas de rosa, olíbano, palo-santo,  mirra...) A fumaça criada purificará tanto seu lar quanto sua alma. Sua casa ficará "mais iluminada e alegre" e sua alma mais leve! Experimente!

Dom BOSCO, o santo que viu Brasília 
séculos antes de ela ser fundada.

Dia 21/4- (no Brasil) Tiradentes e Brasília- Entrada do Sol no signo de Touro. 

21/4 no Brasil é, também, o aniversário da nossa jovem capital: Brasília. Interessante é o fato de um padre italiano João Bosco(1815-1888),  fundador dos salesianos,  ter tido (1883) em sonho ( visão ou premonição?), onde previa a futura capital brasileira: um lugar de muita riqueza, próximo a um lago”; motivo pelo qual São João Bosco é um dos padroeiros da cidade.


Martírio de Tiradentes,
óleo sobre tela de
Francisco Aurélio de Figueiredo
e Melo
(1854 - 1916).

 21/4 no Brasil dia de Tiradentes - Joaquim José da Silva Xavier - o mineiro martirizado pela Liberdade da Pátria. 


TOURO 21/4 a 21/5

21/04 - Entrada do Sol no signo de Touro. T
emos o SOL entrando no segundo signo do zodíaco: TOURO, (18h28min) representando Crescimento e Desenvolvimento. É o primeiro signo da TERRA e, como tal, "cria raízes", mostrando dificuldades para qualquer tipo de Mudanças, especificamente de casa...

Por ter a TERRA como elemento, é "apegado" a terra, a casa, as pessoas da família... e não gosta de mudanças! 
Suas principais qualidades: Pacientes, Persistentes, Decidido e Práticos. Leia mais...
 https://magiadailha.blogspot.com/2018/04/touro-eu-tenho-2104-2105.html

Descobrimento (?) do Brasil

22 de Abril - Festival de Isthar - Descobrimento do Brasil, como promessa de "nova terra".
Ishtar é a Grande Mãe da Babilônia, que desce ao submundo em busca de seu amado Tammuz.
Dia Mundial da Terra, pela ONU. 

Ritual:- Dia de refletir sobre algo perdido, como um sonho esquecido, um talento não aproveitado ou um desejo abandonado nas dificuldades do cotidiano, e tentar retomá-lo!

GAIA -  a nossa Mãe Terra

E Dia da Terra - GAIA -  do nosso sofrido planeta no Paganismo Internacional. Earth Day para as ecologistas. E Dia Mundial da TERRA, pela ONU.


Em 2009 a ONU cria o 
Dia Mundial da Terra.

Em 22 de abril de 1970, um ativista e senador americano Gaylord Nelson, faz uma grande manifestação nos EUA, forçando o governo americano a criar a Agência de Proteção Ambiental. 
A partir daí, a ONU, 39 anos depois, cria neste dia o Dia Mundial da Terra.

23 de Abril - Dia de Sigurd - SÃO JORGE - Dia Mundial do Livro.
Na mitologia germânica, Sigurd era o caçador de dragões que é representado pela tradição cristã por São Jorge.


São JORGE - o Guerreiro

Ritual:- Acenda uma vela branca e peça a Sigurd  - ou SÃO JORGE - que a ajude a vencer o dragão que a impede de realizar seus desejos. Sigurd/SÃO JORGE lutará ao seu lado. SALVE JORGE!!!

Para ler mais sobre São Jorge no blog, clic:
http://magiadailha.blogspot.com.br/2012/04/sao-jorge-da-cappadocia-o-santo.html

Se quiser escolher entre as sete mais poderosas Orações à São Jorge, vá:
http://magiadailha.blogspot.com.br/2012/04/oracoes-poderosas-sao-jorge-guerreiro.html


Gratidão à Tudo o que aprendemos com
estes grandes amigos: Os Livros!

Dia 23/04 ainda comemora-se o Dia Mundial do LIVRO, aquele amigo que, mesmo sem sairmos do lugar, nos leva a viajar por diferentes Mundos! Saudemos os Livros e aquele que leem
Mayahuel - a deusa fértil da Terra.

24 de Abril- Dia de Mayahuel .
Celebração a Mayahuel, a deusa pré-asteca detentora do poder visionário dos sonhos. Associada também a Lua e a Fertilidade.
Ritual:- Hoje faça um ritual para encontrar sua "Visão Sagrada". Tome um chá de artemísia, hibisco ou sálvia, e faça uma meditação ao som de um tambor. Peça a Mayahuel para lhe ajudar a transformar seus sonhos em realidade.

Se quer ler sobre "As Propriedades da Artemísia" no blog, siga:
http://magiadailha.blogspot.com/2012/05/artemisia-propriedades-e-usos-2-parte.html

25 de Abril - Dia do Apóstolo São Marcos e da Mãe Terra.


Marcos Evangelista.

Hoje comemora-se o dia de São Marcos, que é o nome tradicional do autor de um dos Evangelhos. Ele é também um dos Setenta Discípulos de Cristo, e é considerado o fundador da Igreja de Alexandria, uma das principais sedes do Cristianismo primitivo.


