terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

- VAMOS CELEBRAR os EQUINÓCIOS E O NOVO ANO ASTROLÓGICO -

Equinócio de Outono e Primavera.

Com a entrada do SOL em ÁRIES, comemoraremos o Ano Novo Astrológico (20/21/03), celebração baseada nos princípios astronômicos e nos Equinócios (20/03).

Na astronomia, Equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita aparente, (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste).

Os Equinócios e os Solstícios

A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. O dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.

Os equinócios ocorrem nos meses 
de março e setembro
e definem as mudanças de estação.

Este momento de harmonia na Natureza, que dá fim ao Inverno no Norte e ao Verão no Sul, equinócio de Março, também marca o Ano Novo Zodiacal. É como se fosse um réveillon astrológico, ideal para você começar uma nova fase com o pé direito.



 
A Roda do Ano para antigas tradições.

Apesar de um grande número de pessoas, não ter mais uma experiência profunda do ciclo da Natureza; e dos detalhes envolvendo o cotidiano; a cada estação em especial, como acontecia no passado, o Equinócio de Outono(HS)/Ano Novo Zodiacal tem uma Importância Cósmica ENORME, porque a Natureza Renasce, o Norte e o Sul do planeta se equivalem, energeticamente, e a vida se renova!

Mabon=outono no HS
Assim é que em 2023:

No dia 20/3 as 18h25min hora de Brasília( ou 21h25min pelo GMT) começa o Equinócio do OUTONO - MABON - em grande parte do Hemisfério Sul ; e marca o início do Equinócio da PRIMAVERA - OSTARA - no Hemisfério Norte.

MABON - Outono - HS -  É momento de refletir e meditar. Este dia representa o rapto de Perséfone por Hades e sua descida ao submundo. Simboliza nossa viagem espiritual que deve ir até a escuridão para despertar nossa luz. Carregue hoje em seu bolso sementes de romã para ajudá-la (o) em sua jornada espiritual e preste atenção em tudo o que vir a sentir.
 
  ÓSTARA
 
Óstara= Primavera-HN
A Óstara ou Eostara é o equinócio da Primavera, (HN) onde ainda existe equilíbrio entre a luz e a escuridão, mas a luz prepara-se para crescer. Neste dia, pinte um ovo com a cor do seu desejo e deixe-o enfeitando uma planta de sua casa. No dia seguinte, faça uma receita com ele.

Os dois equinócios são pontos de equilíbrio. Dia e noite são iguais e a energia flui com firmeza.  

Mas os equinócios apresentam temas opostos: o de primavera representa um período de descanso partindo para a ação, enquanto que o de outono representa uma preparação para o descanso. O equinócio de primavera representa iniciação; o de outono, repouso.

Equinócios= abertura dos portais.
As mais freqüentes aparições espectrais de certas assombrações acontecem em março e setembro, justamente na época dos equinócios.

Os ocultistas reconhecem estes períodos como "épocas de grande tensão psíquica".

Por um lado, essa informação pode até nos fazer pensar em uma contradição:
Como os equinócios podem representar tensão se eles são o símbolo do equilíbrio entre a luz e as trevas?

Mas é algo apenas aparente, pois, se analisarmos melhor a situação, vemos que os períodos de equilíbrio são épocas quando o véu entre o visível e o invisível está mais tênue, justamente por estarem em equilíbrio.

Assim, podemos presumir que seja muito mais uma turbulência psíquica e psicológica, mas devemos tirar proveito dessas fases naturais, extraindo alegria ao invés de aflição.

MABON e os alimentos da época.

Hemisf. Sul  - MABON - 20 de março -
 18hs25min - Equinócio de Outono

Esta é a época perfeita para começar a fazer suas economias, definindo o quanto pode guardar ou estocar para os meses de inverno que se aproxima.

Comece tomando cuidado para não perder tempo à toa e para ser seletivo com relação aos projetos e problemas que pretende abordar.

Os melhores rituais para esta época são os que dão EQUILÍBRIO e CELEBRAM as BENÇÕES que recebemos.

Medite para exercitar a intuição.
A noite e o dia tem o mesmo número de horas, por isso este é um período de Equilíbrio Natural, que você pode aproveitar para MEDITAR e EXERCITAR sua TERCEIRA VISÃO .