25 de Abril - Abrace uma árvore

 25 de Abril é também Dia da MÃE TERRA -
Homenageie a Mãe Terra hoje plantando uma árvore ou levando uma plantinha nova para casa. Abrace uma árvore e agradeça-lhe por tudo de bom que ela e suas irmãs têm feito pela Humanidade, apesar desta nem sempre merecer. E agora, a Ciência comprovou que Abraçar uma Árvore, tem efeito salutar e positivo sobre nossa Saúde Geral! 

De acordo com o livro "Protegido pela Ciência" (com título original em inglês Blinded by Science), tocar árvores e estar mais próximo da natureza pode melhorar uma série de problemas de saúde. O autor Matthew Silverstone explica que tudo isso acontece através de Vibrações. O cientista afirma que estar cercado por plantas pode melhorar questões como: doenças mentais, déficit de atenção, níveis de concentração, depressão e enxaquecas. 
Fonte: EcoDesenvolvimento.org  14/12/2011


Na África, as deusas das Águas.

26 de Abril -Comemoração do Ano Novo em Serra Leoa; celebração de deusas da água em vários lugares da África; e pela igreja católica é dia de N.S. do Bom Conselho.

Dia de N.S. do Bom Conselho - Uma celebração da igreja primitiva, onde a data inicial perdeu-se no tempo. Entre os anos de 432 e 440,  o Papa Xisto III mandou construir uma Igreja dedicada a Nossa Senhora do Bom Conselho na cidade de Genezzano, Itália, ao lado de um convento fundado por Santo Agostinho. A Igreja foi chamada mais tarde, pelo Papa Leão XIII de "Basílica Menor"



Ritual:- Hoje, se você é católico, ou tem FÉ em santos, aproveite e peça a N.S. do Bom Conselho
que ilumine sua mente e sua vida, dando-lhe luzes ou respostas as suas dúvidas e/ou problemas. Lembrando que MARIA nunca deixa seus filhos sem uma resposta e ajuda! Peça e Receberás! Confie!!!

Nos países bálticos, ainda no dia 26, oferendas para sereias Jurates. 
Ritual:- Hoje tome um banho de mar, de rio, de cachoeira (ou na falta use o chuveiro mesmo) e se conecte as deusas africanas das águas. Sinta-se renovado e fortalecido.


O Sagrado Feminino,
a Deusa-Mãe.

27 de abril - Comemoração as Deusas Meninas na Islândia; festa da deusa etrusca Zirna, regente da lua e da noite; celebração da deusa solar eslava Iarilo, criadora da vida e senhora da fertilidade.
Em muitas comunidades do mundo, hoje, celebra-se a Gestação; a Gravidez; o Sagrado Feminino.

FLORA- a deusa das Flores

Dias 28/29/30 de Abril - Festival da FLORÁLIA
É um festival de três dias que homenageia Flora, deusa das flores na tradição romana.
Ritual:- Durante estes três dias, enfeite a casa com flores e presenteie assim os amigos, entrando em sintonia com a magia delas. O colorido e perfume refletirão em sua vida em forma de alegria e bons sentimentos.
Dia da Árvore, plantio a Divindade - Paganismo.

RAFAEL- a Arcanjo da
CURA de DEUS

 29 de Abril ainda na Indonésia é o Dia do Arado. Dia de RAFAEL e Dia Mundial da DANÇA.
Dia também dedicado ao Arcanjo RAFAEL, o Anjo da Cura. (embora hoje em dia os três arcanjos são comemorados juntos também em 29/9). Hoje, se puder acenda, com cuidado, uma vela Verde a Rafael e peça que lhe ajude a Curar todos os seus corpos, fortalecendo sua saúde, defendendo-o das energias invasoras.

Se quer saber mais sobre os Arcanjos e RAFAEL: 
http://magiadailha.blogspot.com/2011/09/descricao-rapida-de-cada-classe-de.html

Para fazer um ritual ou novena à Rafael clic:
http://magiadailha.blogspot.com/2010/09/os-arcanjos-celebrados-em-2909.html

29/04 Dia Internacional da DANÇA!

Dia da Dança 29/04 foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança liagada a UNESCO.
A data foi escolhida em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (França *1727+1810), um mestre do balé francês.

Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português. 
Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-danca/


30 de Abril - Beltane

Dia 30- Festival Celta do fogo - Sabbat Beltane
Em vários lugares da Europa, nesta noite comemora-se este festival celta, chamado também de "A Noite de Walpurgis". Reverencia-se a abundância da Terra fertilizada pelos raios solares, com fogueiras, danças e música. Esta festa também é o símbolo do Renascimento
_____  ***  _____

Pesquisado e compilado por geni Mafra
Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:

4 comentários:

  1. Querida MAFRA, imperdíveis as informações contidas no teu Blog, nem dá mais vontade de sair daqui.
    Te parabenizo por tua sabedoria e criatividade.
    Bjos.

    NAMASTÊ!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ceiça,
    Minha grande e inesquecível amiga!
    Próximo mês vou ao Rio, depois do dia 20/5 quem sabe podemos tomar um café juntas???
    Um grande abraço com saudds
    geni

    ResponderExcluir
  3. Blog interessante, meus parabéns

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Srta mah!
    Apareça mais vezes...será um prazer sua visita
    neste nosso "cantinho"!!! Abçs fraternos

    ResponderExcluir