COMO FESTEJAR :

Decore seu altar com cones, ramos de carvalhos, pinho e cipreste, espigas de milho, raminhos de trigo, e outras frutas.

Coloque também uma cesta rústica com folhas secas de diversas cores e formatos; acenda velas e incensos...

Caminhe por lugares e bosques silvestres, colhendo sementes e folhas secas, use-os para decorar e seu Lar .

Festejando Mabon

Os alimentos associados a Mabon são :
grãos, frutos e vegetais principalmente o Milho. Pão de milho é um prato tradicional assim como feijões e abóbora cozida, para essa época.
Para ler mais sobre MABON - Outono -
http://magiadailha.blogspot.com/2010/09/outonohncelebrando-os-equinocios-de.html

Hem. Norte - ÓSTARA - 20 de março -
  Equinócio da Primavera as 21h25min GMT

A Energia da Luz e das Trevas estão em perfeito Equilíbrio nesta época, que marca o início dos festivais solares.

Festejando Óstara

As energias do jovem deus Sol e da deusa Donzela fluem pela Terra e convém realizar os rituais à luz do dia, para tirar proveito das novas possibilidades, dos relacionamentos incipientes e dos projetos empolgantes.

Ligue-se com a explosão da vitalidade da juventude e realize rituais que possam dar mais vigor aos seus passos e ajuda-lo a tirar vantagem das fortes vibrações que cercam você.

Comemore Óstara - a Alegria da Vida.

PARA COMEMORAR :

Coloque flores ou uma pequena planta no altar. O Caldeirão pode ser cheio de água mineral e flores. As vestes podem ser adornadas com flores, botões e brotos. Acenda velas e incenso.
Toque a planta e faça uma oração, conectando-se por meio dela com toda a natureza.

Caminhe num campo e colete flores silvestres ou, se não puder, compre algumas na floricultura para esses dias, mas mesmo assim, planeje uma CAMINHADA NUM JARDIM, PARQUE, BOSQUE OU FLORESTA DE SUA CIDADE, faça de sua caminhada uma CELEBRAÇÃO, um ritual para a própria natureza.

Abrace uma árvore! 
Peça-lhe um pouco de sua Força,
Poder, Sabedoria e CURA!

Plante sementes e faça algum outro trabalho com jardim, ervas... com fins: mágico, medicinal, cosmético ou artístico.
Associe sua alimentação com a natureza incluindo nela sementes como : girassol, abóbora, gergelim, castanhas; como também brotos, verduras folhosas e verdes e prato com flores.
CELEBRE !!!
Para ler mais sobre Primavera - Ostara - aqui no blog:


EXCELENTE MABON e/ou OSTARA.
 BOM ANO NOVO (astrológico) à Todos !!!

Compilado por geni mafra souza
Meus estudos sobre as Tradições.
Fontes de Consulta:
-  Almanaque do Pensamento - Editora Pensamento/Cultrix, SP, 2014
-  Almanaque Wicca - Editora Pensamento, SP, 2006.
-  Guia essencial da Bruxa Solitária, Scott Cunningham, Ed. Gaia,
   São Paulo, 1998.

Da  net:

Imagens da net

5 comentários:

  1. Geni Amadaaaaaaaa !!!!!
    Ainda tenho muitas dúvida!!!!
    Acho que teríamos de conversar pessoalmente!!!
    RSRSRS

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Vera,
    Dúvidas sempre temos não é? e todos nós,
    acho eu...
    Em breve irei aí...abrçs

    geni mafra

    ResponderExcluir
  3. Oi Geni, maravilhoso post. Copiei e publiquei num blog que tenho no http://anjodeluz.ning.com/ com os devidos créditos. Muito obrigado por compartilhar.
    Mary

    ResponderExcluir
  4. Olá Mary,

    Obrigada por acessar o Magia da Ilha, pelo elogio...rsrs e pela publicação com os créditos, ou por sua ética. Vou visitar seu blog e agradeço honrosamente sua visita. Apareça mais vezes será um prazer!
    Abçs de PAZ, LUZ e ALEGRIAS!
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir